Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Conheça a rainha e princesas da Festa Nacional da Uva 2024

A nova corte da Festa Nacional da Uva 2024 de Caxias do Sul: Rainha Lizandra Mello Chinali, princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho.

RAINHA LIZANDRA MELLO CHINALI
Esporte Clube Juventude

Data de Nascimento: 08/09/1998
Profissão: Designer.
Filiação: Alessandra Mello e Luciano Chinali.
Rede Social: @lizandrachinali
Como você se define: Eu sou uma pessoa em constante evolução, buscando crescer e aprender com as experiências da vida e daqueles que vieram antes de mim. Acredito que são as somas das experiências que nos tornam únicos.

Música escolhida no desfile de escolha: “Il Mondo”, Il Volo. A música representa a força e a emoção que Lizandra carrega ao acreditar que sempre existe uma outra manhã, uma outra história para ser contada e vivida. 

Estilista: Rafaela Torelly Costamilan 

Costureira: Rafaela Torelly Costamilan

Inspiração para o vestido: A inspiração para abordagem de tema e criação do traje típico de Lizandra, que faz parte da 6a geração da família Cassânego, tem como principal bagagem, carrega sua devoção por Nossa Senhora de Caravaggio. A história da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio tem muito peso, significado e relevância. Movidos pelo anseio de melhores condições de vida, Domenico Cassânego e Antonia Comin partiram de sua vila em Borso Del  Grappa, cidade próxima a Caravaggio, na Itália, em busca de novas oportunidades, se estabelecendo na 3a Légua de Caxias do Sul. A fé os mantinha fortes e perseverantes. O culto religioso transpassava a mera convenção ou costume, tratava-se de uma maneira de manter vivaz sua cultura e identidade, inclusive frente às adversidades do recém chegado território. Devoto a Caravaggio, Domenico encontrou conforto, paz e orientação em sua fé para guiar a si e a seus filhos, ao ficar viúvo. Pode enfrentar desafios e dificuldades com mais coragem e determinação, sabendo que sua fé o guiava e a sustentava. Sem perder as esperanças e crente por dias melhores Domenico casou-se então com sua segunda Antônia, essa de sobrenome Scopel.

Por que eu quero ser Rainha da Festa da Uva 2024?
"Ser Rainha da Festa da Uva significa criar um elo entre o passado, honrar os que vieram antes de mim e ajudar a construir um belo futuro. É uma
homenagem a realização de todos os Caxienses que com amor e suor honram o nosso município diariamente e a possibilidade de escrever junto a história
que eu tanto admiro".

 

PRINCESA EDUARDA RUZZARIN MENEZES
Recreio da Juventude

Data de Nascimento: 18/06/1997
Profissão: Arquiteta e Urbanista.
Filiação: Eduardo Menezes e Tatiana Ruzzarin Menezes.
Rede social: @dudaamenezes.
Como você se define: Sou muito dedicada em tudo que eu faço, amo fazer novas amizades e estar com a família. Sempre fui uma grande fã das artes, danço ballet clássico desde os 4 anos de idade e tenho grande paixão pela música, toco teclado e piano.

Música escolhida no desfile de escolha: “Quanti sospire e pianti”, Coral Radize D'Italia. A música foi escolhida para honrar os artistas locais da cidade e o talian, lindamente interpretada pelo coral de agricultores da Terceira Légua. A canção trata sobre força, coragem e amor, ingredientes que estiveram sempre presentes na colonização italiana na cidade.

Estilista Vestido: Véra Stedile Zattera

Costureira: Tini e Lola Salles, e bordados por Tini Salles e Luciani Bernardo

Inspiração para o vestido: O traje foi inspirado na entidade que Eduarda representa e nas vestimentas tradicionais da região do Vêneto, homenageando seus ancestrais, plantadores de algodão do cultivo de flores de Bovolenta, uma comunidade italiana da região do Vêneto, província de Pádova. Ainda, ela leva em seu traje a cor verde do clube, que já elegeu como Rainhas da Festa Uva Zila Turra, Helena Robinson, Margarete Trevisan, Elisabete Menetrier, Roxane Torelly, Annemarie Brugger e Marilia Conte. O retorno ao concurso depois de longos anos de afastamento é motivo de homenagem.

Para você, qual o significado do seu vestido? “Ao trajar um vestido com tantas referências, tanto ao meu clube quanto aos meus ascendentes, sinto-me realizada. O luxo, característico das rainhas que me antecederam, dão o diferencial para eu carregar com muito orgulho este traje. As flores feitas à mão remetem aos trabalhos das mulheres tornando este vestido muito especial e representativo.”

