Circuito de Arte e Cultura CIC

 

A história e a identidade de uma região podem ser percebidas pelo seu patrimônio material e imaterial, e se traduzem através da produção de artistas e a sua preservação em instituições culturais.

Baseado neste contexto, o Circuito de Arte e Cultura busca divulgar o trabalho de artistas e Instituições Culturais, aproximando visitantes e comunidade local das principais manifestações culturais de Caxias do Sul.

Diversos são os artistas e as Instituições engajadas com o Circuito de Arte e Cultura. Conheça quem está integrado ao Circuito e como proceder para o agendamento de sua visita, bem como conhecer as datas e horários.

 

Antonio Giacomin

Aquarelista nascido na Serra Gaúcha, onde, em 1980, iniciou-se no universo da pintura. Foi se aperfeiçoar nos Estados Unidos, México e Europa. Em 2007, lançou o livro “Poesias em Aquarela”, um inventário de imagens temáticas resultantes de viagens empreendidas por várias regiões do Rio Grande do Sul. Em 2012, em parceria com o escritor Nivaldo Pereira, lançou o livro “Jeitos de Ser Brasil”, no qual registraram aspectos da cultura brasileira. Em 2014, em parceria com Marcos Fernando Kirst, lançou a obra “Serra Gaúcha: O Passado Presente”. Venceu o concurso para escolha do desenho da coroa da Rainha da Festa da Uva 2014. Reside e trabalha em Caxias do Sul, onde mantém o seu estúdio.

  

Nome: Galeria e Atelier Antônio Giacomin    
Endereço: João Adami, 286 - Pio X - Caxias do Sul    
Telefone: (54) 99106-6711    
E-mail: [email protected]        
Contato: Caroline
Responsável: Antônio e Caroline
Capacidade de Visitantes: aproximadamente 50 pessoas    
O que vai oferecer ao visitante: água, café e muita arte    
Dias da semana e horários de atendimento: com agendamento
Há venda de produtos no local: sim
Informações Complementares: oferecem workshops, aquarelas, acrílico sobre tela, camisetas, mini-aquarelas, livros e outros
 Site: www.antoniogiacomin.com

 
Atelier São Lucas
 
O nome do atelier foi dedicado a São Lucas evangelista que também padroeiro do pintor. Segundo uma tradição do início do cristianismo São Lucas fez uma pintura retratando a fisionomia da Virgem Maria. O Atelier São Lucas na pessoa do frei Celso Bordignon é uma microempresa que se dedica a restauração de obras de arte: pintura sobre tela, imaginária em madeira e gesso. Também faz trabalhos de conservação e restauro de documentos e livros. Bordignon é doutor em Arqueologia Paleo-cristã pelo Pontifício Instituto de Arqueologia Cristã de Roma.
 
 
 
Nome: Alelier São Lucas
Endereço: Rua General Mallet, 33A - Rio Branco - Caxias do Sul
Telefone: (54) 3220-9585 / (54) 99656-2278
Contato: Celso Bordignon
Responsável: Celso Bordignon
Capacidade de Visitantes: 10 a 15 pessoas
O que oferece ao visitante: água, café, chá,
Dias da semana e horários de atendimento: segundas a sexta, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h // Outros horários mediante agendamento.
Há venda de produtos no local: sim
Informações Complementares: visitas mediante agendamento, especialmente para outros horários
Neste espaço também são realizadas aulas de pintura, desenho e oficinas, bem como o trabalho de iconografia do frei Celso.
 
 Elisa Zattera
 
Elisa Zattera, graduada em artes plásticas pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, busca nas formas geométricas a representação do seu universo. Através do movimento, ela, molda elementos, incrementa originalidade, num toque singular, transformando pensamento em criatividade. A artista se utiliza de vários suportes em suas obras, como: aço, madeira, poliuretano, resina, fibra de vidro entre outros.
  
 
Nome: Elisa Zattera
Endereço: Moreira César, 2695, sala 101 - Caxias do Sul
Telefone: (54) 99129-3346
Contato: Elisa Zattera
Responsável: Elisa Zattera
Capacidade de Visitantes: 15 pessoas
O que vai oferecer ao visitante: além do atelier de criação uma galeria com obras
Dias da semana e horários de atendimento: Todas as tardes, das 14h às 18h com agendamento
Há venda de produtos no local: Sim
Informações Complementares: Necessário agendar horário para a visitação
 
Rafael Dambrós

 Rafael Dambros é formado em produção audiovisual pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, onde viveu por sete anos trabalhando para a REDE RECORD de Rádio e Televisão e  como professor de desenho e pintura artística em escolas profissionalizantes e na ONG SERCIDADÃO. Em 2006 realizou sua primeira exposição individual, intitulada "Efeitos" no centro cultural Suassuna, RJ, com seus primeiros desenhos em caneta BIC. A sequência de desenhos produzidas em caneta esferográfica gerou diversas exposições, sempre tendo o homoerotismo como linha norteadora e em 2018, após uma extensa pesquisa o artista realizou  a exposição SANTIFICADOS que gerou intenso debate no meio artístico e político de Caxias do Sul. Atualmente segue em produção dando sequência às suas pesquisas.

    

Nome: Rafael Dambrós
Endereço: Rua João Pratavieira,  335 
Telefone: (54) 99651-9362 
E-mail:    [email protected]      
Contato: Rafael Dambrós   
Responsável: Rafael Dambrós    
Capacidade de Visitantes: não disponível para visitas
O que vai oferecer ao visitante: oficinas, palestras, conversas. Visitas em Escolas e Empresas  
Dias da semana e horários de atendimento: Segunda a sábado
Informações Complementares: As obras estão à venda pelo site e pela rede social do artista

www.rafaeldambroz.com.br

Fábio Panone Lopes
Fábio Panone Lopes aka FLOP e arquiteto e artista, dedica seu talento na criação vinculada ao design e a arte desde criança. FLOP possui um traçado marcante. Da mistura de linhas expressivas da sua profissão de arquitetura, somadas a preenchimentos super coloridos da arte do graffiti, suas obras resultam em um estilo super diferenciado, com influencias dos movimentos que vão do Pop Art ao estilo Art Nouveau. Não é a toa que seu estilo arrojado já ambientou empresas como Tramontina, Randon, Luna ALG, além de ambientes para a mostra de arquitetura Casa & Cia e Sala de Arquitetos. Também realizou dois Murais em um dos maiores teatros de danças do Reino Unido, o Sadler`s Wells Theatre em Londres, Inglaterra, para o espetáculo “Brasil, brasileiro! The summer sensation”, além de realizar um mural no Banco Central da Europa, em Frankfurt na Alemanha e em Barcelona, no hostel Sant Jordi Sagrada Família.

  

Nome: Studio Flop
Razão Social: Fábio Panone Lopes 
Endereço: Av. São João, 1829 - apto 201 - Caxias do Sul
Telefone: (54) 99609-5959
Contato: Fábio Panone Lopes
Responsável: Fábio Panone Lopes
Capacidade de Visitantes: não disponível para visitas
O que vai oferecer ao visitante: disponível para palestras em escolas e empresa
Dias da semana e horários de atendimento: qualquer data, com agendamento prévio
Há venda de produtos no local: Não