Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Feira do Agricultor

Conheça a trajetória da Feira do Agricultor de Caxias do Sul, que existe desde 1979

A Feira do Agricultor de Caxias do Sul

Em 1979, o engenheiro agrônomo José Zugno reuniu nove famílias de agricultores e promoveu a primeira edição, na Rua Hércules Galló, próximo ao estádio do Esporte Clube Juventude. Entre elas, estava a família de Luis Bertotti e Wilma Maria Argenta Bertotti. Ela conta que Zugno foi a Forqueta para dar uma palestra para agricultores, e o casal decidiu assistir. “O Zugno estava querendo começar a feira e nós decidimos participar, sem saber se ia dar certo. Fomos ver o que ia dar”, conta ela. Eles são a família número 01 do cadastro da Feira do Agricultor, sua propriedade está localizada na região de Forqueta.

Deu tão certo que a Feira do Agricultor não apenas segue ativa em 2025, como também está presente em 34 pontos de Caxias do Sul, conta com 138 participantes cadastrados e acontece cinco dias por semana (de terça a sábado). Os únicos feriados em que a Feira do Agricultor não ocorre são no Natal (25/12), no Réveillon (1/01) e na Sexta-feira Santa. Nos demais períodos, de terça a sábado, está aberta em todos os dias e horários previstos, independentemente das condições climáticas.

São duas categorias de feirantes: os produtores, que são a maioria, e os comerciantes. Os produtores são os que oferecem frutas e legumes da região e da época de maior demanda. Já os comerciantes (aqueles que não plantam, apenas revendem) oferecem produtos que já não estão na época de safra ou que não estejam sendo produzidos em Caxias, como é o caso da banana.

A Feira do Agricultor é um importante canal de comercialização para os produtores locais, permitindo que vendam diretamente ao consumidor, sem intermediários. Já para os consumidores, representa a garantia de produtos frescos e de qualidade, com a possibilidade de conhecer a origem dos alimentos. A feira também desempenha um papel importante na economia local, valorizando a agricultura familiar e o trabalho dos agricultores, e isso se deve também ao suporte que recebe da prefeitura de Caxias do Sul. O poder público organiza o cadastramento e acompanha tudo de perto para garantir a qualidade dos produtos e o bom funcionamento das bancas.

Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.

Produção, organização e Curadoria: Marivania L. Sartoretto

Texto: Paula Valduga

Fotos: Fabiana Lucena e Divulgação Feira do Agricultor.

Ano: 2025

Para citar

SARTORETTO, Marivania L.; VALDUGA, Paula.  A Feira do Agricultor de Caxias do Sul.  Caxias do Sul: Patrimônio, Marcos e Lendas / Lei Paulo Gustavo, 2025. Disponível em: 

Referências

Depoimento de  Wilma Maria Argenta Bertotti.

ZUGNO, Ricardo Tando. A palmeira Humana: memórias do naturalista e escritor José Zugno / Ricardo Tando Zugno. Caxias do Sul, RS: Editora São Miguel, 2019.

Feira do Agricultor. Caxias do Sul. Disponível em: https://caxias.rs.gov.br/servicos/agricultura/feira-do-agricultor. Acesso em: 12 de jul 2025.