Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Opções para conhecer mais sobre a história de Caxias do Sul

Para quem quer um pouco de história da cidade, uma atividade que pode proporcionar conhecimento e bons momentos de convivência é visitar os museus e memoriais. O Guia de Caxias do Sul indica nove opções, na cidade e no interior.

Todo lugar tem seu charme, sua beleza, cultura e história. Museus e memoriais conseguem reunir um pouco de cada uma dessas coisas em um mesmo local, rico em conhecimento e onde você passa momentos ótimos de convivência e imersão sobre o seu próprio povo, além de ser um ambiente calmo e acolhedor. Você já visitou algum? Pois saiba que aqui, em Caxias do Sul, existem vários deles, um mais legal que o outro. Abaixo, você confere dicas do Guia de Caxias com lugares para visitar aqui na nossa cidade. 

 

Museu Municipal
Rua Visconde de Pelotas, 586, Centro - (54) 3221-2423 Link de localização

Devido à pandemia, o horário de funcionamento do Museu Municipal foi alterado. Agora, ele funciona de segunda a sexta-feira ,das 10h às 16h. Porém, no período sem pandemia, o horário para visitas é de terça a sábado, das 10h às 16h. É gratuito, mais um atrativo positivo para você. O museu oferece visita guiada com mediadores e fica localizado no Centro de Caxias do Sul, oferece facilidade de deslocamento, podendo ser a pé (dependendo de onde você mora ou está hospedado. A região conta com várias linhas de ônibus nas proximidades.

O prédio faz parte de alguns dos acontecimentos políticos e sociais mais importantes que já aconteceram no município, compondo o cenário de várias gerações. Originalmente, foi a residência da família Morandi-Otolini, no final da década de 1880. Também foi sede da Prefeitura Municipal até 1974. No museu, encontram-se peças e objetos de diferentes épocas desde a fundação de Caxias, além de serem realizadas exposições de curta duração e/ou eventos renovando temas de interesse para diversos segmentos sociais. Mais informações.

 

Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira 
Rua Visconde de Pelotas, 249, Centro - (54) 3901-1422 Link de localização

O Museu da FEB é um dos três museus municipais que estão em funcionamento durante a pandemia. Por enquanto, o horário de funcionamento segue de terça a sexta-feira, das 10h às 16h. No período normal, as visitas podem ser feitas de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. Também há um horário alternativo noturno, mediante agendamento por telefone ou no e-mail [email protected]. A entrada é gratuita. Ele fica localizado no Centro e permite deslocamento a pé de paradas de ônibus que ficam nas proximidades. 

Local rico em histórias sobre a atuação caxiense e brasileira na Segunda Guerra Mundial, resgatando a participação dos nossos conterrâneos na Força Expedicionária, que lutou bravamente na Itália com seus cerca de 25 mil soldados. O espaço é composto por Museu e Centro Cívico. Lá você encontrará fotografias, documentos, objetos de uso pessoal, armas, uniformes e equipamentos doados pelo ex-combatentes formam o conjunto de aproximadamente 1.000 elementos expostos no primeiro pavimento.  Mais informações.


 Museu Ambiência Casa de Pedra
Rua Matteo Gianella, 53, Santa Catarina - (54) 3901-1463 Link de localização

Um dos pontos turísticos mais visitados em Caxias do Sul, o Museu Ambiência Casa de Pedra é o outro museu que permanece aberto mesmo durante a pandemia. Devido a isso, seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. No período normal, funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 16h. É gratuito e se a visita for à tarde, melhor chegar até 15h30min. A casa guarda objetos antigos doados por famílias da cidade. Além disso, seu passeio será todo guiado por mediadores.

O museu está localizado no caminho para o Parque de Eventos da Festa da Uva. Para chegar de ônibus, utilize as linhas Santa Lúcia/Pinheiro Machado, Santa Lúcia/Dr. Montaury e Pioneiro. A Casa de Pedra, como é popularmente conhecida, foi construída por Giuseppe Lucchese e seus filhos Giácomo e Francesco. Ela foi vendida para Jacob Brunetta, em 1913. Posteriormente, David Tomazzoni se tornou proprietário, em 1946. Ao longo de seus mais de 140 anos, a residência foi palco para habitação, comércio e serviços das mais diferentes ordens.

Em 1974, às vésperas do Centenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, o município constatou que a casa estava ameaçada pelo tempo, que foi precarizando a construção, e o desenvolvimento urbano acelerado e constante dos bairros em seu entorno. Após, a Prefeitura de Caxias do Sul adquiriu a propriedade e instalou o atual Museu de Ambiência, inaugurado em 14 de fevereiro de 1975, ano do Centenário da Imigração. Mais informações.

 

Museu do Imigrante - Monumento Nacional ao Imigrante
BR 116, Km 150, Petrópolis - (54) 3901.8940 Link de localização

Ao contrário do que muitos pensam, o Monumento Nacional ao Imigrante não é uma homenagem apenas aos imigrantes italianos em nossa região, mas direcionado a todos os imigrantes do Brasil, como o próprio nome sugere. 

