Ana Rech


Ana Rech além de sua beleza, se destaca com exemplos de empreendedorismo, você sabe porque?
O Guia de Caxias do Sul pegou uma carona com as candidatas em mais esta jornada pela nossa cidade.

Quem foi Ana Rech? Qual motivo dessa homenagem?

Esse roteiro mescla áreas urbana e rurais. Com castelo, rica história e gastronomia.  

Também atrai pelo seu interior, que se sustenta essencialmente no cultivo de hortifrutigranjeiros.

 

O roteiro tem várias opções para refeições, locais para compras e hotel.

O acesso principal é pela BR116, e as vias do roteiro são asfaltadas. 

Indicamos fazer com um guia, para tornar seu passeio uma experiência ainda mais rica e valiosa! Confira sugestão.

Se preferir fazer por conta própria, salve o link do trajeto no seu smartphone, é pelo GPS, funcina sem internet e sinal de celular.

 

Sugestão, salve o mapa e link abaixo para facilitar o deslocamento.

 

Castelo Château LaCave

As candidatas fizeram o tour pelo castelo, conheceram a história do local, visitaram a loja onde brindaram com suco de uva. Teve muitas fotos e interações!
Abaixo você confere uma imagens das candidatas ao redor do trono real. Quem receberá a coroa e terá o direito de sentar no trono

No Castelo, existem visitas guiadas, que mostram detalhes da construção em pedras da década de 60. O tour mostra como funcionava o sistema da produção de vinhos e a
história do castelo com a mitologia medieval. Prepara-se para uma experiência nova e surpreendente, pois o passeio acontece pelos calabouços pouco iluminados do castelo.

Atualmente o castelo é aberto para visitação. Conta com restaurante e espaço para eventos.  

Horário: Visitas de terça a quinta-feira das 9h às 19h; sexta e sábado das 9h às 20h;
domingo das 10h às 15h. Visitação guiada acontece de hora em hora.
Grupos com mais de 10 pessoas devem agendar pelo telefone (54) 4009-4822

 

Espaço Memória Marcopolo Valter Gomes Pinto

Este memorial fica dentro da empresa Marcopolo e seu nome faz homenagem a um dos cidadãos mais importantes de nossa cidade, da indústria nacional de ônibus e também da empresa. No memorial você pode acompanhar a trajetória da empresa que se destaca na história mundial de produção de ônibus.

Acompanhe mais sobre o memorial clicando aqui.

Funciona de segunda a sexta das 9h às 16h. Visitas de grupos com mais de 15 pessoas precisam ser agendadas previamente pelo telefone ou e-mail

Entrada gratuita e conta com estacionamento.

Ana Rech é destino de muitos empresários por sediar as principais empresas fabricantes de carrocerias de ônibus do Brasil e importantes indústrias.

 

Paisagens do Tempo

Uma visita envolvente, as candidatas puderam conhecer melhor os produtos, a arte por seus artesãos, interagindo e ouvindo o que cada artista compartilhava.

Paisagens do Tempo abriga uma associação de artistas e artesãos que fazem um revezamento para atender aos visitantes. Enquanto esperam, eles não ficam ociosos, eles fazem crochet, talham as madeiras e, literalmente, pintam e bordam!

Além de visitar a associação o visitante pode comprar lembrancinhas, souvenires, conservas e a arte dos expositores.

Horário: Segunda a sexta das 8h30 às 11h45 e das 13h30 às 18h, sábado das 8h30 às 11h45. 
Visitas fora do horário de atendimento podem ser agendadas por telefone.

 

Epopéia Imigrante

As candidatas acompanharam as histórias através de cada um dos painéis da exposição, ouvindo, anotando e aprendendo. Visita rica em informações.

A epopéia, como seu próprio nome diz, mostra a extraordinária sucessão de eventos da imigração italiana. Os quinze painéis de 1,70m x 2,80m cada, foram idealizados pelo padre João Leonir Dall’Aba e materializados pelos artistas Jesiel Bellini e André Gnatta.

Confira a descrição de cada painel.

 

Igreja Nossa Senhora do Caravaggio e Monumento a Ana Rech

As candidatas conheceram a história da Ana Rech e sua contribuição para o local. Tiveram informações sobre a igreja Matriz.
O registro do local foi em
 frente da igreja, aos olhos da Padroeira N. Srª dos Navegantes que as ilumine 
nessa caminhada.

A igreja e o monumento a Ana Rech localizam-se no mesmo terreno, esse doado por Ana
para contruir a igreja. A Igreja Matriz, tem como padroeira Nossa Senhora de Caravaggio,
sua obra é de 1912. 

O monumento a Ana Rech representa e homenageia seu importante papel para a comunidade. 

