Roteiro Estrada do Imigrante - 3ª Légua

O caminho percorrido pelos imigrantes quando chegaram a região de Caxias do Sul é conhecido como ‘Estrada do Imigrante’. Atualmente a maioria das estradas são asfaltadas, oferecem belas paisagens rurais do interior, com gastronomia típica, visitação a adega e passeios.

Este roteiro é de grande importância e identificação com o que representa na história de Caxias de Sul. Posicionado na divisa com a região de colonização germânica, o roteiro se estrutura a partir das estradas centenárias abertas pelos imigrantes italianos em meio às matas, para alcançar então as terras que lhes foram “doadas” pelo governo imperial brasileiro.

Mesmo que a maioria das estradas esteja asfaltada nos dias de hoje, as estradas ainda guardam muitas das características do passado: são estreitas, sinuosas e íngremes. Nos trechos de chão batido a história se torna ainda mais forte e evidente. A estrada mais conhecida é a Estrada Rio Branco, que começava em São Sebastião do Caí e era caminho dos imigrantes até a Serra. A subida foi uma das maiores adversidades. Ainda hoje, encontramos trechos de chão batido, que precisam ser superados com muita coragem e habilidade ao volante. Mas o visual do alto da serra, que se estende por toda a região de colonização alemã, compensa.

O Guia de Caxias do Sul sugere acompanhamento para os passeios de agência e guia:  Coliver Tour - Agência de Turismo

Ou alugue um carro : Unidas Aluguel de Carros

http://www.guiadecaxiasdosul.com/passeios/passeio-com-as-candidatas/estrada-imigrante-terceira-legua-32

Voltar