15 dicas para curtir as férias em Caxias do Sul

DICAS PARA VOCÊ CURTIR NO TEMPO LIVRE
Se divertir e relaxar

A pandemia não está sendo fácil para ninguém. Contudo, de algumas semanas para cá os nossos queridos estabelecimentos começaram a ser liberados aos poucos para a presença do seu bem maior: você! É importante ressaltar que, independente do estilo de local que você escolher, deve sempre lembrar de continuar seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde. Isso possibilita que você curta seu passeio sem correr grandes riscos de se contaminar com a Covid-19. Porém, você já sabe qual passeio fazer? Caxias do Sul tem inúmeros estabelecimentos e locais maravilhosos para curtir bons momentos sozinho ou ao lado de quem você gosta. Abaixo, você confere 15 dicas de lugares incríveis que você precisa conhecer na nossa amada cidade.

 

1 - Cervejarias

A cerveja é tão consumida no Brasil que deveria ser considerada um patrimônio cultural. E em Caxias do Sul isso não é diferente. As cervejas artesanais trouxeram de volta ao nosso querido município uma vocação que ele já teve. Nos dias de hoje é incontestável a importância da produção de cerveja na cidade. Para se ter uma noção da dimensão desse mercado, no dia 26 de novembro 2019, Caxias do Sul passou a integrar a Rota das Cervejarias Artesanais, criada por meio da lei estadual 38/2016. Segundo o Anuário da Cerveja no Brasil, de 2019, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com o maior número de cervejarias do país. Esse mesmo estudo aponta nossa Caxias como a quarta cidade brasileira nesse mesmo indicador. 

Temos várias fábricas que você pode visitar para fazer um tour e conhecer o processo de produção da cerveja. Dica importante, vá de Uber, 99 ou Táxi e aproveite. Confira antes o horário de funcionamento de cada local.

Conheça o circuito das cervejarias de Caxias do Sul

Você também pode (e deve) conhecer bares especializados em cervejas aqui em Caxias do Sul

Circuito das casas e bares especializados em cervejas

 

2 - Curtir nosso interior 

Você já conhece as belas paisagens do nosso interior? Respirar ar puro e estar em contato com a natureza são ótimos para nossa mente e corpo. Além disso, você também contemplará cenários exuberantes que só Caxias do Sul tem.

A região sul, somada com parte do leste e oeste do município, tem um relevo repleto de vales e muito verde. Destaque especial para a agricultura local, que vai das deliciosas uvas e seus extensos parreirais à plantação de hortifrúti. Já o Leste possui áreas mais planas, com um horizonte lindo que vai até Criúva, onde se destaca na criação de gado, até chegar ao Cânion dos Palanquinhos e a região do Rio das Antas, simplesmente encantador. O Norte, que faz divisa com Flores da Cunha, tem a região chamada de Caminho das Colônias, com inúmeras vinícolas e uma geografia diferente do restante do município.

Grande parte do interior tem as vias principais pavimentadas. 

 Encontre mais informações aqui e escolha o seu destino,

Se você estiver realizando esse passeio entre os meses de janeiro e abril, uma dica é conhecer alguma propriedade com parreirais e adquir as uvas direto com o produtor! Além disso, o incrível aroma das uvas nos campos vai deixar você extasiado.

Confira circuito uvas de mesas...

 

3 - Piquenique em meio à natureza  

Só não ama piquenique quem nunca fez um. Dica útil para você fazer o seu: fuja de locais clichês! Encontre uma bela vista que te encanta. Os pátios de inúmeras Capelas e Igrejas no interior (muitas centenárias) também são uma ótima pedida, assim como na beira de um rio ou riacho, ouvindo o som da água (é uma terapia), ou em meio aos nossos verdes vales, que são maravilhosos. Caxias do Sul tem 1.650km², ou seja, é um amplo território para você escolher. Que tal descobrir um novo local para piquenique de hoje?

