Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Turismo Rural

Turismo Rural, Agroturismo e Staycation a tendência que veio para ficar.

 

A falta de perspectiva para realizar grandes viagens e com destinos internacionais tem fomentado um tipo de turismo pouco comum: o turismo rural. Ele fica longe das aglomerações e proporciona contato com a natureza e experiências no interior do Brasil. Segundo o IBGE, o índice de atividades turísticas caiu 36,7% de 2019 para 2020. Para este ano, o cenário ainda é de retração: a Confederação Nacional do Comércio (CNC) projeta encolhimento de 9,7% no mercado.

É em meio a esse cenário desacelerado do turismo convencional que outras modalidades de viagens vêm ganhando espaço, mostrando como o setor consegue se diversificar. Muitas pessoas têm aderido ao staycation, o turismo de escapada, para quebrar a rotina do isolamento social e viajar com segurança durante a pandemia.

 O que é o turismo rural? – Cerca de 80% da população brasileira vive em cidades. Para fugir do tédio do isolamento e do ritmo alucinante das metrópoles, o turismo rural – também chamado de turismo na natureza, turismo no interior ou agroturismo – surge como alternativa. Não à toa, o ano de 2020 foi escolhido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como o ano do turismo rural.

O Ministério do Turismo define como turismo rural “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. Ou seja, podemos dizer que, para além de proporcionar momentos de tranquilidade para o turista, também gera oportunidades de renda e de melhoria na qualidade de vida para os habitantes locais.

O turismo rural ainda contribui para a conscientização ambiental e o respeito entre homem e natureza. Contudo, o turista precisa ficar atento ao seu papel social durante o passeio também. Durante a pandemia, é essencial manter os protocolos de segurança, como uso de máscaras em espaços públicos, distanciamento social e a necessidade de agendamento. Assim, o visitante não coloca em risco a comunidade local.

Turismo rural e agricultura local – O turismo rural é uma maneira de incentivar a união entre pequenos empresários da região, e um dos grupos mais beneficiados é o dos agricultores familiares, que predominam no campo. Em 2020, os ministérios da Agricultura e do Turismo fecharam um acordo para fortalecer a agricultura familiar no turismo rural, incentivando, comercializando e promovendo produtos e serviços dos produtores locais.

O trabalho do agricultor pode fornecer alimentos para um restaurante local, matéria-prima para a fabricação de itens típicos da região e comercializar seus próprios produtos, como vinhos, cafés e frutas típicas da região.

Também é possível oferecer serviços utilizando a própria atividade da agricultura ou a propriedade para entreter os turistas.

Desfrutar do turismo ruralraiz é uma experiência completamente diferente – Geralmente, esses turistas são aqueles que gostam de estar em contato com a natureza e com a simplicidade do ambiente rural, além de interagir com os habitantes locais e o patrimônio cultural da região. Eles podem até mesmo se envolver na plantação e colheita ou na rotina das famílias.

Neste caso, características geográficas e históricas da região contribuem para que as experiências no interior do Brasil sejam únicas em cada local.

Conhecer esses lugares, certamente, auxiliará você a recuperar suas forças e descansar da vida corrida da cidade. Em tempos de pandemia, a viagem pode ser feita de carro. Para destinos mais longes, existem passagens aéreas promocionais. Ou seja, motivos para ir não faltam. –

Confira aqui dicas de locais onde ir em Caxias do Sul. Fique ligado, devido a pandemia e muitos locais trabalham com atendimento exclusivo, exige agendamento prévio.

 

Fonte e outras informações:
Empresa e Negócios:( https://jornalempresasenegocios.com.br/manchete-principal/turismo-rural-e-uma-tendencia-e-se-torna-alternativa-de-renda-para-agricultores/ e 
(https://br.hedgehogdigital.co.uk/).

Fotos: Marivania Sartoretto e divulgação Sabor Vale da Benção.