Seminário aborda a história e a cultura dos distritos de Caxias do Sul
Evento contou com a presença de especialistas e teve intervenções teatrais
Com a participação de especialistas e intervenções teatrais bem-humoradas, o seminário “Caxias do Sul: história e cultura nos distritos” reuniu professores, moradores do interior e cidadãos caxiense para uma tarde repleta de informações. Com o objetivo de ampliar o alcance do livro “Caxias do Sul: história e cultura nos distritos”, lançado em maio deste ano, o evento reuniu no palco Marivania Sartoretto, idealizadora do projeto e co-autora do livro, Rafael Corteletti, falando sobre a época dos indígenas; Orson Soares, tratando dos afrodescendentes; Anthony Beux Tessari, abordando a imigração italiana; e Susana Gastal, que estuda a criação de memórias e o tempo presente. Veja os currículos deles ao final deste texto.
Em um bate-papo descontraído e intercalado por intervenções teatrais do Grupo Ueba Produtos Notáveis, foram apresentadas curiosidades e informações desconhecidas do grande público e que foram descobertas durante a produção da obra. Em incursões pelos distritos e conversas com moradores, Marivania ouviu relatos que, agora, passam a estar registrados além da memória de quem vive por lá. “O livro apresenta fatos que a maioria dos caxienses desconhece e que, se não fossem eternizados, poderiam se perder quando as pessoas que os contam não estiverem mais aqui”, ressalta ela, reforçando que tanto a obra, quanto o seminário trataram de todas as etnias que contribuíram para a construção de Caxias do Sul (indígena, portuguesa, africana, alemã, italiana, japonesa, entre outras).
A maior parte da tiragem do livro foi destinada às escolas, e o seminário chegou como um projeto complementar, pensado para capacitar melhor os educadores que vão trabalhar o assunto em sala de aula. Todos os participantes receberam um exemplar da obra, o que também contribui para que os professores se preparem para abordar o assunto com os alunos. “O livro surgiu porque eu soube que existia falta de material sobre a história de Caxias do Sul para ser trabalhada nas escolas. Então, fomos em busca de informações científicas e da sabedoria popular para proporcionar essa obra aos educadores”, acrescenta Marivania.
Ela foi responsável por toda a pesquisa do livro - redigido pela jornalista Paula Valduga - e também pela apresentação das curiosidades no palco da CIC. Algumas histórias, como a que explica a origem do nome do distrito de Santa Lúcia do Piaí, por exemplo, foram encenadas de forma divertida pelo Grupo Ueba. A presença dos atores foi pensada para tornar o ambiente mais leve e manter a plateia atenta ao conteúdo, o que foi percebido durante toda a tarde do dia 17 de junho. “Fico feliz com a receptividade do público ao seminário e à atenção que eles dedicaram aos especialistas e a tudo que foi apresentado”, complementa Marivania.
O projeto segue agora com visitas técnicas que vão permitir ver in loco alguns patrimônios e legados que fazem parte da história de Caxias do Sul. As inscrições serão abertas em breve e toda a comunidade está convidada a participar. Acompanhe pelas nossas redes sociais.
Este projeto é financiado via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul, com apoio cultural de Metadados, L. Fomolo, Hotel Blue Tree Towers, Fercien Inovação e Gestão de Ativos, Angeza e Sorvetes Urca.
O evento foi gravado e você pode assitir acessando aqui
OS PALESTRANTES
Marivania Sartoretto é empreendedora, idealizadora do Guia de Caxias do Sul e formada em Magistério. Também é Terapeuta e possui graduação em Marketing e MBA em Marketing e Vendas. Possui pós-graduação em História Social e é mestranda em Turismo e Hospitalidade.
Rafael Corteletti é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) - CAPES 5, e nas graduações em Arqueologia, História e Antropologia.
Orson Soares tem formação de Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS , é Pós-graduado em História e Cultura Afro-brasileira pela UniversidadeCândido Mendes/RJ, tem graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS e é doutorando em História na UFRGS.
Anthony Beux Tessaripossui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), é mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e atualmente cursa o Doutorado em História na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Susana Gastal é professora na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde pesquisa e orienta no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, tendo linhas de pesquisa associadas à Gastronomia, à Cultura e ao Tursmo. Tem Pós-Doutorado na Universidade Católica Portuguesa (UCP), de Porto, em Portugal, na Grande Área de Ciências Humanas e na Grande Área de Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo. Também possui doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em Comunicação Social pela PUCRS.