Curiosidade

Ana Rech foi uma imigrante Italiana, chegou aqui em 1887, com seus sete filhos. Viúva e com o desafio de criar a família, Ana logo abriu casa de comércio e hospedaria que atendia os tropeiros que alí passavam. Ela também fez a doação do terreno para contrução da igreja matriz.

Você pode visitar a igreja de segunda a sexta das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h. Aos finais de semana você pode visitar a igreja nos horários de missa.

Clique e veja mais detalhes sobre a Igreja e o Monumento.

 

Praça Padavena

Na praça no centro de Ana Rech, o guia deu uma breve explicação da história sobre o nome da praça, obelisco e as candidatas puderam também ver a escola.

A Praça Padavena também é uma homenagem a Ana Rech e leva o nome de sua cidade natal. Na praça há um obelisco que marca a elevação da região de Ana Rech à distrito da cidade de Caxias do Sul. Em frente à praça também existe uma escola que leva o nome da cidadã ilustre e um presépio
permanente que está em manutenção no momento.

Curiosidade

O local também conhecida como Vila dos Presépios, em dezembro, período de natal, as luzes de inúmeros presépios construídos pela comunidade formam um cenário mágico e encantador. Esse é o motivo de ter um presépio permanente na praça.

 

Hotel e Pousada Bela Vista

As candidatas almoçaram, visitaram e conheceram a estrutura do hotel. E o registro não podia ser outro na sacada, um convite a hospedagem e para desfrutar o local.

Fundado a 90 anos, sempre destacou-se por estar junto a natureza, local calmo e tranquilo. Essas características são mantidas até hoje. Possui um belo parque, aberto ao público, onde é possível passar uma tarde relaxando.

Atualmente além de oferece estádia conta com restaurante diferenciado, aberto ao público diariamente para o café da manhã, almoço e jantar. Aos domingos ao meio dia, o diferencial são as saboras massas e suas variedades, a tarde serve café colonial, exclusivo em Caxias. 
 

Ana Rech foi muito frequentada por moradores da capital para período de veraneio, momentos de descanso e sossego. Incentivados pelo empreendedor José Basso que fazia as locações. Em meados de 1927, Basso inaugura o Veraneio Bella Vista, e mais tarde em Hotel Bela Vista, que hospedou muitas celebridades em busca de descanso na serra.

 

Capela Nossa Senhora do Rosário

Domingo de sol maravilhoso, natureza, capela e  pessoas lindas. O que mais? Estava perfeito! 
As candidatas curtiram a área, celebraram e extravasaram as alegrias do momento que unia a pequena capela, ao verde do campo e ao lindo azul do céu. Um registro de pura energia!

A Capela Nossa Senhora do Rosário é um charme à parte. Rodeada por uma grande área
verde é o cenário perfeito para casamentos, bodas e até mesmo para uma tarde no campo.
A capela foi contruida por José Basso o fundador do Hotel Bela Vista. Esse local antigamente, Basso locava para veraneio.

A capela localiza-se em área particular porém pode ser visitada externamente. 
Veja mais.

 

Clube de Aeromodelismo

O Clube de Aeromodelismo é a escolha certa para os praticantes de aeromodelismo e também para os apaixonados pela invenção de Santos Dumont. Em meio a natureza é possível ver os pousos e decolagens, além de interagir com os aeromodelistas.

Permite visitação. O Clube funciona ao sábado e domingo das 8h30min até o pôr do sol. Localizado, na estrada que liga Ana Rech a Fazenda Souza. Veja mais.

 

Clube Caxiense de Caça e Tiro

O Clube Caxiense é anfitrião de campeonatos locais, estaduais e nacionais. Se você possui a permissão do exército pode praticar tiro em um local cercado pela mata virgem e por muito verde. Caso não tenha a permissão, você poderá conhecer o clube e assistir as competições, que são cheias de emoção.

O funcionamento é de terça a domingo, em horário comercial e você encontra mais informações, aqui.

 

Morangos Hidropônicos – Rio do Vento Hidroponia

Passar um dia em ambiente agradável, na serra com lembranças do mar, retratado em  imagem, objetos de decorações e a própria construção. Tipico de um viajante e apreciador das águas. Seu produto não podeia ser cultivado em outro local a não ser  na "água". O local cultiva morangos e tomate cereja de forma hidropônica. Ao lado das estufas funciona um espaço aconchegante onde é comercializado os produtos e pode o visitante pode saborear opções do cardápio com os produtos cultivados. O local também conta com uma hospedaria.

A sugestão para fechar um dia de passeio. Conheça!

Funciona de segunda a sexta das 8 às 19h. Sábado, domingo e feriados das 8 às 20h (durante o horário de verão atende até às 20h ou 21h).


Desejamos que você " VIVA UNA BELA GIORNADA"

 

Fotos: Gilmar Gomes, Gelson M. da Costa, Leandro de Araújo_Foto Itália.

 

Voltar
Compartilhar: