Estrada Imigrante - Terceira Légua

O roteiro abriga antigos casarões, vinículas, igrejas e grutas. São prédios centenários, construídos desde 1877. O ponto central do roteiro é a localidade da 3ª Légua, considerada zona turística por lei municipal. A gruta em honra a Nossa Senhora de Lourdes é um dos pontos de maior movimentação. Para chegar ao local, o visitante precisa vencer 150 degraus. Mas encontrará ambiente renovador do espírito e da alma. Confira os atrativos dessa região repleta de serra, vales e com vistas incríveis.  Aproveite e curta as belezas da exuberante natureza.

Dicas

Fácil acesso com maior parte das vias asfaltadas.

Alguns estabelecimento atendem com agendamento ou reserva, verifique.

Pouco sinal de celular e internet.

Distância aproximada de 14km do centro de Caxias do Sul até o primeiro atrativo, centro 3ª Légua.

O acesso pela região sul da cidade pode ser pelo Bairro Nossa Senhara das Graças seguindo a Estrada Imigrante, indicada no mapa. Ou pela Br 116 em Galópolis, roteiro inverso do sugerido.

Salve o link do caminho por GPS no seu celular antes de sair.

Ponto de partida é a Praça Dante Aligheri, primeiro atrativo é a Igreja São Pedro e São Paulo no centro da cumunidade da Terceira Légua, nesse local  ficam os 4 primeiros atrativos, depois segue o roteiro. O último atrativo é a Vinicola Adega Tradição Grutinha e retorna a praça Dante Aligheri no centro, passando por Galópolis. Se você está com tempo aproveite e conheça Galópolis o berço textil de Caxias do Sul.

Passeio com a presença das soberanas e as embaixatrizes da Festa da da Uva 2019.

1 - Igreja São Pedro e São Paulo

A igreja São Pedro e São Paulo foi construída em 1926 e integra o complexo do Memorial aos Pioneiros de Caxias do Sul. Neste memorial, estão registrados os nomes dos primeiros imigrantes e as datas em que chegaram a cidade de Caxias do Sul e região nos anos entre 1976 e 1882. A Paróquia é a responsável pelas capelas do Roteiro Estrada do Imigrante  é aberta durante os horários de missa.

Endereço: Estr. Mun. dos Imigrantes, 700 - Terceira Légua, Caxias do Sul

Fone: (54) 3026-8494

 

2 - Memorial aos Pioneiros

Este memorial ao ar livre, abriga os nomes dos primeiros moradores da região, originários do norte da Itália. Neste memorial, também estão identificados os números dos lotes das moradia, os ocupantes e as datas da chegada na cidade.

O Memorial localiza-se em frente à igreja São Pedro e São Paulo da 3ª Légua, e foi construído na Estrada do Imigrante (antigamente conhecida como Estrada Rio Branco). Essa estrada foi  utilizada pelos imigrantes quando chegaram na região.

 

3 - Seminário

Seminário construído em 1953, com apoio da comunidade, para formação de seminaristas. Em 1957 os Paulinos responsável pelo local, venderam o prédio. Em 1966 os freis Franciscanos reabriram o Seminário  para alunos da comunidade. No Decorrer dos anos foi utilizado como sede de várias entidades e empresa.

Atualmente funciona a sede da EFASERRA, Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha, também é o local de ensaio do Coral ‘Radize D’Itália’e abriga o Ponto de Cultura História nas Mãos. 

A pedagogia utilizada na escola EFASERRA é da alternância, jovens ficam uma semana na escola aprendendo e na outra em suas propriedades praticando. Ao retornar os alunos, realizam a feira pedagógica na escola, com os produtos das suas propriedades. A Feira ocorre quinzenalmente e é aberta a comunidade. Veja os dias de feira 

Conheça mais a história do Seminário

Estrada do Imigrante, 575 São Pedro da 3ª Légua

Horários EFASSERA: Segunda a sexta feira das 13:30 as 17h

Fone: (54) 3026-8522

Ensaio do Coral ‘Radize D’Itália acontecem nas terças-feiras à noite.

 

4 - Museu Zignani

O museu é uma antiga residência, com três andares que preserva o estilo de vida dos imigrantes. Os móveis, a decoração e os quartos ainda intactos podem ser visitados. O museu conta ainda com um acervo de ferramentas, objetos pessoais e vários utensílios utilizados pela família Zignani desde o ano de 1875, alguns vindos da Itália, trazidos pelos imigrantes. Na área do museu existem lagos, uma gruta e bonitas paisagens para foto.

