Frutazza

Frutazza - Fruticultura Andreazza - Produção de maçã, brócolis, couve-flor, ameixa, morango, pera, pêssego, caqui, grãos soja e milho.

Comercialização de produtos apenas para atacado e Ceasas, com distribuição para o mercado nacional.

Através das estradas da região de Água Azul e Fazenda Raposo, é possível avistar as lindas plantações, contemplar e fotografar. O acesso à propriedade não é permitido.

facebook.com/Frutazza

http://frutazza.agr.br/



Frutazza representa a força do agronegócio caxiense

Empresa de Santa Lúcia do Piaí abastece 12 Estados brasileiros

 

A força do agronegócio de Caxias do Sul é ilustrada por negócios como a Frutazza, localizada em Santa Lúcia do Piaí. Com comando familiar, a empresa é referência na produção e no beneficiamento de frutas e verduras e fornece para boa parte do território nacional.

Na década de 1980, Celso Catarino Andreazza tinha uma sociedade com irmãos. Eles atuavam com maçã, morango e produção de suínos. Em 2009, os negócios foram divididos, foi naquele ano que nasceu a Frutazza, hoje comandada por Celso e sua esposa, Salete, ao lado das filhas, Cristiane e Luana, e do marido de Cristiane, Alexandre.

O negócio deles inclui frutas, verduras e grãos. O carro-chefe é a maçã, uma fruta que exige dedicação 11 meses por ano. “Há culturas que quando não estamos colhendo, estamos embalando o que está armazenado", explica Cristiane. A parte das frutas inclui morango, pêssego, ameixa, pêra e caqui. A Frutazza também vende brócolis, couve-flor, milho, soja, trigo e aveia. Grande parte dessa produção é em Santa Lúcia, em propriedades próximas umas das outras, e há também uma área em São Francisco de Paula e outras arrendadas. Só de maçã, são 115 hectares, 25% deles cobertos com tela antigranizo. “Estamos investindo para aumentar a área coberta”, adianta Cristiane.

Ela acrescenta que na cadeia da maçã, o controle é quase completo. A equipe da Frutazza, que tem 80 funcionários fixos e chega a mais 100 temporários na época da safra, produz, colhe, armazena, beneficia e tem uma parte também transportada. “Toda a etapa de armazenagem e beneficiamento é nossa, nós classificamos e embalamos”, reforça. O foco das vendas é o mercado atacadista, especialmente os Ceasas. Em 2021, a produção da Frutazza está em 12 Estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Bahia e Tocantins.

Sobre a importância do agronegócio caxiense, Cristiane ressalta que o interior é muito mais forte que as pessoas conhecem: “O nosso interior é pujante, cresceu muito e sempre foi muito representativo. Mais uma demonstração de que Caxias do Sul faz a diferença não apenas no abastecimento do Estado, mas também do Brasil. E a Frutazza faz parte disso.