CTG Pousada dos Tropeiros de Criúva
CTG Pousada dos Tropeiros de Criúva
A distância do Centro de Caxias até CTG é de 56km. Siga pela Rota do Sol até Vila Seca, dobre a esquerda até Criuva. Siga até o final da avenida principal a direita. Acesse o Link localização aqui antes de sair.
Avenida 15 de Novembro, Centro de Criúva
Contato: (54) 3267-8073
UM SONHO
No início de 1970, um grupo de amigos planejou construir um local onde pudessem realizar festas, bailes e encontros das pessoas em geral, pois as reuniões dançantes eram realizadas no Salão Paroquial, que logo foi desmanchado. Assim, surgiu a necessidade de se buscar um local apropriado. Os amigos comuns eram: Darcy Romani, Adelar Bertussi, Nery Vacchi, Raimundo Brito, Zenor Brito e Gastoni Festugato.
Esses amigos buscaram ajuda da prefeitura, da paróquia e comunidade em geral que prontamente contribuíram. Houve uma integração entre os descendentes de imigrantes italianos, alemães, Poloneses e luso-brasileiros (pêlo-duros"). Isso demonstra uma grande união étnica e fraterna entre os indivíduos que aqui viveram vivem.
Inaugurado em 23 de maio de 1971, o CTG Pousada dos Tropeiros recebeu este nome devido a Criúva estar localizada no caminho das tropas e dos tropeiros que vinham de Vacaria, Lagoa Vermelha e Bom Jesus, em direção a Porto Alegre, bem como os tropeiros do centro do país que vinham buscar mantimentos e animais no Sul. Como Criúva está no topo da Serra das Antas, estes tropeiros precisavam descansar antes de subir ou descer a Serra. Por este motivo, existiam os chamados “potreiros de aluguel”, esses locais eram conhecidos como pouso das Criúvas, devido também a grande quantidade de árvores com esse nome que existiam no local. Foi então que, por sugestão de Adelar Bertussi, o CTG foi nomeado como Pousada dos Tropeiros.
O Rodeio Crioulo Nacional de Criúva, realizado no Parque João Covolan Filho, na Avenida 15 de Novembro, era promovido pelo CTG Pousada dos Tropeiros. Eram vários dias com realização de concursos de laço, rédeas, gaita, declamação, trova, chula e gineteadas, entre outras provas.