Memorial Gazola - Museu da Metalurgia de Caxias do Sul

Caxias do Sul tem primeiro Memorial da
Metalurgia do Rio Grande do Sul

Contato: (54) 3041-1511

O Museu da Metalúrgica Gazola tem objetivo de salva-guardar a memória da empresa que teve importância mundial e grande contribuição para desenvolvimento de Caxias do Sul. Em 2017 foi disponibilizado para comunidade o site, onde pode ser conferido alguns vídeos históricos, imagens do acervo, trabalho realiza e em andamento. É o primeiro Memorial da Metalurgia do Rio Grande do Sul.

O Memorial teve início em novembro de 2013, os trabalhos de garimpo, higienização, registro, catalogação e acondicionamento do acervo museológico (objetos) e do acervo arquivístico (fotografias, certificados, projetos, registros de antigos funcionários, atas, livros contábeis, etc). Hoje o museu conta com cinco mil peças e trinta mil

documentos.

O processo foi acompanhado por técnicos do Museu Municipal de Caxias do Sul, através da cedência de funcionários para orientar o trabalho de higienização e registro das peças, voluntários e estagiários do curso de História da UCS. Todo esse trabalho foi possível pela cedência do espaço e grande apoio da mantenedora Marcenaria Sular.

Confira vídeos

Inauguração da nova fábrica de tesouras. Data: 16 de março de 1974 Memorial Gazola

Inauguração do Escritório Central da Festa da Uva de 1969. Data: 6 de julho de 1968

O Memorial aberto a visitas de escolas, instituições e outros grupos interessados.

 O roteiro inclui um passeio pelo pátio da empresa, onde encontra-se o Marco em Memória às Moças Operárias (vítimas da explosão de 1943), e à sala que abriga parte do acervo, atualmente em fase de organização e catalogação.

​Como o lmuseo ainda está em fase de construção, o espaço funciona apenas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min.

 As visitas devem ser agendadas com duas semanas de antecedência pelo fone (54) 3041.1511 ou pelo e-mail [email protected]

Rod. BR 116, 1018 - Bairro Petrópolis. Caxias do Sul – Junto a antiga sede da empresa Gazola.

 

Foto Divulgação/Memorial Gazola