A área urbana é outra com inumeros locais interessantes e se engana quem pensa o contrário. Se desafie e encontre um local para contemplar e curtir um tempo na companhia de amigos, família ou mesmo como um passeio romântico.

Para o piquenique leve de casa comidas e bebidas da sua preferência ou passe em algum restaurante. Lembre-se de levar uma toalha para colocar as coisa em cima. Também leve papel ou pano para limpar as mãos. E não esqueça: não descarte nada na natureza!

 

4- Vinícolas 

Vamos ser sinceros: vinho é bom demais! Nosso município é rico em vinícolas que produzem vinhos de diversos tipos e da mais alta qualidade. A sugestão é conferir o circuito das vinicolas de Caxias do Sul.

Acesse o link aqui e confira os locais. Antes de sair certifique se o local estará aberto, alguns podem mudar o horário dependendo da época do ano. Abaixo, confira duas dicas de vinícolas e cantinas para incentivar você a conhecer essas e muitas outras.

 

Granja do Vale

Já são três gerações da Família Zanrosso envolvidas com o cultivo da uva. A criação sob as parreiras e o orgulho do que os pais e avós construíram garantem que o legado continue. Todo esse amor pela terra e pelo trabalho dos antecessores é contado para os visitantes que chegam na Granja do Vale. Mostrar o parreiral, oferecer produtos para degustação e celebrar a vindima faz parte do dia a dia no local. Você é convidado para participar e, garantimos, se sentirá muito bem acolhido.

Caminho: todo asfaltado

Distância: cerca de três quilômetros do Parque da Festa da Uva, no roteiro Caminhos da Colônia.

Produtos à venda: mais de 15 variedades de uvas; vinhos; espumantes; sucos; produtos coloniais.  (uvas apenas na safra, de janeiro a abril)

Horários: 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h de  segunda a sábado. Período de safra da uva ( meses de feveiro e março) aberto diariamente.

Endereço: Estrada Vereador Ari Antônio Bergozza, 1450, Nossa Senhora da Saúde, Caxias do Sul  - Mais informações e link de localização

Telefone: (54) 3224.1633

 

Cantina Tonet: uma história que começou com a imigração

Na quarta geração da família Tonet, os membros mantém uma tradição que chegou com os italianos. A família trabalha com o que ama. Ivo, a esposa, e os três filhos vivem o cultivo da uva e a produção do vinho na alma. Recebem diariamente e com muita alegria os visitantes que vão conhecer a vinícola e adquirir produtos no varejo.

Horários de visitação: todos os dias, das 7h30min às 17h30min

Estrada: Toda asfaltada

Varejo: Venda de vinhos, espumante, sucos, graspa e produtos colonias

Diferencial:  Periodo de safra realizam-se passeios tematicos como " Pisa da Uva" e "Carnaval nos pareirais"

Endereço: Estrada Municipal Menezes, s/n - Linha 40 - Caxias do Sul  - Link de localização

Telefone: (54) 2992.3551  

 

5 -  Circuito Arte e cultura

A história e a identidade de uma região podem ser percebidas pelo seu patrimônio material e imaterial, além de se traduzirem através da produção de artistas e a sua preservação em instituições culturais. 

Baseado neste contexto, o Circuito de Arte e Cultura busca divulgar o trabalho de artistas e instituições culturais, aproximando visitantes e a comunidade local das principais manifestações culturais e artísticas de Caxias do Sul.

Diversos são os artistas e as entidades engajadas com o movimento. Conheça quem está integrado ao Circuito e como proceder para o agendamento de sua visita, bem como conhecer as datas e horários de funcionamento.

Confira  circuito completo

 

 

6 - Nove opções para conhecer mais sobre a história de Caxias do Sul


Se estamos falando sobre conhecer as raízes de um povo, não há lugar melhor para isso do que um museu. E Caxias do Sul está repleto deles. Uma atividade que pode proporcionar conhecimento e bons momentos de convivência e reflexão. Confira dicas dos lugares para visitar.

