Guia de Caxias do Sul RECEBA NOVIDADES OU PROMOÇÕES

Galópolis - Estrada do Imigrante

Galópolis - Região Pioneira da Área Têxtil

A região que mescla área urbana e rural tem sua sede em um Vale Profundo. Vamos conhecer essa região de riquíssima história e cultura exclusiva?

Distância do centro de Caxias do Sul 10km  - Principal acesso é pela BR 116.

Para facilitar salve o link do roteiro no seu Smartfhone.

 


Pousada Le Charme de la Ville

Chegando em Galópolis, sentido Caxias do Sul bairro, logo à direita localiza-se a pousada ‘Le Charme de la Ville’. O local que antigamente abrigava uma malharia, hoje é a opção de hospedagem local. A pousada tem toda atenção para a sustentabilidade, nos últimos anos recebeu reconhecimento através de premiação.

O ambiente acolhedor e diferenciado, recepção 24 horas, café da manhã incluso na diária, cozinha comunitária com churrasqueira e restaurantes próximos à pousada, renderam muitos prêmios a pousada.

Endereço: BR116, 441Km 158,5 - Bairro Galópolis.  Fone: (54) 3284 - 2038
 


Casa da Família Straglioto

Localizada logo no início do bairro a esquerda da rodovia BR116, a residência de 1914 toda em madeira, é um modelos das casas do inicio do século passado, na época servia de pousada e foi construída por Giuseppe Straglioto. Hoje a casa é de propriedade dos seus netos e não está à aberta visitação.


Moinho

Moinhos Galópolis S.A., tradicional empresa do segmento, iniciou suas atividades em 20 de fevereiro 1949 e atualmente conta com mais duas unidades localizadas em Porto Alegre e Rio Grande.
 


Árvores das Garças

Literalmente uma imagem pitoresca em plenas margens da BR 116. Em determinadas épocas do ano, as árvores são transformadas em "Ninhos de Garças".

Ao passar pela rodovia, em Galópolis, é possível avistar garças que permanecem descansando em árvores. A presença das aves não é permanente. Em alguns períodos do ano, principalmente no outono, as aves pousam no local somente à noite. O cenário permite visualizar, ao fundo, a chaminé da Cooperativa de Tecidos de Galópolis, mais conhecida como Cootegal.

Endereço: BR116, quase em frente do Instituto Hércules Galló
 


Instituto Hércules Galló

As candidatas assistiram vídeo, conheceram as histórias, o acervo, e os cômodos do local.

O Instituto Hércules Galló é parada obrigatória. São duas casas em madeira que passaram por um grande processo de restauro e hoje estão abertas à visitação pública. Além do belo trabalho arquitetônico de recuperação, as casas reúnem grande acervo do século passado. O instituto também conta as histórias do visionário imigrante e sua contribuição para desenvolvimento local através de visita guiada pela monitora e vídeos.

Hércules foi um homem visionário ao adquirir o lanifício em 1904, logo construiu a primeira casa em local estratégico com vista para a fábrica "olha a chaminé". Os negócios foram prosperando e quatro anos depois, iniciou a construção da segunda casa.

Confira vídeo do local.

Aberto de terça a sábado, das 13h30 às 17h30. Sob consulta poderá haver visitação com agendamento.

Endereço: BR116, 1579 - Bairro Galópolis - Roteiro Estrada do Imigrante.  Fone: (54) 3028-2810


Cascata Véu de Noiva

A Cachoeira Véu de Noiva, é uma queda d’água com 100 metros de altura, do Arroio Pinhal, que nasce na Zona Urbana de Caxias do Sul. Ela pode ser vista de um mirante junto à BR-116. Também é possível acessar a base (poço) da cachoeira por meio de uma trilha. De sua base você poderá avistar uma antiga usina hidrelétrica.

