Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Restaurante e Museu Casas Bonnet

Nas Casas Bonnet você poderá conhecer casas de pedra e barro 1877 / 1879, realizar passeio de carretão, conferir adega com produtos coloniais e restaurante típico colonial italiano.
Contato: (54) 3026-8410

Casas Bonnet: história, gastronomia e muita diversão na Estrada do Imigrante

História, música, gastronomia e alegria são os ingredientes de uma visita às Casas Bonnet, na Estrada do Imigrante. Além de entrar em duas casas construídas na época da imigração - 1877 e 1879 - e ver um pouco de como era a vida na época, o visitante ainda passeia de carretão, degusta produtos coloniais e circula sob os parrerais. Tudo isso junto com a família Tonietto, que vive nessa propriedade desde que Luiz Tonietto há adquiriu, há cerca de 80 anos. Quem conta essa história é Lucas Tonietto, bisneto de Luiz e um dos responsáveis pela recepção aos visitantes. “Com a criação da rota Estrada do Imigrante, decidimos recuperar as casas e organizar a propriedade. Hoje, ela é dos meus avós, Alcides e Leonilda, e quem começou o trabalho com os turistas foram meu pai e meus tios”, relata.

Os irmãos Gladimir (pai de Lucas), Egídio e José Carlos acreditaram no potencial turístico e investiram em um negócio que vem dando muito certo. Há atrações para todos os tipos de visitantes. Quem curte história tem duas casas muito antigas para conhecer. A mais velha, erguida em 1877, foi transformada em um museu na parte de cima e tem uma adega embaixo. “O museu tem maquinário e ferramentas usadas pelos imigrantes no dia a dia na agricultura, como itens para plantar milho, bater trigo e outros”, detalha Lucas. Na casa de 1879, há um restaurante na parte de baixo e, em cima, quartos mobiliados como era antigamente. “Mantivemos a cozinha do lado de fora também, para que os visitantes vejam como as pessoas viviam naquele tempo”.

Só por isso, já valeria o passeio, mas há muito mais. Apresentações culturais fazem parte da programação. Lucas e o seu primo, Ismael, são os responsáveis pela música oferecida aos visitantes. "Eu toco violão e o meu primo toca gaita”. Em terra de italianos, é claro que não pode faltar a gastronomia. Além do restaurante, que precisa de um mínimo de 30 pessoas para o almoço e também recebe eventos fechados, há produtos coloniais. “Oferecemos chimias, licores, marmeladas, tudo feito na propriedade. Já o vinho compramos e revendemos”, explica Lucas. Na época da safra, é possível degustar uva embaixo dos parreirais, e a dica dele é programar esse passeio para fevereiro. A propriedade ainda tem algumas frutas cítricas, como a bergamota, por exemplo, que dá no inverno, então sempre é tempo de ir até lá.

 

Em meio a tudo isso, ainda tem o passeio de carretão, que faz o maior sucesso. Para que um veículo saia, é preciso no mínimo cinco pessoas. Quando estão todos no percurso, é possível levar até 50 pessoas. “Criamos uma rota dentro da propriedade, são sete quilômetros entre os milheiros da família e a paisagem rural. A experiência é muito legal, atravessamos um riacho e as pessoas adoram”, conta Lucas. Todas as experiências precisam de agendamento prévio, e o passeio de carretão ainda depende do clima para acontecer. Fique de olho na previsão do tempo e entre em contato pelos telefones (54) 99988.2426 (também WhatsApp) ou (54) 3026.8410. Com uma programação variada como essa e diferentes frutas a cada estação, é possível ir várias vezes no ano. Inspire-se nas fotos e programe seu passeio.

 

CLIQUE AQUI PARA TRAÇAR A ROTA ATÉ O LOCAL