Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Lazer e fim de ano em Caxias do Sul! O que fazer?

O seu corpo e a sua mente precisam de momentos de lazer

Sim, estamos chegando ao final de mais um ano e você, provavelmente, deve estar pensando que passou rápido. O tempo segue andando na mesma velocidade que sempre andou, são 60 segundos por minuto, 60 minutos por hora. Mas a nossa percepção mudou, porque são tantos estímulos vindos de todos os lados, que vamos perdendo o estado presente e, então, parece que tudo voa. Diante disso, o fim do ano se torna um momento ainda mais importante para desacelerar, olhar para trás e fazer um balanço das metas que criamos lá no começo do ano. É preciso parar um pouco, todos nós precisamos.

Mas será que precisa ser só nessa época? Entendemos que não. Fazer pausas, rever metas e planejamentos e dar uma baixada na velocidade é algo que podemos fazer várias vezes ao longo do ano. E sem frustração com o que não foi concretizado, isso acontece e basta planejar e tentar novamente! Então, se você tem a possibilidade de tirar uns dias de férias, esse é um excelente momento para dar essa desacelerada, porque, sim, o descanso faz parte do processo e é indispensável.

E uma reportagem do Vale Saúde reforça ainda mais. Conforme o texto, a rotina de “acordar cedo, sair pra trabalhar, almoçar correndo, passar horas no transporte público ou no trânsito, chegar em casa, fazer uma janta rápida e dormir”, que faz parte da vida de muitas pessoas, causa cansaço físico intenso e é “extremamente prejudicial para o nosso psicológico”. Em uma rápida pesquisa em buscadores da internet, é possível encontrar muitos outros conteúdos, com base confiável, que apontam o lazer como fundamental para que nos tornemos mais saudáveis - física e mentalmente - e, também, mais produtivos.

Chegando nesse ponto, precisamos lembrar que há uma questão cultural muito forte em diversos lugares, incluindo na Serra Gaúcha. Somos ensinados que ficar sem fazer nada não é bom, que precisamos trabalhar duro e que lazer é “coisa de desocupado". Por isso, muitas vezes, uma pessoa que fala que está há anos sem tirar férias e não tem fim de semana recebe aplausos, sendo considerada bem sucedida. Será? O excesso de trabalho - ou uma vida tomada só dele - pode nos adoecer e, em algum momento, nos tornar menos produtivos. Estudos indicam que não é correto associar o lazer a pessoas desocupadas, porque:

-     o lazer é uma necessidade humana básica;

-     oferece desenvolvimento social e pessoal, com aumento do bem-estar físico e mental;

-     ajuda na promoção da autopercepção positiva da saúde, com maior disposição para realização de diferentes atividades;

-     estimula a busca por um tempo para prática da liberdade, autonomia e transformação;

-     previne o surgimento de sintomas de depressão e de ansiedade;

-     estimula a criatividade e o acesso a oportunidades de vivências culturais;

-     incentiva a formação de novas amizades, o desenvolvimento de um espírito cooperativo e o senso de pertencimento.

Como tudo que é cultural, leva tempo para mudar, mas acreditamos que, a partir de estudos e artigos que mostram vantagens como as citadas, estamos evoluindo como sociedade nesse assunto.

É claro que, nem sempre, priorizar uma atividade de lazer é apenas uma questão de escolha. Sabemos das necessidades das diversas camadas da sociedade e, também, que em alguns momentos as pessoas estão com problemas tão graves, que pensar em lazer não faz nenhum sentido. Nesses casos, a prioridade é pedir ajuda, resolver essa questão e, depois, começar a incluir o lazer na vida. Opções não faltam e elas passam por todos os níveis sociais, chegando até a custo zero, como dar uma caminhada pela quadra onde você mora ou ir a uma pracinha próxima.

Estar ao ar livre é uma forma simples de se conectar com a natureza, mesmo que seja em um parque de uma grande cidade, e aqui está uma das importantes chaves do lazer. A natureza sabe como nos acalmar, só precisamos ir para perto dela, desacelerar e deixar a mágica acontecer. Sentar na grama, colocar as mãos ou os pés na terra, entrar na água, sentar na sombra de uma árvore. Todas essas atitudes podem ter um grande impacto na sua vida acelerada. Mas lembre-se: não leve o celular junto!! Feche os olhos, respire profundamente e deixe os seus pensamentos irem para onde quiserem. Alguns minutos assim podem ser revigorantes, e a praça está todos os dias ali, você não precisa ir apenas no fim do ano, quando já está exausto.