 

Vinicula Tradição da Grutinha

A Vinícola produz vinhos finos e de mesa, sucos, graspas e espumantes. Fruto de muito trabalho, dedicação e união da família Sirtoli, que vem dando continuidade ao trabalhos dos imigrantes italianos.

Adega com degustação e comercialização de produtos.

Aberto a visitação: segunda a sexta das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h e sábado das 8h às 11h30.

Endereço: BR 116 – Km 162,5, Travessão Santa Rita, 3ª Légua. Fone: (54) 3026-8340

 

Laníficio 

As candidatas conheceram o local, circularam entre as estruturas, conheceram os tecidos produzidos e principalmente a riquíssima história do Lanifício. 

O lanifício deu origem a Galópolis e juntos, continuam fazendo história. Foi um grupo de italianos, ex-funcionários de uma empresa italiana, que inspirados pela cascata, e sua capacidade de geração de energia, viram ali a possibilidade de fazer aquilo que sabiam utilizando a força da cachoeira. Um grupo de dez
pessoas uniram suas economias, um retornou a Itália para comprar as máquinas e assim foi criado o Lanifício que já passou por muitas mudanças.


Galópolis não só foi pioneira na criação do lanifício em 1989 como mantém hoje o único Lanifício de lã cardada no Brasil. Produz tecido em lã para confecções e decoração. Hoje é administrada por uma cooperativa formada por antigos funcionários. O lanifício tem como um dos mais antigos clientes o exército brasileiro, fornecendo tecido desde a época da 2ª guerra mundial. Vejá o "chaminé com vista da casa de Galó"


O local ainda não está aberto para visitação, apenas visita externa para visualização da arquitetura do prédio.
     

Capelinha de São José

A capelinha foi construída como pagamento de uma promessa de um antigo morador, quando se deparou com uma onça e no momento de desespero diante da vida e morte, fez a promessa a São José de que se saísse vivo daquela situação construiria essa capelinha em gratidão ao santo. Ele se fingiu de morto, a onça chegou próximo e foi embora. Ele sobreviveu e construiu a capelinha.


Vila Operária 

As candidatas aproveitaram para conhecer as construções.

Casas no modelo Inglês idealizadas por Hércules Galló. Por reconhecer a distância que o local tinha do centro de Caxias do Sul, de difícil acesso e deslocamento, Galló idealizou uma Vila Operária ao modelo das Vilas operárias inglesas na região de Manchester, com casas em madeira e alvenaria. Não foram só idealizadas as casas como também escola, espaço lazer, igreja e espaço para cuidados de saúde.
 

Hércules, foi um visionário no período que residia na Itália e trabalhava com tecidos muito se inspirava na indústria têxtil inglesa. Daí então veio a inspiração da Vila Operária.       
   


Praça Pedro Chaves


Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia

A construção da igreja, envolveu um grupo de colaboradores comprometidos. Entre os protagonistas da execução do projeto, que se iniciou em 1939 e com a inauguração em 1º de março de 1947, destaca-se João Spinato, que era gerente do Lanifício São Pedro e em paralelo tinha grande dedicação e empenho na coordenação dos trabalhos da construção.

Spinato buscou os melhores profissionais para esculpir a imagem no topo da torre e confeccionar os gigantes vitrais. A estátua de cinco metros de altura, posicionada na torre, foi obra do escultor Alfred Rademacher que realizou o trabalho lá no alto. Os vitrais levam a assinatura do artista alemão Max Dobmeyer. Alexandre Bartelle produziu o mobiliário e as portas. O projeto arquitetônico foi idealizado pelos engenheiros Sady d. F. de Castro e Luiz L. de Farias. O empresário Ismael Chaves Barcellos, proprietário do Lanifício, doou o terreno e forneceu os recursos financeiros de maior porte.

Aproveite e veja onde você pode:

Comer    Hospedar      Comprar     Sair a noite      Conhecer Vinícolas      e Cervejarias

 

 

Voltar
Compartilhar: