Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Museu Ambiência Casa de Pedra

Representação de uma casa, mobilia e objetos do período da colonização

Valor: Gratuito

Local: museu localizado no caminho para o Parque de Eventos da Festa da Uva, no bairro Santa Catarina

Linhas de ônibus: Santa Lúcia/Pinheiro Machado, Santa Lúcia/Dr. Montaury e Pioneiro/Por do Sol



Contato: (54) 3901-1463

Se você mora em Caxias do Sul é bastante improvável que nunca tenha ouvido falar na popular Casa de Pedra e se você é visitante sugerimos que conheça. O local é uma residência real e já teve, inclusive, habitantes. Essa mesma casa hoje abriga o Museu Ambiência Casa de Pedra.

Nele, os inúmeros aspectos que valorizam a forma como era a vida em meados do final do século XIX estão presentes em cada centímetro. Também tem diversos objetos, móveis, artes e pertences da época, conservados e expostos ao público para tornar a experiência ainda mais imersiva.

Construída por Giuseppe Lucchese e seus filhos Giácomo e Francesco, a casa foi vendida para Jacob Brunetta, em 1913. Posteriormente, David Tomazzoni se tornou proprietário, em 1946. Ao longo de seus mais de 140 anos, a residência foi palco para habitação, comércio e serviços das mais diferentes ordens.

Museu Ambiência Casa de Pedra

A casa é construída quase em sua totalidade de pedras basálticas rejuntadas com barro, com aberturas de pinho fixadas em tijolos artesanais. No primeiro pavimento encontram-se uma sala e a cozinha, e um forno para pão do lado externo. O pavimento superior era o antigo dormitório.

Confira a visita virtual ao Museu Ambiência Casa de Pedra.

Em 1974, às vésperas do Centenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, o município constatou que a casa estava ameaçada pelo tempo, que foi precarizando a construção, e o desenvolvimento urbano acelerado e constante dos bairros em seu entorno. Após, a Prefeitura de Caxias do Sul adquiriu a propriedade e instalou o atual Museu de Ambiência, inaugurado em 14 de fevereiro de 1975, ano do Centenário da Imigração.

Conheça mais sobre a história das famílias e da casa clicando no link.

 

CLIQUE AQUI PARA TRAÇAR A ROTA ATÉ O LOCAL