Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Cartaz Festa da Uva 2024

Teste

teste chamada

Revelado o cartaz oficial da Festa da Uva 2024

A convite da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva 2024, representantes da organização, autoridades, embaixatrizes, imprensa e comunidade em geral participaram do lançamento oficial do cartaz da próxima edição da Festa, no Largo do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul (RS) no dia 24 de julho. 


Na ocasião, foi revelada a identidade visual do evento com explanação sobre a criação, também sendo apresentada uma versão de aproximadamente cinco metros de altura do cartaz, que em um primeiro momento se mantém nas dependências da Prefeitura mas, até o final da Festa, passará por diversos locais importantes e de destaque do município. Ainda, os integrantes do grupo Girotondo, de música italiana, animaram a cerimônia.


A agência responsável pela criação do material é a Intervene Publicidade e Propaganda. De acordo com o sócio diretor, Daian Henrique Longhi, o cartaz promove uma experiência única e envolvente, sendo um tributo à grandiosidade da Festa da Uva. São cinco variações da peça que, ao fundo, apresentam delicadas imagens em marca d'água ilustrando a história da cidade. “Elas nos levam em uma viagem pelas tradições gastronômicas que encantam nosso paladar, pelo turismo que nos presenteia com experiências únicas e com paisagens deslumbrantes, pela cultura que nos enche de orgulho e que acolhe a todos e, por fim, a vivência da imigração italiana”, explica Longhi.
Entre os elementos visuais que se destacam está o brasão que, adornado em tons de dourado, simboliza a força e a elegância das coroas que homenageiam rainha e princesas. Ladeando esse símbolo, encontram-se dois cachos de uvas representando a essência da festa, a abundância e a força da agroindústria de Caxias do Sul. Eles também remetem à tradição vitivinícola que permeia as raízes locais, à terra fértil e à festividade que une comunidades em torno da fruta, símbolo de prosperidade. Ainda, há a engrenagem na base do brasão, evocando a grandeza e a força de uma região que se transformou em um polo industrial. Ela simboliza o progresso, o trabalho árduo e a determinação dos povos de diferentes nações que construíram uma comunidade vibrante e próspera. 
Segundo Cristina Nora Calcagnotto, Diretora de Cultura e de Desfiles, a peça comunica a alegria da colheita da uva, ilustrando que a festa é para todos: o caxiense e o visitante. “Retrata quem somos e o que fazemos por aqui. Somos um povo acolhedor, temos gastronomia farta, belíssimos lugares e grandes histórias. A festa é comunitária, feita por muitas mãos e com muito entusiasmo, arte e cultura”, resume. Para ela, a arte do cartaz vem para afirmar os “Caminhos e Lugares" de Caxias do Sul, tema da edição. “Ele ilustra a vinda dos imigrantes e seus percursos, aludindo, ainda, ao início das comemorações dos 150 anos da imigração italiana. São caminhos e lugares que perpassam a religiosidade e a fé, o trabalho agrícola, o artesanal e o industrial, a área rural e a urbana, as rotas e os roteiros, o acolhimento, a hospitalidade e a amorosidade, os saberes e os fazeres, a arte e o conhecimento, o turismo e a cultura, a história e a memória, o desenvolvimento local e o regional”, explica. 
Para o presidente da Festa da Uva 2024, Fernando Bertotto, o cartaz é o principal elemento da campanha de marketing e da comunicação da Festa da Uva de maneira geral. “Ele é um convite para celebrar esse evento que une tradição, inovação, paixão e muita história, com toda a alegria contagiante que envolve sua realização”, celebra Bertotto.
Diversos cartazes foram distribuídos à comunidade durante a cerimônia e, ao longo dos próximos meses, poderão ser encontrados em estabelecimentos comerciais, agências de viagem, entre outros, em toda a cidade. Ainda, também estarão disponíveis em versão digital, para serem divulgados em mídias on-line.