Inaugurado em 28 de fevereiro de 1954, o Monumento Nacional ao Imigrante é constituído por uma escultura em bronze de 4,5 metros de altura, representando um casal de agricultores com uma criança nos braços. Criação do escultor Antonio Carangi, o Monumento foi inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas. 

O Museu do Imigrante, abaixo do monumento está temporariamente fechado. O acesso é gratuito. No local tem estacionamento e várias linhas de ônibus urbano passam nas redondezas.  Ele fica na BR 116, Km 150, Bairro Petrópolis. Mais Informações.

 

Museu dos Capuchinhos
Rua General Mallet, 33a, Rio Branco - (54) 3220-9577 Link de localização

Devido à pandemia, você precisa consultar dias e horários disponíveis para visitação. Fora deste período, o horário de funcionamento do local é de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h (sábados,  em horários especiais, mediante agendamento). É gratuito entrar no museu. Ele está localizado no Bairro Rio Branco, próximo a Igreja dos Capuchinos e Colégio Santo Antônio. Várias linhas de ônibus passam pelo local, dentre elas São Caetano e Salgado Filho.

O Museu dos Capuchinhos reúne um vasto acervo documental, bibliográfico e museológico dos freis capuchinhos da Província do Rio Grande do Sul. Ele é composto por objetos inúmeros objetos religiosos, imagens sacras, fotografias, documentos e livros das bibliotecas dos seminários, conventos e instituições capuchinhas. Também disponibiliza as edições do Jornal Correio Riograndense (desde 1909). Possui acervo sonoro com os discos que foram utilizados nas emissoras de rádio da Congregação. Ótimo local, principalmente, para você que é adepto ao turismo religioso. Mais informações.

 

Memorial Gazola  - Museu da Metalurgia de Caxias do Sul

Rod. BR 116, 1018 - Bairro Petrópolis. Caxias do Sul – Junto a antiga sede da empresa Gazola  Link de localização

O Museu da Metalúrgica Gazola tem o objetivo de salva-guardar a memória da empresa que teve importância mundial e grande contribuição para o desenvolvimento de Caxias do Sul. Em 2017, foi disponibilizado para comunidade o site dele, onde pode ser conferido alguns vídeos históricos, imagens do acervo, trabalho realiza e em andamento. É o primeiro Memorial da Metalurgia do Rio Grande do Sul e único do Brasil.

Localizado próximo da Universidade de Caxias do Sul, oferece facilidade de deslocamento. Conta com várias linhas de ônibus as mesmas que vão até a Universidade. Hoje, estima-se que o museu conte com mais de cinco mil peças e trinta mil documentos. O roteiro inclui um passeio pelo pátio da empresa, onde encontra-se o Marco em Memória às Moças Operárias (vítimas da explosão de 1943), e à sala que abriga parte do acervo, atualmente em fase de organização e catalogação

O Memorial aberto a visitas de escolas, instituições e outros grupos interessados.

 Como o Museu ainda está em fase de construção, o espaço funciona apenas duas vezes por semana, Segundas-feiras e quartas-feiras das 14:00 às 17:00. Os demais horarios, mediante agendamento prévio através do Whats. 54 99243 8849. Mais informações.

 

Instituto Hércules Galló 

BR 116, n° 1579 - Galópolis - (54) 3028-2810  Link de localização

O Instituto Hercules Galló é mais um dos grandes e belos patrimônios da cultura caxiense. Durante a pandemia você também deve consultar com antecedência os dias e horários disponíveis para visitação. Em período normal ele fica aberto de terça-feira a sábado, das 13h30 às 17h30. Visitas de grupos e para horários especiais devem ser agendadas. A visita é gratuita e de fácil acesso, via BR 116 em direção ao Sul - Nova Petrópolis, a cerca de 12 quilômetros do centro da cidade. Tem linha ônibus até o centro do Bairro Galópolis. 

O local reúne um vasto e detalhado acervo sobre o início do segundo momento da história de Caxias do Sul a partir de 1900: a industrialização. Casas antigas de madeira que foram restauradas e hoje estão abertas à visitação pública. Mais Informações.

 

Museu do Esporte
Rua Luiz Covolan, 1560, Santa Catarina  - (54) 3221-2423  

 

O esporte sempre se fez presente em Caxias do Sul, terra da S.E.R Caxias, do Esporte Clube Juventude e com diversos outros esportes e modalidades. Assim, o Museu do Esporte de Caxias do Sul foi criado para preservar essa parte tão rica da nossa cultura. Inaugurado em 16 de outubro de 2020, ele é um espaço de pesquisa, educação e difusão da memória esportiva local, criado pela Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.

O que você vai encontrar no múseu virtual, imagem, histórias, fatos, relatos de grandes momentos um amplo acervo de diversas modalidades esportivas fornecidas por diversos colaboradores. Mais informações