Guia de Caxias do Sul conta a história de mais de 100 itens que integram a trajetória de Caxias do Sul
Projeto “Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul
A história e a cultura de um município são contadas por diversos meios. Há aquela que está estampada e preservada em paredes de concreto ou em páginas de livros, mas existem também as memórias que estão nas mentes de pessoas que, ou as viveram, ou as escutaram de seus antepassados. Com o objetivo de contribuir na preservação de muitas delas, e reforçando a importância de uma série de lugares, o projeto "Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul" reuniu mais de 100 itens em um conteúdo especial. O projeto foi realizado pelo Guia de Caxias do Sul e financiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e do Governo Federal.
Idealizadora do Guia e deste projeto, Marivania Sartoretto explica que o propósito do “Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul" nasceu da ausência de informações mais detalhada sobre alguns patrimônios históricos, momentos importantes da história da cidade e elementos diversos que fazem parte da trajetória do município. “O objetivo é valorizar toda essa riqueza e apresentar esses locais poucos conhecidos para moradores e visitantes. Dessa forma, pretendemos ampliar a visibilidade das diversas manifestações culturais que compõe a riqueza que é Caxias do Sul”, acrescenta ela.
Alguns dos itens cuja descrição, história e apresentação integram o projeto Patrimônio, Marcos e Lendas de Caxias do Sul.
Para que o conteúdo especial fosse para o ar - o acesso é gratuito pelo link -, foi desenvolvimento um amplo trabalho de pesquisa. Marivania foi a responsável por mapear e definir os itens que teriam informações publicadas, e esse trabalho não pode ser dissociado do conhecimento que ela adquiriu em outras oportunidades em que percorreu o interior de Caxias do Sul. “Tanto na época em que foi feito o mapeamento dos atrativos para o portal, quanto na produção do livro ‘Caxias do Sul: história e cultura nos distritos’, eu ouvi histórias que são desconhecidas de boa parte da população. Enxergando a riqueza delas, pensei que precisava preservá-las. São esses textos que estão publicados agora”, detalha a idealizadora. A redação das histórias foi da jornalista Paula Valduga.
Antigo barracão que acolhia imigrantes recém-chegados à região. Funcionou também como escola de português, alemão e italiano, além de casa de comércio entre outras ocupações. Resiste ao tempo, preservando a construção em enxaimel. Foto: Marivania Sartoretto
A seleção de 100 itens contempla assuntos das áreas de cultura e história, paisagens naturais, lugares, construções, hábitos, lendas, costumes e curiosidades diversas. Foi dado um enfoque especial a tratar de temas que não tinham uma visibilidade prévia, portanto, não significa que algo que não esteja incluído não seja importante, mas somente que já tem material disponível em larga escala. “Como muitos itens não têm tanto material de pesquisa disponível, contamos com a ajuda de profissionais especializados nas suas áreas, levando para o projeto também a visão da academia”, complementa Marivania. Para essa importante contribuição, participaram do projeto o historiador e arqueólogo Rafael Corteletti, com foco na parte indígena; o professor e pesquisador na área de História Orson Soares, que aborda a diáspora africana; o historiador Anthony Beux Tessari, que escreve sobre o patrimônio em uma época mais contemporânea; e a professora Susana Gastal, que trata da história como tempo presente
Além de pensar na democratização desses causos e lendas que se espalham pelo território de Caxias do Sul, oferecendo o conteúdo de forma gratuita na internet, o projeto também teve uma grande preocupação com a acessibilidade, um dos itens do edital. O conteúdo está em conformidade com as principais normas internacionais, tornando-se acessível a um maior número de pessoas. Esse trabalho tão importante foi realizado pela empresa Assistive Acessibilidade Digital, e o CEO da empresa, Marildo Matta, considerou uma honra participar do projeto. “Contribuir para tornar a cidade mais inclusiva e acolhedora é motivo de imenso orgulho para nós. Caxias do Sul, com sua rica história, seu povo acolhedor e sua capacidade de inovação é um exemplo inspirador de desenvolvimento com olhar humano. Agradecemos pela oportunidade de fazer parte dessa iniciativa tão significativa”, afirma.
Tela do portal com as descrições do item; à direita, destaque para os ícones de acessibilidade.
Esse conteúdo também foi integrado ao livro “Caxias do Sul: história e cultura dos distritos”, lançado neste ano. Por meio de QR Codes espalhados pelas páginas, os leitores da obra têm acesso direto a cada um dos conteúdos. Um resumo deles também foi publicado nas redes sociais. “Trabalhamos muito para buscar informações confiáveis e tenho certeza que esse conteúdo pode aumentar o conhecimento das pessoas sobre Caxias do Sul e, consequentemente, o senso de pertencimento e o amor pelo nosso município”, finaliza Marivania.
Como acessar
O projeto "Patrimônios, Lendas e Marcos de Caxias do Sul” está disponível gratuitamente no portal Guia de Caxias do Sul pelo link
Curadoria e organização: Marivania L. Sartoretto
Texto: Paula Valduga
Ano: 2025
Local: Caxias do Sul