Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Sobre potencial rural

Área rural de Caxias do Sul

representa a força do interior

Caxias do Sul é um município que alia o grande tamanho com a atmosférica bucólica presente no interior. A área rural caxiense é uma verdadeira pintura. Não importa para onde você olhe, vai dar vontade de fazer uma foto.

Porém, além da beleza, há muito trabalho na vida interiorana. Desde o começo da história de Caxias do Sul, se extrai madeira. Por algum tempo, essa foi a principal atividade econômica da área rural. Hoje, continua por meio da silvicultura, a ciência que se dedica ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais.

Ao lado das extensas florestas, há, é claro, a uva. Trazida pelos imigrantes italianos, a fruta é um símbolo de Caxias do Sul. No Rio Grande do Sul, o município é o maior produtor de uva de mesa e um dos maiores de viníferas. Você pode conferir aqui o circuito para visitar os principais produtores de uvas de mesa e se deliciar com o sabor doce dos grãos. Também há circuito das vinícolas. Com diversas variedades de vinhos e sucos de uva, elas vêm se destacando em premiações no Brasil e no Exterior.

A fruta que dá origem ao vinho contribui para que, ao lado de diversos outros cultivos, Caxias do Sul seja o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Estado. E essa variedade de frutas e hortaliças possibilita que a paisagem vá mudando conforme se percorre as estradas. Dependendo da estação, é possível se deslumbrar com o lilás da floração dos pessegueiros, ver os parreirais amarelados ou repletos de uva, circular em estufas de morangos ou se deparar com pomares de maçã que somem no horizonte.

A vontade das pessoas de vivenciarem um pouco da rotina e da paz do interior fez com que diversas propriedades se preparassem para recebê-las em jardins, com cestas de piquenique, possibilidade de colher o fruto, andar a cavalo ou acampar. Há experiências diferentes, como um jantar em meio à mata em Criúva, trilhas mais pesadas, roteiros de aventura e, claro, as opções para quem quer apenas relaxar. No interior de Caxias do Sul, você pode sentar na grama, degustar um produto feito na propriedade e olhar o tempo passar. São diversas atrações, e a paisagem muda tanto a cada estação, que por aqui sempre há motivos para voltar.

Conheça potencial agrícola

Conheça potencial pecuária

Conheça potencial silvicultura