Cantina Tonet: uma história que começou com a imigração hoje está na quarta geração da família mantém uma tradição que chegou com os italianos.
- Cartão de crédito
- Internet
- Degustação
- Estacionamento
- Espaço para eventos
- Pix
Cantina Tonet: uma história que começou com a imigração
Quarta geração da família mantém uma tradição que chegou com os italianos
Aos 76 anos, Ivo Remi Tonet segue trabalhando das 7h às 18h em meio aos parreirais e às garrafas da Cantina Tonet. Ao seu lado para continuar escrevendo uma história iniciada junto com a imigração italiana, em 1875, ele tem a esposa, Beatriz Maria Mascarello Tonet, e seus três filhos: Márcio, Mosar e Maicon. Juntos, eles conduzem um negócio que já está na quarta geração da família. “O meu bisavô, Antonio Tonet, veio da Itália junto com o meu avô, Angelo Tonet, na primeira leva de imigrantes. Eles trabalhavam com plantio de videira, produção de uva e vinho e também tinham uma madeireira”, conta Márcio.
Com o tempo, o trabalho com madeira ficou de lado e o foco foi direcionado ao vinho. Na época, a Vinícola Tonet ficava na antiga cantina Pão e Vinho, próxima da Casa de Pedra, e os vinhedos eram plantados na Linha 40, endereço atual da Tonet, e na linha 80, em Flores da Cunha. A cantina já havia se mudado quando coube a Ivo passar a fazer parte dessa história. “O meu avô voltou a trabalhar com marcenaria e o meu pai assumiu, trabalhando também como torneiro mecânico. Mas como o trabalho foi dando certo na vinícola, ele acabou ficando apenas com o vinho; e trabalha até hoje”, acrescenta.
Márcio conta essa história com facilidade porque ela se mistura à da sua infância. Ele nasceu e cresceu na propriedade e viu o turismo chegar ao negócio. Há 16 anos, a Tonet apostou em receber visitantes. E foi mais uma decisão acertada. Em 2018, passaram pela vinícola quase 120 mil pessoas entre visitação e refeições. No restaurante, atualmente, a noite tem opção de rodízio ou a la carte de pizza. Mediante reserva, oferecemos café da manhã, almoço típico e café da tarde.
Os números se devem, muito, ao carinho com que os visitantes são recebidos. A família trabalha com o que ama. Ivo, a esposa, e os três filhos vivem o cultivo da uva e a produção do vinho na alma: “Eu estou aqui desde pequeno, fui tomando gosto, quis ajudar meus pais. Você acaba tendo amor por essa história e pelo processo de colher a uva e elaborar o vinho. É um orgulho pra mim manter uma tradição que começou em 1875, com a vinda dos imigrantes, e trouxe na bagagem uma grande vontade de crescer em uma terra que prometia ser boa”. E foi.
Neste ambiente com paisagem exuberante a Vinícola Tonet oferece em seu espaço um restaurante a noite com um delicioso rodizio de pizzas e para acompanhar e harmonizar os pratos servidos, dispomos da adega com nossos vinhos, espumantes e sucos elaborados pela família. Para eventos disponibilizamos as opções de café da manhã ou da tarde e almoço com pratos típicos. É uma excelente opção para confraternização em família, amigos, negócios, recepção de casamento, aniversario e formaturas. Adequamos os horários das refeições conforme as necessidades de cada evento.