Que tal, então, aproveitar esse momento de relaxamento e reflexão sobre mais um ano para dar a largada em uma rotina de lazer? Para você começar, nós vamos listar aqui algumas dicas do que fazer em Caxias do Sul, tanto no interior, onde a natureza é abundante, quanto na área urbana, que também tem suas vantagens. Além dos parques e das pracinhas de bairro, é claro. Confira, navegue pelas demais opções que estão aqui no portal e escolha a que combina mais com você. Importante: sempre que puder, priorize o contato com a natureza, porque a agitada vida urbana já faz parte da nossa vida diariamente!

 

Dicas no interior

Reserva Bertussi - natureza abundante, com árvores, grama, cachoeira e muita história. Além de possibilitar que você saia da loucura urbana por um tempo, ainda oferece a chance de conhecer a trajetória dos Irmãos Bertussi. Que tal unir meio ambiente e cultura? Essa mistura não tem como dar errado. Aberta todos os dias no verão. Mais informações acesse aqui.

Gruta da Terceira Légua - descer a escada de 150 graus e se conectar com a gruta esculpida na pedra é uma oportunidade de conseguir a desaceleração que citamos no início do texto. Um lugar silencioso, é perfeito para se conectar consigo mesmo e refletir sobre 2023 e 2024. Na subida, ainda vem um exercício físico de lucro! Saiba mais.

Contemplar os parreirais - a história de Caxias do Sul passa pela uva, e a fruta é motivo de orgulho para muitas pessoas que nasceram ou vieram morar aqui, adotando a cidade como sua. Circular pelo interior para apreciar a paisagem e andar pelos parreirais (onde isso é permitido) ajuda a estar presente e em contato direto com a natureza e com o nosso berço.

Visitar vinícolas - a Cantina Tonet é uma das vinícolas de Caxias do Sul que estará aberta durante as férias, mas vale se informar também sobre outras. Várias oferecem experiências super legais, como conhecer o processo de vinificação e aproveitar bons momentos sob os parreirais. Saiba mais.

Andar de bike pelo interior - que tal um exercício físico nessas férias ou aos finais de semana? Cuidando para ter água, caprichando no protetor solar e evitando os horários de sol mais forte, pedalar pelo interior pode ser um programa que une saúde, diversão e lazer! As estradas são tranquilas e sinalizadas e a paisagem é encantadora. Escolha o roteiro e aproveite!

Piquenique na grama - o bom e velho piquenique tem ganhado cada vez mais força como uma opção para desacelerar e escapar da vida corrida. Escolha um lugar que você gosta, prepare a cesta e a toalha e tire esse tempo para comer em contato com o meio ambiente. Sentar na grama e curtir algumas horas com paz e comidinhas deliciosas é uma ótima pedida para recarregar a energia.

 

Dicas urbanas

Ok, você é mais urbano e quer aproveitar a cidade durante o recesso. Tudo certo, cada um faz as suas escolhas e temos dicas para essa turma também!

Quinta São Luiz - aberto o dia todo, esse lugar novo fica mais vazio durante as férias de verão e essa é uma ótima época para conhecer ou voltar. São mais de 10 operações gastronômicas em um lugar bonito, seguro e cheio de bossa! Escolha a comida que você está com mais vontade de comer e vá lá para almoçar, curtir um happy hour ou um jantar especial! Saiba mais.

É Natal  e Fim de Ano especial- são momentos especiais, então sair para ver a decoração na praça ou nos shoppings é uma forma de recuperar a magia dessa data e refletir sobre o que ela significa. Quer uma ceia caprichada sem se preocupar? Nossa dica é Ceia de Natal  Sky Samuara e jantar especial de Réveillon no Blue Tree ou no Tri Hotel.

Compras com tranquilidade - com tanta gente viajando, o verão é uma estação que convida a fazer compras. As filas são menores, o movimento está menos intenso e você pode olhar vitrines e experimentar roupas com mais calma. O centro espera por você!

Caminhada - seja no interior, na cidade, na praça, na sua quadra, caminhe! O exercício ajuda no condicionamento físico e faz com que você tire um tempo para se conectar com você mesmo. Essa dica é de graça e chega com muitos benefícios, então não deixe passar! Só lembre da água, do protetor solar e de escolher um horário menos quente!

Há muito mais a fazer, e o portal está cheio de filtros para que você escolha o que mais gosta. O fundamental é entender que o seu corpo e a sua mente precisam de lazer e não há nada de errado em parar de trabalhar de tempo em tempo! De acordo com a matéria do Vale Saúde que citamos lá em cima, o National Cancer Institute, dos Estados Unidos, aponta que o lazer consegue aumentar a expectativa de vida em quatro anos. “Isso acontece porque algumas atividades liberam hormônios como a oitocina e ativam a serotonina, o que gera uma sensação de bem-estar, aliviando o estresse”, informa o texto. E quem não quer menos estresse? Bom descanso!