 

7- Parques 

Caxias do Sul possui inúmeros parques para serem aproveitados. Você conhece quantos deles? Confira aqui todos os parques de Caxias do Sul

A baixo uma dica para estimular você.

Parque das Auraucárias 

O Parque das Araucárias foi inaugurado ha pouco tempo e prontamente se tornou uma área que caiu nas graças da população caxiense. Ele está localizado junto ao Complexo Dal Bó, próximo ao Jardim Botânico, em Caxias do Sul. Amplo, é um ótimo espaço para curtir a tarde, com muito verde, água e local específico para caminhar, andar de bike, fazer piquenique ou simplesmente relaxar. 

O espaço, às margens da represa São Pedro, recebeu investimento de quase R$ 5 milhões da Prefeitura de Caxias do Sul. Foram construídos um playground infantil e juvenil, uma pista de caminhada, ciclovia, academia, área para slackline e espaço pet. O local também recebeu infraestrutura de banheiros, guarita, estacionamento, bebedouros, lixeiras e bancos de concreto. Mais informações.

Vale dar passadinha no Jardim Botânico, que fica em frente, e também é um ótimo lugar para curtir a natureza, com trilhas e jardins floridos. Confira outros parques e praças de Caxias do Sul.

Horário: Segunda a Domingo das 8h as 18h

Endereço: Complexo Dal Bó -Bairro Nossa Sra. do Rosário - Em frente Jardim Botânico

 

 8 - Camping, gruta, cascata e cachoeira

 

Cascata dos Molin

Este pequeno paraíso tem uma das mais altas cachoeiras de Caxias do Sul. A queda d'água possui cerca de 50 metros de altura e é possível visualizá-la por diversos ângulos. Uma opção é ver de cima, chegando lá por uma trilha. Outro caminho leva à base da cascata. Entre árvores, aos poucos, você vai avistando partes da cachoeira e, na metade, tem a possibilidade de vislumbrar a queda d´água passando por trás dela. O caminho, neste ponto, é bem acessível e entre pedras. 

Local: Distrito de Vila Seca a 12 km do centro do bairro de Ana Rech ou entorno de 27 km do centro de Caxias do Sul. Link de Localização

Valor da Entrada: Gratuita

O local é só natureza, portanto não possui infraestrutura de banheiro, lixo e água potável para consumo.

Leve água, protetor solar e repelente. Use calçados adequados para trilhas e roupas confortáveis.

 

 

 - Grutão Ecoparque.

 O Grutão Ecoparque abriga uma queda d’água com aproximadamente 30 metros de altura, formando na sua base uma piscina natural (linda demais!). Em um dos paredões no entorno, uma gruta com aproximadamente 10 metros de profundidade e 50 metros de largura encanta os visitantes.

O local é perfeito para quem gosta de relaxar, acampar ou até mesmo passar um fim de semana em família. Recomenda-se levar repelente e protetor solar.

É cobrada uma taxa de visitação

Mais informações

Rua Egídio Costa - Santa Lúcia Piaí - ÁREA RURAL – Acesse link de localização.

 

- Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Com a chegada do verão e seu calor o local fica ainda mais gostoso e atraente de visitar. O acesso até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes é feito por uma escada com 150 degraus, que simbolizam o rosário. No mesmo espaço, há possibilidade de pegar uma trilha que leva a uma cascata e um paredão cercado pela mata. Esse passeio exige tempo bom, não é aconselhável em dias de chuva.

O acesso é pela Estrada do Imigrante, até a Igreja São Pedro e São Paulo, na Terceira Légua. Logo adiante, ingressar à esquerda, em via asfaltada. Link de localização

 

9 - Berço da tradicionalismo - Mulada - Criuva  -  Caxias do Sul

 

Memorial Irmãos Bertussi

Caxias do Sul e seus arredores também são berço de muita música boa. Idealizado pela associação de moradores locais, o Memorial Irmãos Bertussi presta homenagem aos irmãos Adelar e Honeyde Bertussi, dois acordeonistas de sucesso, principalmente nos anos 60, 70 e 80. Foram compositores de músicas com letras que contam histórias da formação do povo dos Campos de Cima da Serra, os gaúchos serranos. O Memorial está construído na propriedade da família e foi inaugurado em abril de 2008. Cada plataforma também serve de mirante, que permite contemplar as belezas naturais do local. A instalação fica ao ar livre e aberta diariamente. 

