Dossin - Via Pina Calçados
Conheça a história da empresa de calçados Dossin 
A história de Itaciro Paniz se mistura à da empresa Dossin & Cia Ltda, localizada em Forqueta. Aos 95 anos de idade (em 2024), ele continua indo trabalhar todas as tardes no lugar onde atuou por toda a sua vida. O negócio começou em 1941, com Jacob Dossin. Paralelamente ao trabalho como barbeiro, ele consertava sapatos. Com o tempo, passou para a fabricação, o que fez com que a empresa crescesse e pudesse ser deixada como um legado que funciona até os dias de hoje.
Jacob era a pessoa de Forqueta que arrumava os calçados que os colonos usavam no dia a dia da agricultura. Entendendo como eles eram feitos, começou a produzir botas. O negócio foi dando certo e foi necessário oficializar para seguir se desenvolvendo. Em 1953, então, a indústria foi oficialmente registrada; e, em meados da década de 1990, viveu o seu auge, chegando a produzir mais de mil pares de sapato. “Eu lembro quando comecei. Aprendi rápido como fazer e no segundo mês já tinha mais produção que os colegas", conta Itaciro, aos risos.
Com o tempo, foi acumulando anos como funcionário e acabou se tornando sócio. Diversas pessoas passaram pela sociedade, entraram, saíram, e a empresa continua ativa e destacando-se na produção de calçados masculinos. A Dossin chegou a estar entre as maiores empresas do setor em Caxias do Sul e, atualmente, trabalha mais com produtos personalizados, especialmente botas femininas e rasteirinhas. Essa foi uma mudança em relação ao início, quando eram feitos somente calçados masculinos.
Quando olha para trás e rememora na lembrança o desenvolvimento da Dossin, Itaciro reforça que a empresa chegou a ter mais de 100 funcionários. Esse número nos dá uma ideia do tamanho que o negócio atingiu. Entre os muitos trabalhadores que se dedicaram, havia casos de pessoas da mesma família. A de Itaciro é um exemplo, já que, além dele, alguns tios também trabalharam lá. E isso acontecia também entre os sócios. Gilberto, Gilmar e Marlene, filhos de Jacob, seguiram os passos do pai e deram a sua contribuição para a manutenção do negócio. Gilmar, por exemplo, começou a trabalhar lá quando tinha 14 anos, no dia 1º de fevereiro de 1974.O mesmo aconteceu com os filhos de Itaciro, que também fazem parte da empresa e seguem o legado deixado por quem veio antes.
Com mais de 80 anos de trajetória, a Dossin levou o nome de Forqueta e de Caxias do Sul para todo o país e contribuiu com o desenvolvimento da região. Ao calçar homens e mulheres, tem uma presença significativa no setor calçadista do município e na construção do que somos hoje.
Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.
Produção, organização e Curadoria: Marivania L. Sartoretto
Texto: Paula Valduga
Fotos: Marivania L. Sartoretto
Ano: 2025
Para citar ou creditar
SARTORETTO, Marivania L.; VALDUGA, Paula. Conheça a história da empresa de calçados Dossin. Caxias do Sul: Patrimônio, Marcos e Lendas / Lei Paulo Gustavo, 2025. Disponível em: https://www.guiadecaxiasdosul.com/empresa/dossin-via-pina-calcados-3241
Referências
Arquivos documental da empresa
Depoimento de Itaciro Paniz, Gilberto Dossin e Marilene Paniz