Complexo da Antiga Cantina Pão & Vinho - Hoje Tannat wine bar

Respeitar o Passado para ressignificar o Futuro 

O respeito pela história faz uma obra em patrimônio histórico se diferenciar de uma obra contemporânea. O espaço que antes fora um ponto de referência para a cidade, passa a ganhar novos significados e abrigar novas ideias de mercado. 

A história do local

O prédio foi erguido em 1896 por José Andreazza, que construiu ali uma casa para abrigar a numerosa família de 11 filhos. Nela, permaneceram por muitos anos confeccionando vinho artesanal no porão da casa e comercializando a bebida para auxiliar no orçamento da família. O projeto da morada é caracterizado pelo porão de pedras, típico da época e propício para a finalidade de fabricação de vinho, por manter o ar fresco e arejado. 

A casa foi vendida para a família de Ângelo Tonet no ano de 1947, que, junto com a esposa Angela Laghetto Tonet, criou seus 10 filhos, sendo que cinco deles nasceram na residência. Desde a mudança, os Tonet também passaram a utilizar o porão para a fabricação dos vinhos da família, produção que mantiveram em atividade até os primeiros anos da década de 1950. Para manter as lembranças e o sentido afetivo do local, no processo de concepção comercial, no porão onde eram fabricados os vinhos da família, dará origem a um Wine Bar em um conceito contemporâneo, rendendo homenagens ao passado histórico. 

Quando a produção de vinhos Tonet foi transferida para a Linha 40 (interior de Caxias), o prédio que abrigava a cantina passou a ser alugado e, ali, funcionaram alguns negócios como barbearia, salão de beleza e um simples depósito, por um tempo, até que, em 1975, as filhas de Angelo Tonet, Colorinda e Marilene, junto com seus respectivos maridos, Nestor De Carli e Raul Mário Moroni, resolveram empreender no local e abrir um restaurante. A Cantina Pão & Vinho funcionou até 2011 e por muitos anos foi referência da gastronomia local, servindo comida típica da colonização italiana.

Além da boa comida, o estabelecimento se valia da riqueza histórica dos detalhes de um prédio centenário que por anos abrigou a história dos Andreazza e depois dos Tonet. Em novembro de 2005, o prédio foi oficialmente tombado e passou a ser considerado um Bem Artístico, Histórico e Cultural de Caxias do Sul. 

Novo Projeto

A Palk Business Hub, que desenvolveu o processo de curadoria comercial, trabalhou na revitalização e administração da edificação histórica da Cantina Pão & Vinho, em Caxias do Sul. A construção tem cerca de 600 metros quadrados e abriga um complexo com wine bar e proposta inicial previa uma cafeteria cultural( ainda não aberta ao público). O investimento gira em torno de R$ 1,5 milhão – entre restauro e adaptações dos locatários – inaugurado  dezembro de 2020.

O projeto de restauro 

Os arquitetos Leonardo Bernardi e Carla Todescato foram os responsáveis técnicos pelo restauro, através do escritório Bernardi e Todescato Arquitetura, especializado em projetos de Restauração de Patrimônio Histórico Edificado, Diagnóstico e Intervenção.

Envolvidos na Cantina Pão & Vinho desde 2016, com a aprovação do projeto nos órgãos responsáveis Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC), Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (DIPPAHC), e também na Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), tendo em vista que a concepção do projeto só foi possível após detalhada pesquisa histórica e avaliação do estado de conservação do prédio.  

Com isso, as definições e os critérios de intervenção foram organizados em três grupos: a conservar, a demolir e a construir, formando, assim, o conjunto de ações que norteiam a obra. “Temos como princípio o comprometimento com a distinguibilidade, ou seja, as intervenções feitas devem ser reconhecidas com facilidade pelas pessoas, a fim de identificar o que é original e o que foi alterado para atender ao novo programa de necessidades do local. É importante, que mesmo no futuro seja possível distinguir o original das intervenções, já que todo o processo ficará para a história do local”, destaca Carla. 

Da mesma forma, Leonardo afirma que, assim como no restauro crítico, é fundamental possibilitar a diferenciação do original das suas reformulações realizadas com harmonia. “Hoje as coisas mudam muito rápido e isso acontece de forma volátil em todos os aspectos, inclusive na arquitetura. Pode ser que daqui a alguns anos as necessidades sejam outras, por isso, é importante que as intervenções feitas agora possam ser reversíveis em outro tempo, sem comprometer o valor arquitetônico da obra”, conclui.

A obra foi realisada em parceria com a família Tonet, proprietária do imóvel.

Espaço de convivência para Caxias e região

A proposta de  wine bar, Tannat, chegou com um projeto contemporâneo e com mais de 130 rótulos de vinhos nacionais e importados. O espaço de quase 300 metros quadrados também tem como viés drinks e gastronomia, servindo petiscos e pratos de um menu diferenciado.

 

 
CLIQUE AQUI PARA TRAÇAR A ROTA ATÉ O LOCAL