São Jorge da Mulada, Distrito de Criúva

Link De localização

 

Fazenda Adelar Bertussi

Atualmente, Gilnei Bertussi, filho de Adelar, segue a carreira com seu atual conjunto musical e é o responsável pela Casa Bertussi, que fica em frente ao Memorial e é aberta à visitação nos finais de semana e com agendamento. É possível conhecer um pedaço da trajetória dos Bertussi a cada centímetro visitado da propriedade. Chama a atenção o acervo fotográfico e outras lembranças mostradas por meio de exposição de fotos, vídeos, discos, DVDs, cartazes, partituras, recortes de jornal, correspondências, contratos, medalhas e troféus.

Fone contato (54)99949.9711 e (54)99963.3358   

São Jorge da Mulada, Distrito de Criúva

Link De localização

Bolicho São Jorge

O Bolicho São Jorge é um pequeno e aconchegante armazém no interior, próximo ao memorial e a Fazenda Bertussui, que atende a população local e visitantes: um bolicho. A casa de madeira é datada do início dos anos 1900 e tem estrutura para hospedagem. Uma região que preserva as tradições gaúchas.

No local é comum você encontrar "fregueses" vestidos com traje típico gaúcho e muitos vão até o Bolicho a cavalo.

Conheça: as cachacinhas de ervas ou frutas, o cigarro de palha (palheiro), e produtos típicos locais como o saboroso queijo serrano.

Aberto de Segunda a Domingo

Horário: 7h:30 às 21h

Durante ano, em datas específicas, o Bolicho organiza jantares gaúcho com a presença de gaiteiros.

Endereço: São Jorge da Mulada, Distrito de Criúva, próximo ao memorial e a Fazenda Bertussi

Link de localização

Reserva Bertussi e Cachoeira da Mulada

Um pedaço do paraíso em São Jorge da Mulada, Distrito de Criúva. 

A atração é voltada para os aventureiros que respeitam a natureza e desejam conectar-se com a energia vibrante que orbita este lugar. Trilhas, bosques, cachoeira e uma paisagem de tirar o fôlego é o que você vai encontrar nesse cantinho da Mulada.

O lugar faz parte de uma propriedade particular da Família Bertussi. Fica aberto para visitação aos sábados, domingos e feriados na temporada de verão.

Dicas
A Cachoeira da Mulada fica em meio a mata. Leve protetor solar, repelente e use calçado com tração para uma aventura segura. Se estiver em busca de conforto, lembre-se que a natureza é a estrela principal, leve sua cadeira de praia e acessórios. 
No local há um bosque para piquinique e churrasqueira. O estacionamento interno é limitado. 

Endereço - Linha Nossa Senhora de Fátima, 500 - Vila de São Jorge da Mulada, Distrito de Criúva, Caxias do Sul. (1,5km do Memorial Irmãos Bertussi) Link de localização. 
Telefone - (54) 98118-3998
Ingresso - R$15,00 individual, crianças até 10 anos pagam R$5,00. 
Funcionamento - 09h às 17h, finais de semana e feriados.

9 - Aventura

  

Covil do Bode

Se fosse é amante de aventuras, conhecer o Covil do Bode é quase uma obrigatoriedade. Localizado junto da loja Samburá, há um Centro de Treinamento Tático no qual é possível realizar cursos básicos e avançados e, ainda, utilizar o estande de tiro esportivo para fazer uma disputa com um amigo e ver quem tem a melhor pontaria.

