Forqueta - Vale Trentino

Localizada a 15 km da área central da cidade, a Região Administrativa de Forqueta tem como característica principal a produção de vinhos e uvas, que responde por cerca de 90% da sua economia rural. 

O Vale Trentino, nome do roteiro da região, tem duas características fortes: o cultivo do vinho e seus lindos vales com parreirais, que garante um belo passeio para contemplar belas paisagens, que tal aproveitar?! No Centro, junto à Cooperativa Forqueta, você pode conferir o Museu da Uva e do Vinho. Visita guiada, vai te oportunizar conhecimento incríveis e muita curiosidade. Parada obrigatória!!

Outra característica é a religiosidade, com 15 capelas em diferentes localidades do interior, um belo desafio encontrá-las!  Sendo que uma delas é em devoção à Nossa Senhora da Salete, a padroeira dos agricultores, e outra a destacar a de São Roque construída no final do século 18. Abrem apenas horários de missa.

O prédio do Campus 8 UCS, tombado pelo Município, faz parte da região e acolhe além dos cursos voltados artes, a mostra permanente Documenta Costumes e Instituto Bruno Segalla. 

A diversidade vem crescendo na região, com novos empreendimentos e atrações. Confira!!

Dicas

Região de fácil acesso, os atrativos sugeridos são em vias pavimentadas.

Nas áreas rurais não tem sinal de telefone e nem internet.

O Campus 8 UCS esta aberto de segunda a sexta- feira. Final de semana não é possível a visitação do local e dos atrativos alí localizados.

Acesse o LINK do trajeto antes de sair. 

 LINK do trajeto completo iniciando hotel Samuara com o campus da UCS

 LINK do trajeto a partir da Coop. Forqueta / Museo Uva e Vinho

Passeio com a presença das soberanas e as embaixatrizes da Festa da da Uva 2019.

01 - Hotel Samuara

A palavra Samuara significa amigo em língua indígena. O Hotel Samuara foi inaugurado em 1961 pelo presidente Jânio Quadros, o hotel nasceu do sonho de um homem apaixonado por viagens e conhecedor dos melhores hotéis ao redor do mundo.

Com um projeto bastante arrojado para época e uma localização privilegiada, o Samuara rapidamente ganhou projeção nacional. Hoje, a arquitetura sessentista convive em harmonia com ampla área verde dos arredores, o hotel é cercado de jardins e mata nativa. A chegada até o hotel é feita pela mesma estrada de acesso ao Campus 8 da UCS.

O Samuara oferece gastronomia, opções de lazer e um centro de eventos completo.

Av. Frederico Segala, s/n, Bairro Samuara (RS 122 - Km 69)

(54) 3028-2222  -    Mais informações

 

02 - Represa Samuara


A área alagada 19,1 hectares forma o complexo público para abastecimento de água das regiões do Desvio Rizzo e Forqueta, coordenado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). A bonita área pode ser contemplada da estrada, a mesma que leva ao Hotel Samuara. Não é aberto a visitação.

 

03 - Campus 8 UCS -  Cidade das Artes

A Cidade das Artes é a estrutura educacional da Universidade de Caxias do Sul que abriga os cursos das áreas de artes e arquitetura. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal e mantém características do Modernismo. O projeto foi finalizado na década de 1950, para abrigar o Colégio Santa Francisca Xavier Cabrini e, até 1974, funcionou como colégio interno. Vendido para uma metalúrgica, o conjunto abrigou uma fábrica de carrocerias até 1980 e depois ficou desativado por cerca de 15 anos. Desde 1995, pertence à Universidade de Caxias do Sul.

Anexo ao prédio principal fica a Capela Santa Francisca Xavier Cabrini, que atualmente abriga o Museu Documenta, que preserva vitrais coloridos, altar de mármore, pisos e corrimões originais. O complexo abriga o Instituto Bruno Segalla, com obras do artista e promove exposições e eventos da área da moda. O local funciona em horário acadêmico.

Acesso pela RS-122, em direção a Oeste. Na mesma estrada de acesso ao Hotel Samuara.

Av. Frederico Segala, 3099, Campus 8 da UCS (RS-122 - Km 69)

(54) 3289-9000

 
04 - Documenta Costumes

    

Uma mostra histórico-cultural que expõe obras e objetos relacionados as com a população da Serra Gaúcha. A mostra apresenta um acervo que versa sobre os usos e costumes regionais. Com mais de duas mil peças. Entre peças antigas e reconstituições históricas, a Documenta mostra itens da cultura gaúcha e dos usos e costumes da colonização italiana. Exibe aspectos do vestuário tradicional e da arte têxtil na Serra Gaúcha, bem como obras de Aldo Locatelli desenvolvidas em Porto Alegre, São Paulo e na Itália. Há ainda peças raras, como um Lenço Farroupilha, datado de 1844 e alguns originais de Locatelli.

