Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Presença indígena em Criúva

Presença indígena em Criúva 

A Microrregião Criúva, conforme Rafael Corteletti (2008), está localizada no extremo norte do município de Caxias do Sul, situada na bacia hidrográfica do Rio das Antas e é delimitada pelo Rio das Antas ao norte, pelo Arroio Pereira a oeste e pelo Rio Lajeado Grande a leste. O ambiente natural é diversificado, com áreas de leve ondulação cobertas por gramíneas e capões de Araucária em altitudes maiores, além de vales de floresta decidual estacional, que se tornam mais encaixados próximo ao baixo curso dos rios, como exemplificado pelo cânion esculpido pelo Arroio Palanquinho.

Neste território, durante a década de 1960, foram mapeados oito sítios arqueológicos com um total de 25 estruturas subterrâneas, além de dois abrigos sob rocha. Um desses abrigos, o sítio RS 79, foi recatalogado entre 2003 e 2005 pela equipe do Instituto Anchietano de Pesquisas durante o Projeto São Marcos. Nesse período, mais 14 sítios foram identificados na região, incluindo três sítios superficiais e dois cemitérios. Ao todo, as três fases de pesquisa catalogaram 24 sítios, com 54 estruturas subterrâneas mapeadas, sendo 27 delas da pesquisa recente e o restante do Projeto São Marcos. A altitude dos sítios na zona estudada varia entre 689m e 889m, com 70% localizados entre 790m e 889m. Considerando todos os 24 sítios da Criúva, a altitude varia entre 638m e 889m, com metade das ocorrências entre 790m e 889m.

Gráfico Rafael Corteletti, 2008. Obra Patrimônio Arqueológico de Caxias do Sul. p 96.

 

As descrições de todos os sítios você pode ler na integra na obra "Patrimônio Arqueológico de Caxias do Sul", da página 96 até página 114. Acesse aqui. 

Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.

Produção, organização e Curadoria: Marivania L. Sartoretto

Texto: Paula Valduga

Fotos: Marivania L. Sartoretto

Ano: 2025

Para citar

SARTORETTO, Marivania L.; VALDUGA, Paula. Presença indígena em Criúva.  Patrimônio, Marcos e Lendas / Lei Paulo Gustavo. Caxias do Sul. 2025. Disponível em: https://www.guiadecaxiasdosul.com/empresa/presenca-indigena-em-criuva-3345

Referências

Corteletti, Rafael. Patrimônio arqueológico de Caxias do Sul. Porto Alegre: Nova Prova, 2008. 200 p.