Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Caxias do Sul ganha pizzaria com autêntica receita napolitana

A pizzaria buscará certificado para reproduzir a autêntica receita napolitana   Sob o comando do proprietário Fabio Paesi Araujo, Gesto Pizza inaugurou em uma casa da década de 1940, ratificando a paixão italiana aliada à criatividade. Seguramente, a culinária italiana é uma das mais festejadas do mundo, particularmente esta iguaria consumida em muitos países: a pizza. Apesar de não ser originária da Itália, foi no país mediterrâneo que ela ganhou fama e se tornou patrimônio cultural da humanidade, reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

 

E para trazer os preceitos desta tradicional receita à Serra Gaúcha, o jovem empresário caxiense Fabio Paesi Araujo viajou à Nápoles, no Sul da Itália, para aprender o método de preparo da pizza com quem realmente entende do assunto. Tudo pelo fato da cidade ser a sede da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), que tem como missão, desde 1984, proteger e promover a “verdadeira pizza napolitana”.

Inspirada pela tradição italiana,  a Gesto Pizza chega a Caxias do Sul com a autêntica pizza napolitana, caracterizada por seu formato arredondado, com cerca de 30 cm de diâmetro, normalmente consumida individualmente e com as mãos.  A massa é de longa fermentação, o que deixa sua textura macia e sua borda alta e inflada, devido ao rápido cozimento, de 60 a 90 segundos, em forno a lenha.  Em uma espécie de cozinha aberta, os clientes podem acompanhar a finalização das pizzas, com destaque para o forno da marca Acunto, fabricado com pedras e argila do próprio vulcão Vesúvio,  trazido diretamente de Nápoles (ITA).

Para abocanhar o certificado da marca coletiva “Verace Pizza Napoletana”, os restaurantes precisam seguir o Disciplinar Internacional que regula a reprodução da receita mundo afora. As regras determinam o método de trabalho, as características técnicas (tamanho, espessura) e organolépticas (sabor, odor, textura), além dos procedimentos de preparação e cozimento (tempo de fermentação, temperatura do forno, ingredientes). O processo inclui o envio de documentos e vídeos da produção e, depois, um representante da Associação visita a pizzaria para realizar eventuais ajustes.

A Gesto Pizza inaugurou no sábado, 28, em uma casa da década de 1940 que foi restaurada e é umas das primeiras edificações da Rua Alfredo Chaves, área central de Caxias do Sul. O restauro é assinado pela arquiteta Jéssica De Carli, preservando ao máximo as características da construção, que abriga ainda um jardim vertical de 12 metros de altura e um pátio interno, com referências paisagísticas dos jardins de Burle Marx. O espaço é composto com mobiliário assinado por designers brasileiros da década de 1970, e a decoração segue tons terrosos com uso de materiais naturais como couro, pedra e madeira.

Conforme o proprietário, no primeiro momento, será priorizado o atendimento apenas com reservas e capacidade reduzida, seguindo os protocolos de biossegurança da Covid-19, sugeridos pelas autoridades de saúde. O menu oferece entradas, saladas, pizzas, sobremesas, carta de vinhos e drinks clássicos e autorais.

A equipe de cozinha, liderada por Fabio Paesi Araujo, elegeu 15 sabores para agradar o paladar tanto de quem aprecia os clássicos, quanto daqueles que gostam de combinações criativas. E para o público sentir-se mais perto da Itália, o cardápio conta com os dois tipos de pizza a que se reserva o título de “verdadeira pizza napolitana”, tal qual exige o Disciplinar Internacional. São elas: Margherita (tomate, azeite, mozzarella ou mozzarella de búfala, queijo ralado e manjericão) e Marinara (tomate, azeite, orégano e alho).

“Cozinhar é um gesto de amor, é dar um sorriso de boas vindas, chamar o cliente pelo primeiro nome, é saber que o simples pode ser o mais importante. A gente tem um pé na Itália, mas a alma e a criatividade continuam sendo brasileiras”, relata Paesi.

A saber: A Gesto Pizza é a primeira operação a abrir na casa preservada que servirá como espaço de fomento à gastronomia, lazer, arte, cultura e moda. A construção da década de 1940 possui estilo colonial, da época dos imigrantes italianos, e faz parte das primeiras edificações da Rua Alfredo Chaves, de acordo com imagens resgatadas do Arquivo Histórico Municipal de Caxias do Sul. O imóvel foi adquirido pela Família Anselmi, que pretende instalar novas operações até 2021 nos seus três andares.