Endereço: Estrada do Imigrante, Capela São Pedro e São Paulo, 3ª Légua

Horário: com agendamento

Fone: (54) 3284-1241 / (54) 9948 6267

5 - Orquidário do Pebi

Orquidário do Pebi é um amplo jardim de orquídeas, com grande variedade de espécie para se encantar.

Aberto para visitação e comercialização.

Endereço: Estrada Imigrante,Capela São Pedro e São Paulo, Terceira Légua

Horário de atendimento: diariamente das 8h às 11h e das 14h às 18h.

Telefones: (54) 3026.8404

6 - Comunidade de São Luiz 

Em 1880, um surto de febre amarela acometeu a região, deixando muitas vítimas, principalmente crianças e jovens. Sem recursos médicos à disposição, os primeiros habitantes encontraram na fé a força necessária para superar as dificuldades e os numerosos desafios. Fizeram, então, a promessa que se a doença fosse controlada, construiriam no local uma igreja em honra a São Luiz, padroeiro da juventude. A doença parou e, em 1890, ergueram um capitel. No ano seguinte construíram a primeira igreja de madeira. A nova capela de alvenaria foi inaugurada em 1964. Conheça mais. 

Endereço: Estrada do Imigrante, Capela São Luiz, 3ª Légua 

7 - Casas Bonet e Passeio de Carretão

Duas moradias que datam dos anos de 1877 e 1879, uma das primeiras residências de pedra construída na cidade. As casas foram construídas pelo francês Henri Bonnet. Os espaços abrigam restaurante com comida típica italiana e dois museus (do Cotidiano e do Maquinário), com objetos da família Tonietto e de moradores da região.

As Casas Bonet oferecem também, passeios de carretão, adega com vinhos, suco de uva e produtos coloniais além de apresentações de músicas italianas. O atendimento é familiar e mediante agendamento.

Nas Casas Bonet, as candidatas foram recepcionadas com música italiana assim que chegaram, fizeram passeios de carretão, conheceram o museu, degustaram vinho e também conheceram o espaço de eventos.

Endereço: Estrada do Imigrante, Capela São Luiz, 3ª Légua 

 (54) 3026.8410 e (54) 9988.2426

8 - Gruta da Terceira Légua

A Gruta Nossa Sra. de Lourdes, mais conhecida como Gruta da Terceira Légua se localiza em uma ramificação da Estrada do Imigrante, o acesso se dá através de uma escadaria, a Escadaria da Gruta Terceira Légua, que conta com 150 degraus em meio a mata, que simbolizam o Rosário.

 A gruta é um abrigo de basalto que conta com um grande espaço interno onde foi construída uma capela, com vários bancos. No local são realizadas missas no segundo domingo de cada mês.

 Um pouco mais a frente se localiza uma bela cachoeira de 60 metros de altura, acessível por uma curta trilha entre a mata.  É bom tomar cuidado, pois a trilha é um pouco escorregadia e com pedras soltas.

 A gruta é reconhecida também, como dos melhores destinos do Brasil para escalada e rapel, por possuir 41 vias de acesso que em sua maior parte são negativas a teto, internadas nas estéticas e diplomadas vias.

Endereço: Estrada do Imigrante, 3º Légua, s/n – Galópolis  -  Fone: (54) 3026-8343

  

9 - Igreja de Pedra Sacro Cuore di Gesú e Maria

A Igreja é aberta para visitação, mas é necessário solicitar acompanhamento junto à família Sirtoli, que reside ao lado da igreja. A Igreja de Pedra foi erguida em 1892 como promessa do italiano Giacomelli, em homenagem à família que perdera na guerra. No interior da construção de pedra, existem várias imagens, entre elas Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, esculpida em madeira e vestida com roupas de tecido.

10 - Vinícola Grutinha

Uma história, uma família, uma tradição. A Vinícola Grutinha Vinhos Tradição está no mercado há mais de uma década, fruto de muito trabalho, dedicação e união da família Sirtoli, que vem dando continuidade ao trabalho do Sr. Luiz Sirtoli, filho de imigrantes italianos.

A Vinícola produz uma linha de excelentes vinhos finos e de mesa, sucos, graspas e espumantes. A determinação e o profissionalismo são os registros da marca TRADIÇÃO.

A vinícola, oferece degustação e venda de produtos, recebe visitantes com agendamento prévio e funciona de segunda à sexta feira das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h e aos sábados 8h às 11h30.

Endereço: BR 116 – Km 162,5, Bairro Galópolis, Travessão Santa Rita, 3ª Légua

Fone (54) 3026-8340

 

Sugestões

Se você está com tempo aproveite e conheça Galópolis o berço textil de Caxias do Sul.

Se esta com fome confira onde comer.

Se precisar de hotel confira aqui.

 

Voltar
Compartilhar: