Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Embaixatrizes da Festa da Uva 2024

Embaixatrizes da Festa da Uva 2024 recebem o título em evento que celebrou a imigração italiana e seus costumes

Com trajes e tiaras especialmente criados para a ocasião, candidatas a Rainha e Princesas receberam o título durante Filó.

O Filó das Embaixatrizes, realizado no dia 8 de julho, concedeu oficialmente esse título às 15 candidatas a Rainha e Princesas da Festa Nacional da Uva 2024. O evento, que reuniu cerca de 1 mil pessoas, contou com pratos típicos da gastronomia italiana e apresentação do Grupo Girotondo animando os participantes.

Na oportunidade, foram apresentados os trajes de vindimadoras desta edição da Festa, criados pela estilista Ana Dotto, com curadoria de  Elisa Kuver, Eliana Cristina Buffon e Tatiana Totel da subcomissão de estilo da Festa da Uva. O modelo foi inspirado na roupa usada pela soberana Zila Turra em sua coroação como Rainha da Festa da Uva de 1958. Os vestidos foram confeccionados por Iraci Maria Thomé. Os tecidos, doados pela loja Magnabosco e a estamparia da saia foi doação do Grupo Pellin. A Malharia Gida contribuiu com as vestes em tricô e o Grupo Brisa presenteou as embaixatrizes com os calçados que complementam o traje. Já as novas tiaras que coroaram as embaixatrizes foram idealizadas pela designer de joias Camila Vieira e confeccionadas por Cristiano Borth, da Chic Line.

De acordo com Elisa Kuver, da Subcomissão de Estilo da Festa Nacional da Uva, o Filó das Embaixatrizes representa a alma desbravadora e festiva da colonização italiana, sendo um momento onde Caxias do Sul orgulhosamente honra suas origens, celebrando a colheita e o caráter comunitário da Festa da Uva. “Nossos antepassados se reuniam para colocar as conversas em dia e para comer. Seguindo e mantendo as tradições, o Filó é o segundo maior evento do calendário pré festa, onde a comunidade celebra as candidatas que recebem as faixas e tiaras de embaixatrizes.” 

O presidente da Festa Nacional da Uva, Fernando Bertotto, ressaltou que o Filó é um encontro informal e divertido, que passa à comunidade a alegria que é fazer parte de um evento tão importante para a cidade e à região. “É nesse clima de celebração que convidamos a todos para participarem da escolha da Rainha e Princesas da Festa da Uva 2024, que será no dia 26 de agosto”, informa.

*Saiba mais sobre o vestido das embaixatrizes*
Na ocasião, as meninas desfilaram um novo traje, o vestido das vindimadoras, tradicional peça que remete à história das mulheres que colhem as uvas dos parreirais. Com design criado pela estilista Ana Dotto, a peça teve como inspiração o vestido usado por Zila Turra em sua coroação como Rainha da Festa da Uva de 1958, originalmente concebido pela costureira Corina Frigeri Wainstein, reconhecida por ser responsável pela confecção dos trajes das soberanas de 1958 até 2002. “Corina foi uma das costureiras que mais contribuiu para a Festa da Uva, e o vestido usado como referência foi o primeiro que ela fez nessa colaboração, de uma sequência impecável”, aponta Ana Dotto. A peça é uma homenagem especial à Zila, falecida em março de 2023, enquanto pessoa muito querida pela comunidade, além de uma forma de agradecimento ao seu envolvimento com a Festa ao longo dos anos.

Inspirado, ainda, pelas uvas e a natureza, o traje lembra o estilo campesino, bucólico e romântico, ao mesmo tempo em que apresenta uma estampa vibrante, alegre e festiva, com a mistura de cachos e rosas. “As rosas estão sempre ao lado das parreiras, de forma até poética. Ao proteger o parreiral das pestes, em caso de contaminação, as rosas são as primeiras a serem afetadas”, explica a estilista.

O vestido das vindimadoras, sem avental, com camisa branca e saia com barrado, é arrematado com um corpete, em tecido aveludado, fundamentado na Itália e nas vestes das imigrantes, aludindo à imagem das tendeiras de 1924. “Essa alegria é o que precisamos para celebrar o sucesso da nossa cidade. Criar esse traje foi minha forma de retribuir o apoio e o carinho da comunidade caxiense.” A costureira responsável pela confecção dos trajes foi Iraci Maria Thomé.

Com curadoria e pesquisa da Subcomissão de Estilo da Comissão Social da Festa Nacional da Uva, formada por Eliana Cristina Buffon, Elisa Kuver e Tatiana Totel, a confecção do traje de vindimadoras foi possível, ainda, por conta do apoio de diversos parceiros. Entre eles, do Grupo Pellin, por meio da diretora Thatiana Pellin, com a doação da estamparia da saia, desenvolvida por Ariely Scheid; das Lojas Magnabosco, por meio de Pedro Horn Sehbe, com doação total dos tecidos; da Malharia Gida, por meio de Nelso Giacomin, com a doação das vestes em tricô; e do Grupo Brisa, por meio de Gilmar Dal Pizzol, que presenteou as embaixatrizes com os calçados que finalizam a composição da vestimenta.

*A tiara das embaixatrizes*
A tiara que coroou cada uma das participantes como embaixatriz da Festa da Uva foi idealizada pela designer de joias Camila Vieira. De acordo com ela, o convite recebido para confeccionar essa peça surgiu da união da tradição e importância da Festa da Uva para a comunidade com sua identidade mais contemporânea e orgânica. “O conceito residiu em resgatar as raízes e a história do evento com sofisticação, proporcionando um formato mais fluido e com muito brilho. A tiara foi inspirada, ainda, na alta costura italiana e seus grandes nomes, de reconhecimento global, com formas desconstruídas que fazem referência às folhas dos parreirais”, explica.

Confeccionadas por Cristiano Borth, da Chic Line, as 15 peças uniram sua expertise na mão de obra, resultando em uma construção artesanal, muito rica em detalhes minuciosos. Para isso, foram utilizados cristais Swarovski com acabamentos em ouro 18K. “Foi um desafio fazer esta joia. Esperamos que os resultados das expectativas geradas sejam materializados. Essa foi uma oportunidade de valorizar a identidade e a força dos imigrantes com a união da sensibilidade artística de ambos os profissionais”, aponta Camila Vieira.
A designer Camila Vieira também será a responsável pela criação das coroas oficiais do trio de soberanas da Festa da Uva 2024.

*Quem são as embaixatrizes:*

Ana Carolina Pellicioli Catafesta
Idade: 20 anos
Profissão: estudante de Biomedicina
Entidade: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs)

Eduarda Ruzzarin Menezes
Idade: 26 anos 
Profissão: arquiteta e urbanista
Entidade: Recreio da Juventude

Gabriela Letícia Boff 
Idade: 25 anos
Profissão: agricultora e chefe de cozinha
Entidade: Vinícola Gazzaro e AL Beauty e Clothes

Gabriela Fabíola Isoton 
Idade: 28 anos
Profissão: farmacêutica hospitalar
Entidade: Orus Noivas e Festas, EuropaPerTe Consultoria de Cidadania e Instituto Novva Odontologia

Isadora Losekann Marcon
Idade: 27 anos
Profissão: médica veterinária
Entidade: Estação da Ração

Laysa Bettiato Poloni 
Idade: 24 anos
Profissão: biomédica esteta
Entidade: M Blanc Gil Chiossi Noivas e H-Tech Mecânica Multimarcas Especializada em Honda

Letícia de Carvalho 
Idade: 27 anos
Profissão: advogada
Entidade: União das Associações de Bairros (UAB) e Shaiane Paim Makeup

Letícia Nunes 
Idade: 25 anos
Profissão: empreendedora do ramo da beleza
Entidade: Casa Viva Decorações, Commandos Segurança Monitorada e Travi Plásticos

Lizandra Mello Chinali 
Idade: 24 anos
Profissão: empresária
Entidade: Esporte Clube Juventude

Luana Zurlo Ávila 
Idade: 23 anos
Profissão: sommelier e estudante de Gastronomia
Entidade: Fenixport Comercial Exportadora e Zurlo Sistema Automotivos

Luísa Trott Miola 
Idade: 23 anos 
Profissão: estudante de Psicologia 
Entidade: SER Caxias

Mahayana Torves Rodrigues 
Idade: 20 anos
Profissão: estudante de Direito
Entidade: Menegat Leilões e Cassiane Borges Cabelo e Estética

Raele Garbin 
Idade: 24 anos
Profissão: montadora eletricista
Entidade: Teknike Automação

Thayse Oliveira Cabral 
Idade: 18 anos
Profissão: modelo
Entidade: CDL, Sindigêneros e Sindilojas Caxias

Vanise Saciloto Camassola 
Idade: 27 anos
Profissão: advogada
Entidade: Samar, Villa Dei Troni e Lunar Imóveis

 

Fotos: Leandro Araújo e Marivania Sartoretto