Que tal uma experiência com adrenalina? Reúna a turma no airsoft, vivencie e sinta na pele as cenas dos seus filmes e vídeo games favoritos. Já imaginou você em uma missão de desarmamento de bomba ou de resgate de refém em meio a uma simulação de combate de guerra? Tudo isso é possível com o airsoft, um esporte que surgiu no Japão, na década de 70. Conheça mais. Para utilizar o espaço não é preciso agendar horário, basta ir até a loja em horário de funcionamento.

O valor é R$ 20 a cada 100 bolinhas. O equipamento de airsoft é fornecido pela empresa.

Horários: segunda a sexta das 08h45 às 11h45 e das 13h45 às 18h45 e aos sábados das 08h30 às 12h.

Após a aventura, você pode também conferir a completa linha de produtos para caça, pesca e camping, além de vestuário para quem gosta de estar em contato com a natureza. Um incentivo para novas aventuras.

Localizada na Avenida Rio Branco, 503, em Caxias do Sul. Mais informações.

 

10 Correr ou caminhar  

   

Correr ou caminhar

Que tal aproveitar o período mais calmo para caminhar ou até correr no seu bairro e conhecer lugares novos? Mas, claro, assim como em todas as outras atividades é necessário estar atento às recomendações dos órgãos de saúde. Chame os amigos e a família e faça desse momento uma diversão.

A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração, do corpo e da mente, diminuindo a ansiedade e o estresse.

É importante observar as recomendações médicas. Quem não tem o hábito e está começando a fazer atividade física, deve optar por uma caminhada leve. E se você já tem o hábito de correr, aproveite!

Caxias do Sul possui vários parques interessantes para se exercitar. Escolha um: Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos)Parque CinquentenárioParque Municipal Mato Sartori, Jardim Botânico de Caxias do SulParque da Lagoa Desvio RizzoParque Festa da UvaUCS e SESI

 

11 - Andar de bicicleta

Caxias do Sul possui um grande território além da área urbana. Cinco distritos fazem parte da área rural. Desafie-se e vá conhecer um novo local. Veja sugestões de alguns atrativos que podem servir de estímulo e confira o circuito sugerido pelo Guia, criado com o apoio do Pedala Caxias. Rota de cicloturismo Terceira Légua/ Estrada do Imigrante.

Lembramos que a distância do percurso deve ser definida proporcionalmente ao seu preparo físico. Alongamentos e boa alimentação são essenciais para não haver problemas. Lembre-se de levar água, lanche e utilizar filtro solar.

 


12 - Tomar um café com aquele amigo ou amiga que você não conversa há tempo.

Faça uma lista com aquelas pessoas especiais que há tempo você não conversa e convide-as para um bom café, chá ou suco. Esses reencontros geralmente são maravilhosos. Dica de locais

 


13 - Conhecer a gastronomia de um restaurante diferente

Gastronomia é um dos principais diferenciais da nossa cidade. Opções ótimas não faltam, escolha um local novo para conhecer ou até mesmo aquele local que você adora e há muito tempo não vai. Confira sugestões.


 

14 - Esporte

Caxias do Sul é o berço do Juventude e da S.E.R Caxias, além de ter varias equipes de diferentes modalidades esportivas. Contando, inclusive, com seus times ou atletas representando nossa bandeira em competições e campeonatos regionais, estaduais, nacionais e até internacionais.

Vale a pena conferir se está acontecendo algum evento esportivo na cidade para assistir.

 

15 - Consulte a agenda do Guia de Caxias do Sul e escolha uma atração para curtir.

Todos os dias o Guia de Caxias do Sul tem atrações para conferir na nossa amada cidade: exposições, música, dança, shows, orquestra, teatro, eventos especiais, tematicos, almoços e jantares diferenciados, festa de colonias,. Não deixe de acompanhar sempre nossa agenda de eventos para não perder nada de importante. E lembre-se: turismo é vida!

CONFIRA AGENDA DE EVENTOS

 


 

/uploads/painel/imagem/160401664712834010_m.jpg