15 dicas para curtir as férias em Caxias do Sul

Esta de férias em Caxias do Sul e não sabe o que fazer? Preparamos uma lista com 15 dicas legais para aproveitar. Confira

Conhecer novos locais, diversão, lazer
Voar, cantar, dançar, comer, celebrar...

O verão chegou e, para muitas pessoas, também chegaram as férias, que são tão desejadas!

Já que esse é um período em que muitos estão de férias da faculdade/escola ou do trabalho, resolvemos preparar uma lista com 15 dicas legais sobre o que fazer em Caxias do Sul.

Para quem gosta de vinho e de cerveja; para quem busca calma ou agitação. Caxias tem atrações para todos os gostos, e nós temos o propósito de organizar as informações e facilitar a sua vida. Confira as nossas sugestões.

1 - Cervejaria

A cultura da cerveja artesanal trouxe de volta a Caxias do Sul uma vocação que ela já havia tido no passado. Muito aconteceu desde aquela época até agora. No entanto, hoje, é incontestável a importância da produção de cerveja na cidade. Tanto que no dia 26 de novembro, Caxias do Sul passou a integrar a Rota das Cervejarias Artesanais, criada por meio da lei estadual 38/2016. Segundo o Anuário da Cerveja no Brasil de 2018, o Rio Grande do Sul é o Estado com o maior número de cervejarias do país. Esse mesmo estudo aponta Caxias do Sul como a terceira cidade brasileira no mesmo indicador. 

Caxias do Sul tem várias fábricas e você pode visitar e conhecer o processo de produção da cerveja. Dica, vá de Uber ou táxi e aproveite. 

Conheça o circuito das cervejarias de Caxias do Sul

Outra sugestão é visitar o

Circuito das casas e bares especializados em cervejas

 

2 - Curtir o interior da nossa cidade, com aroma de uva

Aproveite esse período para passear pelo interior, curtir nossa natureza exuberante, conferir a colheita e sentir o aroma da fruta.

Que tal aproveitar para conhecer a propriedade e adquir uvas direto do produtor?!

Confira circuito uvas de mesas...

 

3- Vinícolas 

Que tal aproveitar a folga e curtir a natureza e as vinícolas? A sugestão é conferir o circuito das vinicolas de Caxias do Sul.

Vinhos Granja do Vale

Já são três gerações da Família Zanrosso envolvidas com o cultivo da uva. A criação sob as parreiras e o orgulho do que os pais e avós construíram garantem que o legado continue. Todo esse amor pela terra e pelo trabalho dos antecessores é contado para os visitantes que chegam na Granja do Vale. Mostrar o parreiral, oferecer os produtos para degustação e celebrar a vindima faz parte do dia a dia deles. Você é convidado para participar e, garantimos, vai se sentir muito bem acolhido.

Caminho: todo asfaltado

Distância: cerca de três quilômetros do Parque da Festa da Uva, no roteiro Caminhos da Colônia.

Produtos à venda: mais de 15 variedades de uvas; vinhos; espumantes; sucos; produtos coloniais.  (uvas apenas na safra, de janeiro a abril)

Horários: 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min de  segunda a sexta-feira e no sábado pela manhã

Endereço: Estrada Vereador Ari Antônio Bergozza, 1450, Nossa Senhora da Saúde, Caxias do Sul  - Mais informações e link de localização

Telefone: (54) 3224.1633

 

Cantina Tonet: uma história que começou com a imigração

Quarta geração da família, a Tonet mantém uma tradição que chegou com os italianos. A família trabalha com o que ama. Ivo, a esposa, e os três filhos vivem o cultivo da uva e a produção do vinho na alma. Recebem diariamente com muita alegria os visitantes que vão conhecer a vinícola e adquirir produtos no varejo. Junto à vinícola, há um restaurante que serve comida típica italiana.

Horários de visitação: todos os dias, das 7h30min às 17h30min

Estrada: Toda asfaltada

Almoços: aos finais de semana, aberto ao público // Café da manhã e jantar e demais dias da semana: mediante reserva

Varejo: Venda de vinhos, espumante, sucos, graspa e produtos colonias

Diferencial:  Cardápio típico Italiano, desde um reforçado café da manhã até um delicioso jantar. Periodo de safra realizam passeios tematicos como " Pisa da Uva" e "Carnaval nos pareirais"

Endereço: Estrada Municipal Menezes, s/n - Linha 40 - Caxias do Sul  - Link de localização

Telefone: (54) 2992.3551

 

Outra sugestão de vínicola está na região de Forqueta

  

Forqueta + Vinícola Casa Onzi + Padaria Forqueta = delicioso piquenique em meio à natureza

O que você acha de dar uma volta no distrito que é o maior produtor de uva de Caxias do Sul? Forqueta é uma região privilegiada pela natureza e com vista para inúmeros parreirais.

Dica: Faça um piquenique!

Passe na Padaria Forqueta, bem no centro do distrito. Ela tem a “fama” de ter a melhor massa folhada e os melhores grostolis da região. São muitas delícias.

Conheça a Casa Onzi, uma vinícola familiar, onde você pode conversar direto com os proprietários. Você vai perceber a simplicidade, o carinho e o amor que eles têm pelo trabalho que reflete na qualidade de seus produtos, vários deles premiados. O local é único em meio aos vales e excelente para adquirir sucos, vinhos e outros itens para completar o seu piquenique. 

Circule pela região e encontre um local para fazer seu piquenique e se divertir! Fazer coisas diferentes é maravilhoso.

Padaria Forqueta: Avenida Luiz Franciosi Sério, 47 - Link Localização  - Fone: (54) 3206-1274

Vinícola Casa Onzi Localizada na Comunidade de Menino Deus - Forqueta - Link Localização  - Telefone: (54) 3207-7240  - Aberto no feriadão, fechando nos dias 25, 31/12/2018 e 01/01/2019.

4 -  Circuito Arte e cultura

 

A história e a identidade de uma região podem ser percebidas pelo seu patrimônio material e imaterial e se traduzem através da produção de artistas e a sua preservação em instituições culturais.

Baseado neste contexto, o Circuito de Arte e Cultura busca divulgar o trabalho de artistas e Instituições Culturais, aproximando visitantes e comunidade local das principais manifestações culturais de Caxias do Sul.

Diversos são os artistas e as Instituições engajadas com o Circuito de Arte e Cultura. Conheça quem está integrado ao Circuito e como proceder para o agendamento de sua visita, bem como conhecer as datas e horários.

Confira  circuito completo

 

5 - Nove opções para conhecer mais sobre a história de Caxias do Sul

Uma atividade que pode proporcionar conhecimento e bons momentos de convivência é visitar os museus e memoriais. Faça chuva ou sol, é uma ótima opção. Confira dicas dos lugares para visitar.

 

6 - Parques

Parque das Auraucárias 

Aproveite para conhecer o novo parque da cidade, Inaugurado em dezembro, o Parque das Araucárias. Ele está localizado junto ao Complexo Dal Bó, próximo ao Jardim Botânico, em Caxias do Sul. Amplo, é um ótimo espaço para curtir a tarde, com muito verde, água e espaço para caminhar, andar de bike, fazer piquenique ou simplesmente relaxar. 

O espaço, às margens da represa São Pedro, recebeu investimento de quase R$ 5 milhões. Foram construídos playground infantil e juvenil, pista de caminhada, ciclovia, academia, área para slackline e espaço pet. O local também recebeu infraestrutura de banheiros, guarita, estacionamento, bebedouros, lixeiras e bancos de concreto. Mais informações.

Vale dar passadinha no Jardim Botânico, que fica em frente, um ótimo lugar para curtir a natureza, com trilhas e jardins floridos. Confira outros parques e praças de Caxias do Sul.

Horário: Segunda a Domingo das 8h as 18h

Endereço: Complexo Dal Bó -Bairro Nossa Sra. do Rosário - Em frente Jardim Botânico

 

7 - Camping, gruta, cascata e cachoeira

 

Cascata dos Molin

Este pequeno paraíso tem uma das mais altas cachoeiras de Caxias do Sul. A queda d'água possui cerca de 50 metros de altura e é possível visualizá-la por diversos ângulos. Uma opção é ver de cima, chegando por uma trilha. Outro caminho leva à base da cascata. Entre árvores, aos poucos, você vai avistando partes da cachoeira, e, na metade, tem a possibilidade de vislumbrar a queda d´água passando por trás dela. O caminho, neste ponto, é bem acessível e entre pedras. 

Local: Distrito de Vila Seca a 12 km do centro do bairro de Ana Rech ou entorno de 27 km do centro de Caxias do Sul. Link de Localização

Valor da Entrada: Gratuita

O local é só natureza, portanto não possui infraestrutura de banheiro, lixo e água potável para consumo.

Leve água, protetor solar e repelente. Use calçados adequados para trilhas e roupas confortáveis.

 

 

 - Grutão Dos Índios

No passado, o Grutão Dos Índios foi moradia temporária dos índios, por isso tem esse nome. O local abriga uma queda d’água com aproximadamente 30 metros de altura, formando na sua base uma piscina natural. Em um dos paredões do entorno, uma gruta com aproximadamente 10 metros de profundidade e 50 metros de largura encanta os visitantes.

O Grutão é o local perfeito para quem gosta de relaxar, acampar ou até mesmo passar um fim de semana em família. Recomenda-se levar repelente e protetor solar.

É cobrada uma taxa no valor de R$ 8,00

Rua Egídio Costa - Santa Lúcia Piaí - ÁREA RURAL – Acesse link de localização.

Reserva Bertussi e Cachoeira da Mulada


Um pedaço do paraíso em São Jorge da Mulada, Distrito de Criúva. 

Voltado para os aventureiros que respeitam a natureza e desejam conectar-se com a energia vibrante que orbita este luga

Trilhas, bosques, cachoeira e uma paisagem de tirar o fôlego é o que você vai encontrar nesse cantinho da Mulada.

Uma propriedade particular da Família Bertussi. Fica aberto para visitação aos sábados, domingos e feriados na temporada de verão.

Dicas
A Cachoeira da Mulada fica em meio a mata. Leve protetor solar, repelente e use calçado com tração para uma aventura segura. Se estiver em busca de conforto, lembre-se que a natureza é a estrela principal, leve sua cadeira de praia e acessórios. 
No local há um bosque para picnic e churrasqueira. O estacionamento interno é limitado. 

Endereço - Linha Nossa Senhora de Fátima, 500 - Vila de São Jorge da Mulada, Distrito de Criúva, Caxias do Sul. (1,5km do Memorial Irmãos Bertussi) Link de localização. 
Telefone - (54) 98118-3998
Ingresso - R$15,00 individual, crianças até 10 anos pagam R$5,00. 
Funcionamento - 09h às 17h, finais de semana e feriados.

 

 

- Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Aproveite a temperatura agradável para curtir a natureza. O acesso até a Gruta Nossa Senhora de Lourdes é feito por uma escada com 150 degraus, que simbolizam o rosário. No mesmo espaço, há possibilidade de pegar uma trilha que leva a uma cascata e um paredão cercado pela mata. Esse passeio exige tempo bom, não é aconselhável em dias de chuva.

O acesso é pela Estrada do Imigrante, até a Igreja São Pedro e São Paulo, na Terceira Légua. Logo adiante, ingressar à esquerda, em via asfaltada. Link de localização

 

8 - Aventura

  

 - Covil do Bode

Junto à loja Samburá, há um Centro de Treinamento Tático no qual é possível realizar cursos básicos e avançados e, ainda, utilizar o estande de tiro esportivo para fazer uma disputa com um amigo e ver quem tem a melhor pontaria.

Que tal uma experiência com adrenalina? Reúna a turma no airsoft, vivencie e sinta na pele as cenas dos seus filmes e vídeo games favoritos. Já imaginou você em uma missão de desarmamento de bomba ou de resgate de um refém em meio a uma simulação de combate de guerra? Tudo isso é possível com o airsoft, um esporte que surgiu no Japão, na década de 70. Conheça mais. Para utilizar o espaço não é preciso agendar horário, basta ir até a loja em horário de funcionamento.

O valor é R$ 20 a cada 100 bolinhas. O equipamento de airsoft é fornecido pela empresa.

Horários: segunda a sexta das 08h45 às 11h45 e das 13h45 às 18h45 e aos sábados das 08h30 às 12h e das 14h às 17h. Dia 24 e 31/12 horário a tarde até às 17h.

Após a aventura, você pode também conferir a completa linha de produtos para caça, pesca e camping, além de vestuário para quem gosta de estar em contato com a natureza. Um incentivo para novas aventuras.

Localizada na Avenida Rio Branco, 503, em Caxias do Sul. Mais informações.

 

9 - Correr ou caminhar  

   

Correr ou caminhar

Que tal aproveitar o período mais calmo para caminhar ou até correr no seu bairro e conhecer lugares novos? Chame amigos e a família e faça desse momento uma diversão.

A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração, do corpo e da mente, diminuindo a ansiedade e o estresse.

Importante observar recomendações médicas. Quem não tem o hábito e está começando a fazer atividade física, deve optar por uma caminhada leve. E se você já tem o hábito de correr, aproveite!

Caxias possui vários parques interessantes para se exercitar. Escolha um: Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos)Parque CinquentenárioParque Municipal Mato Sartori, Jardim Botânico de Caxias do SulParque da Lagoa Desvio RizzoParque Festa da UvaUCS e SESI

 

10 - Andar de bicicleta

Caxias do Sul possui um grande território além da área urbana. Cinco distritos fazem parte da área rural. Desafie-se e vá conhecer um novo local. Veja sugestões de alguns atrativos que podem servir de estímulo e confira o circuito sugerido pelo Guia, criado com o apoio do Pedala Caxias. Rota de cicloturismo Terceira Légua/ Estrada do Imigrante.

Lembramos que a distância do percurso deve ser definida proporcionalmente ao seu preparo físico.

Alongamentos e boa alimentação são essenciais para não haver problemas. Lembre-se de levar água, lanche e utilizar filtro solar.

 

11 - Para a criançada, Colônia de férias

Confira vários locais que oferecem atividades divertidas para os baixinhos nesse período. Confira

 


12 - Tomar um café com aquele amigo ou amiga que você não conversa há tempo.

Faça lista com aquelas pessoas especiais que há tempo não conversa e convida para café. Esses reencontros geralmente são maravilhosos. Dica de locais


13 - Aproveitar a noite para reunir amigos e curtir nossos pub e bares.

Caxias tem várias opções para curtir a noite com música ao vivo e atrações diferenciadas. Confira as sugestões.


14 - Conhecer a gastronomia de um restaurante diferente

Gastronomia é um dos principais diferenciais da nossa cidade, escolha um local novo para conhecer. Ou até mesmo aquele local que você adora e há muito tempo não vai. Confira sugestões.


 

15 - Assistir a um jogo no estádio.

O Campeonato Gaúcho já iniciou e a nossa cidade tem dois times, o Caxias e o Juventude. Aproveite e torça para nossos representantes.


 Consulte a agenda do Guia de Caxias do Sul e escolha uma atração para curtir.

Todos os dias temos atrações para conferir na cidade: teatro, dança, show, música e muito mais. CONFIRA AGENDA DE EVENTOS

Uma dica para conferir, Festival de Cinema de Verão, uma seleção de 27 filmes, todos clássicos do cinema dos anos 1990, com exibições gratuitas e ao ar livre, em diversos locais de Caxias do Sul. Periodo 27 de janeiro a 09 de fevereiro.