Visitação mediante agendamento.

Av. Frederico Segala, 3099, Campus 8 da UCS (RS-122 - Km 69) - Junto ao Campus 8 da UCS - Junto a Capela

(54) 3289-9000  -  Mais informações 

www.vsz.com.br

 

05 - Instituto Bruno Segala

O instituto nasceu como uma continuidade ao trabalho de resgate e preservação do acervo cultural deixado pelo escultor e medalhista caxiense Bruno Segalla, falecido em 2001. O IBS é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), reconhecida como museu pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e dedica-se à promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. O instituto promove ainda a educação, a formação e inclusão por meio de ações culturais e projetos socioculturais e de salvaguarda do acervo do artista Bruno Segalla.

A visitação ocorre de segunda a sexta das 9h30 às 12h e das 14h às 17h. Para grupos é necessário agendar data e horário. (54) 4062-9431

Av. Frederico Segala, 3099, Campus 8 da UCS (RS-122 - Km 69) - Junto ao Campus 8 da UCS  - Mais informações 

 

06 - Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp 

  

O Museu Municipal da Uva e do Vinho Primo Slomp, está localizado no interior da Cooperativa Vitivinícola Forqueta. O museu abriga equipamentos antigos e fotos da imigração. Há também um espaço para venda de produtos artesanais, vinhos, sucos, queijos e salames.

A Cooperativa Vitivinícola Forquetense foi inaugurada em 11 de agosto de 1929, é considerada, nesse sistema, a mais antiga da América Latina.

O museu é aberto à visitação gratuita de terça a sexta das 9h às 17h, no sábado das 11h às 17h. Domingo das 11h às 17h. Visita guiada com mediadores.

Visitas de grupos devem ser agendadas pelo telefone (54) 3221-2423. - Mais Informações

 

07- Cenários, parrerais e muita natureza

Os roteiros rurais em Caxias do Sul surpreendem pela beleza. Faça um passeio pelas cores e imagens do interior de Forqueta e descubra lugares incríveis.

 

08 - Vinícola Casa Onzi

  

Entre a beleza do cultivo da uva e sua produção, encante-se com o lindo cenário vinílico da Vinícola Casa Onzi!  Com o trabalho de varias gerações na produção de vinhos, pode ser encontrar para comercialização direto na adega da vinícola junto com  sucos e espumantes. Com degustação de produtos.

Horário: Segunda a Sábado das 8h às 12h - 13h30min às 18h  -  Domingo 8h às  11:45h

Fone: (54) 3207-7240  -   Mais Informações

Situada na Comunidade de Menino Deus interior de Forqueta - Link do endereço

 

09 - Casa Perini – Vale Trentino

Em 1929, o filho de Giuseppe, João Perini, elaborou os primeiros vinhos de forma artesanal na base de sua casa de pedra, como mandava a tradição da época. Duas décadas depois, nascia Benildo Perini, seu único filho, que iniciou um projeto de ampliação dos vinhedos e das variedades de uvas cultivadas.

Local oferece visitação, degustação de vinhos, espumantes e sucos e varejo. Na Comunidade Santos Anjos  Fone: (54) 2109-7300

Seg a sex: 9h às 11h45 e 13h15 às 18h. Sáb: 9h às 17h. Dom:10h às 17h30.

 

08 - Petronius - Schatz Bier  

 

Uma das casas mais antiga de Caxias do Sul, construída em 1876, emoldurada por uma paisagem de beleza ímpar, a Petronius sedia a elaboração de bebidas artesanais como a Schatz Bier e cachaça Serigote. Receitas autorais e segredos da alquimia desenvolvida ao longo de mais de 170 anos são transmitidos de pai para filho por seis gerações.

Ao sábados a tarde tem PETRONIUS GARTEN  onde você conhece o processo de elaboração das bebidas e depois relaxa no jardim enquanto saboreia uma cerveja artesanal!

Estrada da Uva, 11.753 - Zona Rural - São Valentin da Segunda Légua, Caxias do Sul - RS

Agende sua visita (54) 3206-8190 e 99973-6756

 

  

.

 

 

 

Voltar
Compartilhar: