Circuito de Arte e Cultura CIC

Aproveite

 

A história e a identidade de uma região podem ser percebidas pelo seu patrimônio material e imaterial, e se traduzem através da produção de artistas e a sua preservação em instituições culturais.

Baseado neste contexto, o Circuito de Arte e Cultura busca divulgar o trabalho de artistas e Instituições Culturais, aproximando visitantes e comunidade local das principais manifestações culturais de Caxias do Sul. Um projeto idealizado pela Diretoria de Cultura da CIC Caxias com apoio do Guia de Caxias do Sul.

Diversos são os artistas e as Instituições engajadas com o Circuito de Arte e Cultura. Conheça quem está integrado ao Circuito e como proceder para o agendamento de sua visita, bem como conhecer as datas e horários.

 

 

Antonio Giacomin

 

 

Aquarelista nascido na Serra Gaúcha, onde, em 1980, iniciou-se no universo da pintura. Foi se aperfeiçoar nos Estados Unidos, México e Europa. Em 2007, lançou o livro “Poesias em Aquarela”, um inventário de imagens temáticas resultantes de viagens empreendidas por várias regiões do Rio Grande do Sul. Em 2012, em parceria com o escritor Nivaldo Pereira, lançou o livro “Jeitos de Ser Brasil”, no qual registraram aspectos da cultura brasileira. Em 2014, em parceria com Marcos Fernando Kirst, lançou a obra “Serra Gaúcha: O Passado Presente”. Venceu o concurso para escolha do desenho da coroa da Rainha da Festa da Uva 2014. Reside e trabalha em Caxias do Sul, onde mantém o seu estúdio. 

Nome: Galeria e Atelier Antônio Giacomin    
Endereço: João Adami, 286 - Pio X - Caxias do Sul    
Telefone: (54) 99106-6711    
E-mail: [email protected]        
Contato: Caroline
Responsável: Antônio e Caroline
Capacidade de Visitantes: aproximadamente 50 pessoas    
O que vai oferecer ao visitante: água, café e muita arte    
Dias da semana e horários de atendimento: com agendamento
Há venda de produtos no local: sim
Informações Complementares: oferecem workshops, aquarelas, acrílico sobre tela, camisetas, mini-aquarelas, livros e outros
 Site: www.antoniogiacomin.com

 
Atelier São Lucas
 
 
O nome do atelier foi dedicado a São Lucas evangelista que também padroeiro do pintor. Segundo uma tradição do início do cristianismo São Lucas fez uma pintura retratando a fisionomia da Virgem Maria. O Atelier São Lucas na pessoa do frei Celso Bordignon é uma microempresa que se dedica a restauração de obras de arte: pintura sobre tela, imaginária em madeira e gesso. Também faz trabalhos de conservação e restauro de documentos e livros. Bordignon é doutor em Arqueologia Paleo-cristã pelo Pontifício Instituto de Arqueologia Cristã de Roma.
 
Nome: Alelier São Lucas
Endereço: Rua General Mallet, 33A - Rio Branco - Caxias do Sul
Telefone: (54) 3220-9585 / (54) 99656-2278
Contato: Celso Bordignon
Responsável: Celso Bordignon
Capacidade de Visitantes: 10 a 15 pessoas
O que oferece ao visitante: água, café, chá,
Dias da semana e horários de atendimento: segundas a sexta, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h // Outros horários mediante agendamento.
Há venda de produtos no local: sim
Informações Complementares: visitas mediante agendamento, especialmente para outros horários
Neste espaço também são realizadas aulas de pintura, desenho e oficinas, bem como o trabalho de iconografia do frei Celso.
 
Bruno Éde
 
É eminente na sua trajetória enquanto artista, um início experimental (2015), com o uso de tinta a óleo na criação de composições abstratas e iconográficas essencialmente bidimensionais. O uso da palavra surge em seguida, dando início a pesquisa e a questionamentos do artista. A fotografia entra como um complemento e também como um avanço na sua trajetória lhe trazendo novas possibilidades de experimentação.
O estado fragmentário é algo que chama a atenção do artista multidisciplinar. Sua investigação desloca-se por questões da sociologia urbana, a prática da deriva no entorno contemporâneo aparece, intimamente, no processo criativo do artista, ao se desapegar de um objetivo consciente que orienta seu desenvolvimento, a deriva se torna basicamente uma experiência do olhar. Observa com um olhar sensível (permeado entre arte e arquitetura), frui espaços e cria memória visual.
Anuncia-se sobre determinados lugares da cidade contemporânea resultando em uma estética de “arquitetura hostil”: sendo esse o destaque dos atuais trabalh
os.
 
Nome: Bruno Éder
Endereço: Av. São Leopoldo, 203 - ap 102 -
Telefone: (54) 99679 8034
Contato: Bruno Éder
Responsável: Bruno Éder
instagram: @e.dbruno
issu.com: brunoeder
 
 Elisa Zattera

 

   

Elisa Zattera, graduada em artes plásticas pela Universidades de Caxias do Sul -UCS. Foi professora de Ensino da Arte na rede municipal por 8 anos. Em busca de aperfeiçoamento, Elisa realizou diversos cursos como: pintura acrílica, pintura a óleo, papel machê e nos últimos 8 anos tem se dedicado ao curso de escultura com o escultor Mario Cladera.

A artista, antes do que propor o domínio da massa, do volume, num estudo racional e calculado, gera planos e linhas condutoras de energia. Seu tema e a argamassa de sua arquitetura são a imaterialidade a fluir, que é então plasmada em linhas e planos e é feita gesto registrado no espaço. Este fazer resulta em obras que, a pesar do seu caráter abstrato, carregam na sua elegância e dinamismo a lembrança do corpo feminino.(Mario Cladera)

 A artista se utiliza de vários suporte em suas obras, como: aço, madeira, poliuretano, resina, fibra de vidro entre outros.

 Elisa realizou diversas exposições de arte individuais e coletivas, como a exposição Individual “Arte à Flor da Pele”, realizada em maio de 2010 em SC, na Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Em maio de 2016, realizou a Exposição   “Em Movimento” na Galeria de Artes do Campus 8 da UCS. Em dezembro participou da Exposição “SOU”, a força feminina com esculturas de 4 mulheres escultoras caxienses; realizada na Galeria de Arte do Centro Cultural Ordovás. Em abril de 2018, realizou a Exposição “Corpo Oculto” na Galeria Gerd Bornheim.  Em 2019, levou a Exposição Corpo Oculto para o IAB – RS em Porto Alegre.

Descrição das obras: A rigidez da escultura e o seu estado estático pode conduzir o pensamento na direção contrária à ideia de movimento. Na sutileza das linhas curvas e em movimentos aéreos da linha, ora retorcendo-se, ora encontrando-se, percebe-se uma similaridade com o feminino, um tema recorrente do processo criativo e da produção da artista (Sivana Boone).

 

Nome: Elisa Zattera
Endereço: Moreira César, 2695, sala 101 - Caxias do Sul
Telefone: (54) 99129-3346
Contato: Elisa Zattera
Responsável: Elisa Zattera
Capacidade de Visitantes: 15 pessoas
O que vai oferecer ao visitante: além do atelier de criação uma galeria com obras
Dias da semana e horários de atendimento: Todas as tardes, das 14h às 18h com agendamento
Há venda de produtos no local: Sim
Informações Complementares: Necessário agendar horário para a visitação
 
Mádia Bertolucci  
 
 
Formação Artística: Licenciatura Plena de Educação Artística – Caxias do Sul – RS
Técnica: Pintura Acrílica sobre Tela.
Artista caxiense, formada pela Universidade de Caxias do Sul- UCS- sempre esteve presente nas artes plásticas. Sócia fundadora do NAVI- Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul desde 1988. Participou de salões, coletivas e exposições individuais.
Trabalha com várias técnicas, como: pastel seco, gravura, aquarela, litografia, xilografia, entre outros, mas, foi na pintura acrílica sua identificação.
O trabalho é o abstrato, com metáforas, seguindo sua própria temática.
 
Nome: Mádia Bertolucci
Endereço: Rua Feijó Júnior, 975 - Caxias do Sul
Telefone: 54 99969-6633
Contato: Arte Quadros - Maria Inês Salvador
Responsável: Maria Inês Salvador
Capacidade de Visitantes: 20 pessoas
O que vai oferecer ao visitante: café, chá, delicatessen
Dias da semana e horários de atendimento: quarta-feira, pela manhã
Há venda de produtos no local: Sim
Informações Complementares: Exposição de suas obras na Galeria Arte Quadros
Tempo de permanência no local de cada grupo: 1h40min
Telefone Arte Quadros: (54) 3028-7896 / (54) 99609-6740
E-mail Arte Quadros: [email protected]
 
 
Rafael Dambrós

 

 

 Rafael Dambros é formado em produção audiovisual pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, onde viveu por sete anos trabalhando para a REDE RECORD de Rádio e Televisão e como professor de desenho e pintura artística em escolas profissionalizantes e na ONG SERCIDADÃO. Em 2006 realizou sua primeira exposição individual, intitulada "Efeitos" no centro cultural Suassuna, RJ, com seus primeiros desenhos em caneta BIC. A sequência de desenhos produzidas em caneta esferográfica gerou diversas exposições, sempre tendo o homoerotismo como linha norteadora e em 2018, após uma extensa pesquisa o artista realizou  a exposição SANTIFICADOS que gerou intenso debate no meio artístico e político de Caxias do Sul. Atualmente segue em produção dando sequência às suas pesquisas. 

Nome: Rafael Dambros
Endereço: Rua João Pratavieira,  335 
Telefone: (54) 99651-9362 
E-mail: [email protected]      
Contato: Rafael Dambrós   
Responsável: Rafael Dambrós    
Capacidade de Visitantes: não disponível para visitas
O que vai oferecer ao visitante: oficinas, palestras, conversas. Visitas em Escolas e Empresas  
Dias da semana e horários de atendimento: Segunda a sábado
Informações Complementares: As obras estão à venda pelo site e pela rede social do artista

Site: www.rafaeldambros.com.br

Instagram: @rafaeldambros

 

Studio Flop - Artista Fábio Panone Lopes
 
    
Fábio Panone Lopes aka FLOP e arquiteto e artista, dedica seu talento na criação vinculada ao design e a arte desde criança. FLOP possui um traçado marcante. Da mistura de linhas expressivas da sua profissão de arquitetura, somadas a preenchimentos super coloridos da arte do graffiti, suas obras resultam em um estilo super diferenciado, com influências dos movimentos que vão do Pop Art ao estilo Art Nouveau. Não é a toa que seu estilo arrojado já ambientou empresas como Tramontina, Randon, Luna ALG, além de ambientes para a mostra de arquitetura Casa & Cia e Sala de Arquitetos. Também realizou dois Murais em um dos maiores teatros de danças do Reino Unido, o Sadler`s Wells Theatre em Londres, Inglaterra, para o espetáculo “Brasil, brasileiro! The summer sensation”, além de realizar um mural no Banco Central da Europa, em Frankfurt na Alemanha e em Barcelona, no hostel Sant Jordi Sagrada Família
   
Nome: Studio Flop
Endereço:  Rua Garibaldi912, Centro, Caxias do Sul
Telefone: (54) 99609-5959
Contato: Fábio Panone Lopes
Responsável: Fábio Panone Lopes
O que oferece: palestras em escolas e empresa. Murais pintados pela cidade de Caxias. Um deles está localizado na Rua Garibaldi, 912, centro, Caxias do Sul (em frente ao McDonald's).
Dias da semana e horários de atendimento: qualquer data, com agendamento prévio
 

CENTROS DE CULTURAS, GALERIAS E MUSEUS.

 

Centro Cultural Moinho da Cascata - Centro de exposições artísticas e apresentações de espetáculos

 

   

O Moinho da Cascata é um local que abriga parte importante parte da história de Caxias do Sul que vai da moagem do trigo à geração de energia elétrica, do abandono à formação de um dos mais ativos centros culturais da região através do olhar do Grupo Ueba Produtos Notáveis.

A história do Moinho da Cascata começou com a chegada do Cav. Aristides Germani no então Campo dos Bugres, atual Caxias do Sul, em 1885. Italiano, Germani aprendeu o ofício de triticultor ainda em sua terra natal e trouxe o conhecimento para o Brasil. Em 1891, adquiriu a cascata do então Arroio Marquês do Herval (atual rio Tega). O Moinho da Cascata funcionou como principal moinho industrial de trigo do estado até o ano de 1950, sendo desativado e praticamente abandonado após este período. O conjunto então é adquirido pelo grupo Tondo em 1997 e passa a ser patrimônio tombado a partir de 2002.  O enorme valor histórico do Moinho da Cascata para o país é inegável, mas só sua inclusão no livro tombo da cidade não é garantia de que ele e sua carga histórica serão preservados.

A preservação dos bens tombados só é garantida quando a edificação permanece viva e relevante para o contexto social na qual está inserida, mesmo que readequada a novos usos. Desta forma, a presença do Grupo Ueba no Moinho da Cascata desde 2013 é determinante para que o prédio seja preservado, conferindo assim a importância de Centro Cultural.

Mas a trupe leva isso além: através da arte, não só o prédio continua vivo e relevante, como também ganha papel na vida do cidadão caxiense. Antes um prédio industrial fechado, hoje o Moinho abre suas portas para a cidade, convidando seus habitantes não só a conhecê-lo como uma peça em um museu a céu aberto, mas também experimentá-lo e torna-lo parte de suas vidas.

O local abriga a coleção de figurinos, adereços, cenários, máscaras e exposição fotográfica do grupo de teatro Ueba Produtos Notáveis em seus mais de mil metros quadrados e 15 anos de fazer teatral.  O andar superior abriga uma sala de apresentações, com formato alternativo e rústico. O Subsolo tem revelado sua vocação para exposições artísticas de uma infinidade de áreas. A gastronomia entra em cena com o Café do Moinho, que tem seu funcionamento concomitante com eventos no Moinho da Cascata.

Além do interior do prédio mantido com suas caraterísticas históricas, há ainda um enorme pátio que possibilita atividades ao ar livre e uma bela vista do Arroio Tega e sua queda d’agua de cerca de 40 metros de altura. A paisagem encanta os visitantes pela exuberância natural tão próximo ao centro urbano de Caxias do Sul, um recanto de paz e bem estar que faz a visita ser especial.

O Moinho da Cascata, que foi a primeira edificação na cidade a gerar energia elétrica, segue e ligado intimamente ao empreendedorismo caxiense, gerando arte, possibilitando a conscientização ambiental, patrimonial e cultural, ofertando um local de encontro à população da cidade.

Nome: Moinho da Cascata - Sede do Grupo de Teatro UEBA 
Endereço: Luiz Covolan, 2820 - Caxias do Sul
Telefone: (54) 3028-8192
Contato: Aline Fernanda Zilli
Responsável: Aline Fernanda Zilli
Capacidade de Visitantes: 200 visitantes
O que vai oferecer ao visitante: Visitantes do Moinho da Cascata, acervo de acessórios e adereços do Grupo de Teatro Ueba Produtos Notáveis e visitação ao prédio que é tombado como patrimônio histórico do Município de Caxias do Sul. No local também eventualmente acontecem apresentações teatrais e exposições artísticas variadas.
Dias da semana e horários de atendimento: De quarta a sexta das 10h às 17h. Sábado e domingos das 13h às 18h
Há venda de produtos no local: Sim
Informações Complementares: No local está sendo montado uma cafeteria que atenderá aos visitantes aberta aos finais de semana.
 
 
 
CLAUDETE MATIAS - CONSULTORA DA ARTE
 
   
Consultora da arte, orienta o cliente na busca pela obra de arte adequada para a composição de um ambiente ou na procura de oportunidades para investimento.
Realiza:
- Levantamento de dados do cliente, como perfil e objetivo pessoal, avaliação do ambiente e orçamento previsto.
- Pesquisa da(s) obra(s).
- Apresentação do projeto e das possibilidades.
- Validação da(s) obras(s).
- Acompanhamento da aquisição e instalação da(s) obra(s).
 
Nome: Claudete Matias
Endereço: Rodrigues Alves, 2064 - Caxias do Sul
Telefone: (54) 99605-6428
Contato: Claudete Matias
Responsável: Claudete Matias
Capacidade de Visitantes: 20  pessoas
O que vai oferecer ao visitante: água, café
Dias da semana e horários de atendimento: quarta-feira, das 14h às 18h, com agendamento
Há venda de produtos no local: Sim
Redes sociais:
www.facebook.com/claudetematiasconsultoria
www.instagram.com/claudetematiasconsultoria
 
INSTITUTO BRUNO SEGALLA
 
 
Criado em 2005, o IBS - Instituto Bruno Segalla - é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) sem fins lucrativos e aberta ao público, que preserva, estuda, comunica e expõe os bens culturais relacionados à vida e obra do artista plástico e metalúrgico Bruno Segalla (1922-2001). Trabalha pela promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, assim como do ensino, por meio de projetos educativos e da pesquisa e salvaguarda do acervo. Desde 2014, o IBS obteve apoio e acolhimento da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com a cessão temporária de um valioso espaço junto ao Centro de Artes e Arquitetura – Campus 8. O IBS é reconhecido como museu pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), integra o Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e o Sistema Estadual de Museus (SEM).
(informações extraídas do material recebido do IBS)
 
Nome: Instituto Bruno Segalla
Endereço: Av. Frederico Segalla, 3099, sala 33 - Samuara - Caxias do Sul
Telefone: (54) 4062-9421
Contato: Florência Neito
Responsável: Mariana Duarte
Capacidade de Visitantes: até 20 pessoas 
O que vai oferecer ao visitante: mediação da exposição, oficinas
Dias da semana e horários de atendimento: De segunda a sexta, mediante agendamento
Há venda de produtos no local: Não
Site: www.brunosegalla.org.br
 
 
INSTITUTO HÉRCULES GALLÓ

 

 

Inspirado na figura emblemática do imigrante italiano que empresta seu nome, o Instituto Hércules Galló nasceu da vontade dos descendentes de preservar a memória do empreendedor do setor têxtil da Serra Gaúcha. O propósito inicial do instituto é ser tutor do conjunto de residências restauradas, localizada em Galópolis, bairro de Caxias do Sul (RS), mas também transformar o local em um centro voltado à cultura e à memória.

O instituto se propõe a ser agente gerador de projetos culturais e educacionais e ser pensante nas questões de preservação e atrações para Galópolis. A ideia é interagir com a comunidade, apoiando movimentos no mundo das artes, acolhendo exposições, encontros, mostras e palestras. Além disso, o IHG quer chamar atenção para outras edificações existentes em Galópolis que mereçam atenção enquanto Patrimônio Histórico Local.

O instituto também quer motivar a comunidade do bairro e de Caxias do Sul a encontrar caminhos para atrair turismo cultural e de lazer. Estabelecer vínculos com outros institutos e organizações que tenham os mesmos intuitos, em âmbito regional, nacional ou internacional, é outra meta importante do IHG.

Nome: Instituto Hércules Galló 
Endereço: BR 116, nº 1579, no bairro Galópolis,
Telefone: 54 3028.2810 / (54) 99112-2600
Contato: Renato Solio
Responsável:Renato Solio
Capacidade de Visitantes: 50 pessoas
O que vai oferecer ao visitante: Visita ao museu, documentário do restauro das casas
Dias da semana e horários de atendimento:  Terças a Sábados das 13h30min às 17h30min
Há venda de produtos no local: Não
Informações Complementares: Excepcionalmente sobre consulta poderá haver visitação com agendamento.

Site: http://www.herculesgallo.com.br/

 

GALERIA ARTE QUADROS
 
Encantar. Isso é o que a Galeria Arte Quadros faz há quatro décadas. 
Há 19 anos no local onde está situada atualmente, a Galeria Arte Quadros oferece ao público diversos produtos e serviços dentro das artes visuais, desde a venda de obras de arte e molduras, até a assessoria na escolha à instalação das obras. Seu propósito: ser um agente de fomento à cultura na sua região de atuação, promovendo, assim, a aproximação dos artistas com o público. A Galeria Arte Quadros mantém relacionamento com um contingente de mais de 200 artistas locais, nacionais e internacionais. Exibe em seu espaço obras de artistas já consagrados e promove o surgimento de novos talentos. Com um acervo físico de mais de 2000 mil obras, e o acervo virtual, a galeria procura dispõe de arte clássica, moderna e contemporânea. (informações extraídas do site da Galeria)
 
 
Nome: Galeria Arte Quadros
Endereço: Rua Feijó Júnior, 975 - Caxias do Sul
Telefone: (54) 3028-7896 / (54) 99609-6740
Contato: Maria Inês Salvador
Responsável: Maria Inês Salvador
Capacidade de Visitantes: 20 pessoas
O que vai oferecer ao visitante: café, chá, delicatessen
Dias da semana e horários de atendimento: quarta-feira, pela manhã
Há venda de produtos no local: sim
Informações Complementares: Tempo de permanência no local de cada grupo: 1h40min
Site: www.galeriaartequadros.com.br
 
GALERIA DE ARTE DO CAMPUS 8

 

Criada em setembro de 2007, com a mostra comemorativa A presença do Curso de Artes nos 40 Anos da UCS, e inaugurada, com a exposição Escultura em rocha basáltica, de João Bez Batti, com curadoria da Profa. Dra. Mara Galvani, a Galeria de Arte do Campus 8 integra o Projeto Mostra UCS Campus 8 que tem como objetivos democratizar o acesso de todos com o objeto artístico; formar público fruidor de arte; mostrar, divulgar, discutir e estimular a produção nas diversas linguagens visuais, dialogando com a obra, o artista e o público para dar visibilidade à produção de Caxias do Sul e região.

 Visa contribuir para o fortalecimento e o intercâmbio artístico e cultural entre universidades, escolas e demais instituições de ensino, atleiers, museus, galerias, institutos, fundações, coletivos de arte, poder público municipal e entidades públicas e particulares de Caxias do Sul e cidades de abrangência da UCS, bem como do estado do Rio Grande do Sul. Ligada ao Programa de Linguagens da Arte (PLA), a Galeria de Arte do Campus 8, através Universidade de Caxias do Sul, Pró-Reitoria Acadêmica, Área de Conhecimento de Artes e Arquitetura e dos Cursos de Artes (Bacharelado e Licenciatura) reafirma a importância e a tradição das artes visuais em Caxias do Sul. Diversos artistas já expuseram, individualmente suas obras na Galeria de Arte do Campus 8. 

Nome: Galeria de Arte do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul

Endereço: Situada no prédio central do Campus 8, Avenida Frederico Segala, 3099 Bairro Samuara (RS 122 Km 69) 
Telefone: (54) 3289-9000
Contato: : Rosiana Frizzon e/ou professora Mara Galvani
Responsável: Mara Galvani
Capacidade de Visitantes: grupo de até 50 pessoas por visita
O que vai oferecer ao visitante: visita à Galeria de Arte, Ateliers do Campus 8, Clube da Gravura, Biblioteca
Dias da semana e horários de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 horas às 22h30min 
Há venda de produtos no local:  Não
Informações Complementares: Visitas de escolas e grupos devem ser agendadas pelo telefone (54) 3289-9000, ou pelo email [email protected]
 
MUSCAP - Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul
 
 


A Missão do Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul (MusCap) é preservar e comunicar os objetos e as memórias que contam a história da presença Capuchinha no Rio Grande do Sul e também as particularidades que tornam especial cada Frade Capuchinho.

Em 2012 o Museu passou por uma reestruturação museológica, tendo como base norteadora um Planejamento Plurianual de Atividades. Para isso, foi contratada uma equipe de profissionais com formação específica em diversas áreas de atuação, como a museologia, a história, a conservação e o restauro. Além disso, o MusCap passou a contar com colaboradores externos para assessoramento e atuação em projetos pontuais das áreas de arquitetura, cenografia, jornalismo, educação e artes visuais.

 
Nome: Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul (MusCap) 
Endereço: Rua General Mallet, 33A - Rio Branco - Caxias do Sul
Telefone: (54) 3220-9565 / (54) 3220-9542
Contato: Raquel Brambilla / Christian de Lima
Responsável: Raquel Brambilla / Christian de Lima
Capacidade de Visitantes: 20 a 30 pessoas
O que vai oferecer ao visitante: água, café, chá
Dias da semana e horários de atendimento: Segundas a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h20
Há venda de produtos no local: sim
Informações Complementares: visitas mediante agendamento, especialmente para outros horários
 
 
 
 
Instituto de Leitura Quindim 
 
 
 
O Instituto de Leitura Quindim é um centro de referência na área da Literatura no Brasil. Localizado em Caxias do Sul, abriga uma Biblioteca, um Centro de Estudos e Pesquisas e uma Livraria. Com o aumento significativo de público e pensando em oferecer maior conforto e acessibilidade aos sócios e à comunidade em geral, o Quindim estabelece uma parceria com a GCI Empreendimentos. Em janeiro de 2020, o Instituto muda sua sede para a região central de Caxias do Sul, ao lado da Praça Dante Alighieri. Ampliando seu espaço físico, passa a ocupar o salão nobre do antigo prédio histórico da Metalúrgica Eberle – conhecido como Pátio Eberle - no coração da cidade de Caxias do Sul.  
A Biblioteca Quindim é um espaço onde crianças, jovens e adultos têm acesso à Literatura Infantil, Juvenil e a conteúdos teóricos de qualidade sobre o tema. São mais de 6 mil títulos para empréstimo e leitura no local, cada sócio pode levar até 15 livros por vez por 15 dias. Além disso, são realizados no local diversas oficinas e atividades para a família, crianças e interessados na área da Literatura, Educação, Arte e Cultura. 
O Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) tem como objetivo produzir conhecimento, ofertar formação para mediadores de leitura, nas áreas de abrangência da literatura e suas concepções estéticas e de fruição. Mensalmente são ofertados cursos onlines pelo Instituto, que tem tido inscrições de pessoas de todo o mundo. 
A Livraria possui livros infantis, juvenis e teóricos de qualidade, além de produtos que estimulam o imaginário, o incentivo à leitura e o seu valor simbólico. Além da sustentabilidade do Instituto, a Livraria oferece o que há de melhor na área. 
Nome: Instituto de Leitura Quindim
Endereço: Rua Sinimbu, 1670, Centro - Pátio Eberle - Caxias do Sul
Telefone: (54) 30252541/ (54) 9962-5120
Contato: Franciele Oliveira
Responsável: Volnei Canônica
Capacidade de Visitantes: 200 visitantes 
O que vai oferecer ao visitante: Visitantes a Biblioteca do Instituto de Leitura Quindim, empréstimo de livros, visitação ao prédio tombado como patrimônio histórico do Município de Caxias do Sul. No local também exposições artísticas e oficinas para as famílias, crianças, educadores e artistas. 
Dias da semana e horários de atendimento: De quarta a sexta das 09h às 18h. Sábado e domingos das 13h às 18h - Período de pandemia: Sexta e sábado, das 09h às 13h
Há venda de produtos no local: Sim
Site: https://www.institutoquindim.com.br/