Igreja Nossa Senhora da Saúde - Fazenda Souza

Paróquia Nossa Senhora da Saúde - Fazenda Souza

Na igreja são celebradas missas nas segundas-feiras às 20 horas, sábados às 18 horas e domingos às 9 horas.

Localizada  Rua Dante Marcucci, 5638, Centro de Fazenda Souza

Telefone: (54) 3267-1368



Em 1960 é inaugurada a Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, em Fazenda Souza. Mesmo ano em que a comunidade também é elevada ao título de paróquia, abrangendo capelas de localidades próximas, como São Leonardo Murialdo, de Bevilácqua; São Braz, em São Braz; São Jorge, no Carapiaí; São Roque, em São Roque; e Nossa Senhora de Caravággio, na Zona Lise. Esse lugar demonstra a relevância dada ao catolicismo pelos moradores. No Livro Tombo p. 6, 1960 o primeiro pároco local, Balduíno Andreola, destaca que a igreja ainda não se encontrava finalizada no ano de sua inauguração e traz informações sobre o estilo gótico de construção da mesma.

Percebe-se a preocupação do pároco quanto à conclusão da obra, mas como ele relatou, a comunidade estava disponível a ajudar, o que de fato ocorreu, segundo entrevista concedida pelo atual pároco, padre Ivo Ballardin35, que recorda que alguns moradores foram colaborando para que a igreja adquirisse novas portas, passasse por reformas e fossem construídas as torres que possui atualmente.

Outro destaque da igreja são os vitrais que ela possui que retratam acontecimentos da vida de Jesus Cristo. Esses vitrais são muito prezados pelos fiéis e chamam a atenção daqueles que visitam a igreja pela primeira vez por sua exuberância. De acordo com padre Ivo Ballardin: Os vitrais, eles têm a anunciação do anjo, a visita de Nossa Senhora a Santa Isabel, o Natal de Jesus, Jesus com doze anos com doutores da lei e, depois, nós temos o milagre de Jesus, a transformação da água em vinho na festa de bodas em Canaã, um casamento na Galileia, depois nós temos a paixão de Jesus, Maria que está ao pé da cruz junto com as outras Marias e Cléofas e José de Arimateia, e depois nós temos o Pentecostes [...] o Divino Pai Eterno, Pai, Filho e Espírito Santo coroando Maria no reino do céu e da terra. São vitrais assim tão coloridos, tão vibrantes.

A Igreja Matriz encontra-se em uma localização central, no distrito de Fazenda Souza, na Avenida Dante Marccuci. Na frente da igreja se situa a praça da comunidade, composta por árvores, canteiros de flores, bancos e uma pequena gruta em homenagem a Maria; do lado esquerdo está localizado um parque com brinquedos para as crianças e outro com equipamentos de ginástica a serem usufruídos pelos moradores; à direita se encontra o Salão Paroquial, onde são realizados almoços festivos (como os referentes às festas de Nossa Senhora da Saúde e Nossa Senhora de Lourdes), reuniões para tratar dos interesses da comunidade e outras celebrações (torna-se o centro de expositores na Festa do Agricultor, por exemplo); atrás da igreja localiza-se a capela mortuária, em que são velados os falecidos do distrito.

 

Fonte: ANDREOLLA, Caroline Lipreri. Inventário Participativo De Patrimônio Cultural Em Fazenda Souza/Rs, Trabalho apresentado ao Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado Profissional, da Universidade de Caxias do Sul, como requisito para obtenção do grau de Mestre em História. 2019

CLIQUE AQUI PARA TRAÇAR A ROTA ATÉ O LOCAL