Por que eu quero ser rainha da Festa da Uva 2024?
"A Festa da Uva faz parte das melhores memórias da minha infância. Assistir e participar dos desfiles, entusiasmada com a beleza dos carros alegóricos, ver a elegância das soberanas, comer uva nos pavilhões, além, é claro de viver a cultura italiana que tanto representa a minha família. Fui criada em meio à família grande, reunida com boa conversa, tortelada, polenta e chimia caseira. No quintal da casa da nona havia um grande parreiral, onde eu tinha a satisfação de comer uvas da melhor forma: colhida direto da videira. Quero ter a oportunidade de reviver tudo isso, agora como parte da nossa festa maior. Meu sonho é ser soberana da Festa da Uva para levar o nome da nossa linda terra para todo o Brasil e poder representar e honrar a cultura, a garra e as origens do povo responsável por nossa Caxias do Sul. E para dar sequência à linda tradição das rainhas e a representação da força, elegância e beleza da mulher caxiense. E representar o Recreio da
Juventude no concurso, uma entidade tão importante para a minha vida e para Caxias do Sul, tornará este momento ainda mais especial".

 

PRINCESA LETÍCIA DE CARVALHO
União das Associações de Bairros de Caxias do Sul e Shaiane Paim Make Up

Data de Nascimento: 20/02/1996
Profissão: Advogada.
Filiação: Leonilda Andretta e José Luci de Carvalho.
Rede Social: @_letidc
Como você se define: Me defino como uma pessoa extrovertida e bastante comunicativa. Costumo levar minha vida
com a maior leveza e alegria possível, o que reflete bastante na minha personalidade.

Música escolhida no desfile de escola: “Grande Amore”, Il Volo. Essa música fala de amor, sentimento que representa tudo que Letícia sente pela Festa Nacional da Uva e pela vida. Para ela, o sucesso da maior festa comunitária de região está ligado ao amor e à doação em prol da cidade. Para ela, um dos trechos mais bonitos da música é “Amore, solo amore. È quello che sento”, pois a maior forma que alguém pode demonstrar gratidão pela vida e pelo trabalho desempenhado é, sobretudo, amando.
Estilista: Mariana Brustolin Calza

Costureira: Leonilda Andretta de Carvalho (mãe da embaixatriz)

Inspiração para o vestido: O vestido foi nomeado “Vendimmia Tardiva” (que significa colheita tardia em italiano). A colheita tardia, ou colheita de outono, foi a inspiração para a criação do traje tradicional italiano, tendo a composição de cores na mesma harmonia do parreiral no início do outono, quando um novo ciclo da videira se inicia. Neste momento, ocorre a mudança de coloração das folhas, o verde empalidece e as folhas adquirem um tom avermelhado, pois a videira começa a guardar energia para a nova estação. A colheita tardia, segundo histórias contadas por seus familiares, foi a responsável pela garantia da sobrevivência da família em um ano castigado pelas intempéries  climáticas. Na barra do traje, há a representação da colheita através de lindos afrescos pintados em aquarela pela  artista Amanda Falavigna e transferidos ao tecido através de serigrafia. A pintura também representa o conjunto de princípios da comunidade, baseada no crescimento e na ação social, tornando-a mais nobre e digna, valores estes que as entidades da embaixatriz, UAB (União das Associações de Bairros de Caxias do Sul) e Shaiane Paim Make Up, propagam constantemente na cidade. O belíssimo cenário do dia de colheita foi eleito para representar o amor pelo trabalho e a união das famílias, que aqui se radicaram e ajudaram a construir a cidade de progresso que é Caxias do Sul. Assim como a maturidade das uvas no outono proporcionam vinhos especiais, o traje representa a condição de plenitude que só e possível encontrar na arte de entender como cada momento vivido é único e especial, e que a beleza das coisas nem sempre estão na imagem idealizada e sim no sentimento compreendido. O traje homenageia especialmente a tataravó materna de Letícia, Angela Moletta, que nasceu em 1838 na província de Padova, na Itália, e faleceu em 1911 na cidade de Antônio Prado (RS).

Para você, qual o significado do seu vestido? “Busquei simbolizar no meu traje a gratidão pelo trabalho desempenhado por nossos agricultores, que trabalham arduamente para transformar nosso solo em riqueza. Através das imagens pintadas em aquarela, trouxe uma das fases mais importantes da produção da uva: a colheita. Meu vestido simboliza o amor por minha família, por meus antepassados, pelas minhas entidades e pelos imigrantes que contribuíram para o progresso de nossa cidade e, sobretudo, o amor pela maior festa comunitária de nossa região, a Festa Nacional da Uva.”

Por que eu quero ser Rainha da Festa da Uva 2024?
"Quero ser rainha da Festa da Uva para seguir o trabalho de divulgação, tão bem desempenhado pelas soberanas, ano após ano, até os dias de hoje.
Participar deste concurso é a realização de um sonho que me acompanha desde a infância. O sonho de representar a força e a persistência dos agricultores
que transformaram a nossa terra através do seu árduo trabalho, bem como, para enaltecer a força das mulheres e de nossa comunidade caxiense".

 

Conheça os jurados do escolha da rainha e princesas da Festa Nacional da Uva 2024

Conheças as demais candidatas da Festa Nacional da Uva 2024.