Seminário da 3ª Légua - EFASERRA - Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha

Estrada do Imigrante, 575 - 3ª Légua - enfrente a Igreja São Pedro e São Paulo



Contato: (54) 3026-8522

As terras e o antigo prédio onde está localizado o Seminário pertenceram à família Lorenzzoni. No local que um dia foi a sede filial da Cooperativa Aliança, funcionaram uma cancha de bolão, um alambique e uma cantina. No pátio ainda havia cancha de bocha e campo de futebol. Os padres Paulinos, no ano de 1950, compraram o prédio da família Lorenzzoni, para construir um seminário.

O povo da 3ª Légua ajudou na construção do novo prédio doando dias de trabalho e até produtos, que eram vendidos e a renda revertida para a obra. A construção do novo seminário começou em abril de 1953 e foi inaugurado mesmo ano. Em 1957, os Paulinos venderam o prédio para os Claretianos, eles venderam  para os Franciscanos que assumem em 1966. Os freis abriram o Seminário também para os alunos da comunidade. Atualmente o local pertence ao um grupo de investidores.

 Após ter sido sede do juizado de menores e abrigado outras atividades como a Madeireira Brasmadeira, um varejão de roupas, mercado, loja de materiais de construção e refeitório, o local foi utilizado como Sede da Associação de Turismo Estrada do Imigrante (ASSOTUR). O Seminário foi sede também da Escola de Agriturismo. Hoje é sede da EFASERRA, Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha e local de ensaio do coral ‘Radize D’Itália’e abriga o Ponto de Cultura História nas Mãos.

EFASERRA, Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha.

A instituição é mantida por uma associação de pais, entidades do setor primário, sindicatos e cooperativas. A pedagogia utilizada na escola é da alternância. Nesse modelo de ensino, os jovens ficam uma semana na escola e ali aprendem, desenvolvem suas atividades e na outra voltam às suas propriedades para praticar o aprendizado. Ao retornar das propriedades os alunos do segundo e terceiro anos, realizam a feira pedagógica na escola, com os produtos das suas propriedades. A Feira é aberta para comunidade. Dias da feira pedagógica confira aqui.

Oferecem visitação guiada mediante agendamento (54) 3026-8522

Horários EFASERRA: Segunda a sexta feira das 13:30 as 17h

 

Coral ‘Radize D’Itália’

O Coral Radize D`Italia iniciou seus trabalhos durante o ano de 2007, com uma formação a quatro vozes, sem auxílio instrumental sob a regência de André Arrosi e a coordenação de Marinês Isoton. No dia 18 de outubro de 2017 lançou seu primeiro CD, “Radize D`Italia 10 anos de história” .

O repertório do coral é formado por canções tradicionais italianas, por novas canções, além de algumas traduções de músicas em português para o dialeto talian. Inovam neste segmento musical como o uso da percussão corporal em algumas canções.

Ensaio do Coral ‘Radize D’Itália acontecem nas terças-feiras à noite.

Mais informações e contato

CLIQUE AQUI PARA TRAÇAR A ROTA ATÉ O LOCAL