Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Roteiro Caminhos da Fé

Roteiro idealizado pela AMOD Santa Lúcia do Piaí com participação de demais entidades locais. Destaca a religiosidade, o trabalho e as belezas naturais. O trajeto convida a percorrer cerca de 30 km, com início da igreja de São Luiz da 6ª Légua e final no Parque Água Azul. O roteiro possui 14 estações, contadas nas estações da Via Sacra e relacionadas às histórias dessas comunidades, que têm na religiosidade a sua principal força. Os locais estão identificados com totens.

I - Estação 01 -  Em frente à igreja de São Luiz da 6ª Légua - Estrada Municipal Giovani Batista Novello;
Jesus é condenado à morte
Marco religioso dos primeiros filhos da terra que saíram do distrito em busca de novas oportunidades de trabalho.

II - Estação 02 - Igreja de Nossa Senhora de Caravaggio da 6ª Légua - Estrada Municipal Giovani Batista Novello;
Jesus carrega a cruz às costas
Marca da devoção à Padroeira da Diocese. Comunidade de agricultores.

III - Estação 03 - Curva do Padre - Estrada Municipal Claudino Antônio Costa; 
Jesus cai pela primeira vez
Local onde faleceu o Padre Ambrósio Andreazza, primeiro monge camaldolense ordenado no Brasil. Foi a única vitima fatal do acidente com o ônibus, ali corrido em 1947. Foi um dos poucos padres da congregação Camaldolense na região a viajar para a Itália, em 1925. Em outubro de 1947, aos 40 anos, retornou a Santa Lúcia para visitar a mãe. No dia 13 do mesmo mês, quando voltava para Caxias, o ônibus em que viajava caiu em um barranco. Dos vários passageiros, ele foi o único a morrer. Desde então, o local do acidente é conhecido como A Curva do Padre.

IV - Estação 04 - Nova Camáldolli - Estrada Municipal Monges Camaldolenses;
Jesus encontra a sua mãe
Fundada pelos Monges Camaldolenses em 1899, é símbolo da iniciação da agricultura diversificada e do plantio de árvores frutíferas. Ofício aprendido com os "Preti Bianchi”. A Ordem dos Monges Camaldolenses foi fundada no Brasil em 1899, em Santa Lúcia, próximo ao Rio Piaí, área que recebeu o nome Nova Camáldolli. A característica dessa comunidade era a vida de dedicação à oração e ao trabalho manual e intelectual. Em 1926, os monges receberam a ordem de encerrar as atividades e retornar para a Itália.

V - Estação 05 - Gruta de Santa Catarina - Estrada Municipal Claudino Antônio Costa;
Simão Cirineu ajuda a Jesus
Santa Catarina, padroeira das rodas. O pequeno capitel em sua homenagem abençoa os que ali passam em carretas ou automóveis.

VI - Estação 06 - Capela de Linha Paese - Estrada Municipal Claudino Antônio Costa;
Verônica limpa o rosto de Jesus
Em homenagem à Nossa Senhora do Rosário, a capela reverencia o local onde ocorreu a primeira urbanização do distrito.

VII - Estação 07 - Paróquia de Santa Lúcia - Centro do Distrito
Jesus cai pela segunda vez
Santa Lúcia, padroeira da comunidade e protetora dos olhos tem a lgreja Matriz edificada em sua homenagem. Com altares magníficos e belos mosaicos nos pisos e vitrais, impressiona pela beleza. Anualmente, em fevereiro, é realizada a festa em sua homenagem.

VIII - Estação 08 - Bárbara Maix - Em frente ao antigo Hospital de Santa Lúcia, no centro do distrito.
Terceira queda de Jesus
Fundadora da Ordem das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, a austríaca Madre Bárbara Maix intermediou, no antigo Hospital Pe. Cristóvão de Mendoza, em Santa Lúcia do Piaí, a cura de um menino queimado. O milagre resultou na sua beatificação. O processo de canonização está em andamento no Vaticano.

IX- Estação 09 - Seminário dos Cônegos Regulares Lateranenses - Junto ao pórtico de Santa Lúcia - Estrada Municipal Água Azul;
Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
O Seminário de Nossa Senhora da Divina Providência abriga uma das mais antigas ordens religiosas da cristandade. Santa Lúcia do Piaí teve o privilégio de ser escolhida como a primeira sede no Brasil, em 1947, e desde então recebe toda a contribuição nos aspectos espirituais, culturais de educação e de desenvolvimento do distrito.

X- Estação 10 - Capitel de Caravaggio - Estrada Municipal Água Azul; 
Jesus é despojado de suas vestes
Do antigo capitel à nova igreja construída em sua homenagem, Nossa Senhora de Caravaggio é reverenciada por todos que diariamente ali passam. Devido à grande devoção da região à Mãe de Jesus, é um dos pontos mais visitados, mantendo viva a fé dos antepassados.

XI- Estação 11 - São Miguel das Missões - Na Encruzilhada do Raposo 
Jesus morre na cruz
Marco em homenagem à cidade fundada pelo Padre Cristóvão na região das Missões, essa estação reverencia o trabalho dos jesuítas - Companhia de Jesus - na região.

XII - Estação 12 - Evangelização dos Indígenas - Na entrada da estrada Antônio Vergani
Jesus é pregado na cruz
Referência ao trabalho realizado pelo Padre Cristóvão na região dos Campos de Cima da Serra e das Missões, ensinando a fé cristã aos povos nativos.

XIII - Estação 13 - Capela de Água Azul - Parque Água Azul

Jesus morto nos braços de sua Mãe
Fundada no ano de 1942, homenageia Jesus Crucificado que morreu na cruz para salvar a humanidade. Traz também a devoção a Nossa Senhora das Dores, estampando o sofrimento da Crucificação de Jesus.

XIV - Estação 14 - Pe. Cristóvão de Mendoza - Parque Água Azul 
Jesus é enterrado
Homenagem àquele que é onsiderado o introdutor do gado no RS, atividade que contribuiu para o desenvolvimento econômico e cultural todo povo gaúcho. Primeiro mártir de Caxias do Sul, Padre Cristóvão foi morto pelos índios, em 1635. Seu coração foi arrancado e jogado numa fonte. Conta a lenda que a água, desde então, tornou-se azul. Hoje, a Fonte de Agua Azul é considerada patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.


Fontes: Neiva Andreazza e Jorge  Andreazza