Festa da Produção
Festa da Produção celebra a agricultura de Santa Lúcia do Piaí
Não há como falar de Santa Lúcia do Piaí sem citar a Festa da Produção. Uma das celebrações mais tradicionais do distrito, tem uma história que começa na década de 1960, quando aconteciam as exposições de produtos agrícolas. Conforme matéria do Jornal Pioneiro, elas eram organizadas pela Diretoria de Fomento e Assistência Social, na época comandada pelo engenheiro agrônomo José Zugno. O evento reunia agricultores que mostravam seus produtos e disputavam premiações.
Essa programação acontecia na comunidade de Santo Isidoro e, conforme o depoimento do padre Mário Scopel, era modesta. Porém, com o tempo, foi crescendo, assim como a agricultura do distrito. Ele consegue identificar essa mudança porque ficou alguns anos fora de Santa Lúcia, atuando em outros Estados brasileiros, e, quando voltou, impressionou-se com a dimensão que a celebração havia tomado. “O desenvolvimento das famílias envolvidas chamou a minha atenção. Antes pequenos agricultores, hoje são produtores que cresceram e adquiriram diversos maquinários”, afirma.
Em determinado momento dessa trajetória, a festa ficou grande demais para ser realizada em Santa Isidoro e precisou ser transferida para a sede do distrito. Entre os pontos altos, estão as procissões. Uma delas parte de Santo Isidoro, e a outra, da comunidade de Caravaggio. Todos se dirigem para a sede, onde acontece a tradicional bênção dos tratores, caminhões e outros maquinários agrícolas. Em 2022, quando a festa foi retomada após a pandemia da Covid-19, os festejos contaram com a presença de 900 pessoas.
Aquela foi a 10ª edição dessa celebração, em novo formato. Da década de 60 foi passando por modificações mas segue ativa até os dias hoje. O evento se tornou tão popular, que os ingressos se esgotam rapidamente. Isso se explica, em parte, pelo símbolo que ela representa, conforme o padre Scopel: “A Festa da Produção simboliza o progresso da comunidade, a força do trabalho rural e a fé que une todos os participantes”.
Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.
Produção, organização e Curadoria: Marivania L. Sartoretto
Texto: Paula Valduga
Fotos: Marivania L. Sartoretto
Ano: 2025
Para citar
SARTORETTO, Marivania L.; VALDUGA, Paula. Festa da Produção celebra a agricultura de Santa Lúcia do Piaí. Patrimônio, Marcos e Lendas / Lei Paulo Gustavo. Caxias do Sul, 2025. Disponível https://www.guiadecaxiasdosul.com/turismo/patrimonios/patrimonios-e-lendas/festa-da-producao
Referências
Depoimento do Padre Mário Scopel
Lopes Rodrigo. A história da Festa da Produção em Santa Lúcia do Piaí. Jornal Pioneiro. Caxias do Sul, 2023. Disponivel em:https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/cultura-e-lazer/memoria/noticia/2023/07/a-historia-da-festa-da-producao-em-santa-lucia-do-piai-clkmr6nd7006b0154ar93hj15.html. Acessado em 10 de jul de 2025.
Retomada da Festa da Produção de Santa Lúcia do Piaí movimenta aproximadamente 900 pessoas.Prefeitura de Caxias do Sul, 2022. Disponível em:https://caxias.rs.gov.br/noticias/2022/07/retomada-da-festa-da-producao-de-santa-lucia-do-piai-movimenta-aproximadamente-900-pessoas. Acessado em 10 de jul de 2025