Guia de Caxias do Sul RECEBA NOVIDADES OU PROMOÇÕES

Caminho das Côlonias

A história do Caminho das Colônias é repleta de verde, mata nativa densa, barulho da água em pequenos riachos, pomares, parreiras, casas centenárias e igrejas que por anos desempenharam o papel de unir os imigrantes, que tinham a fé como aliada na hora de começar uma nova vida da estaca zero. O caminho das colônias é um trajeto ímpar, repleto de ar puro, gastronomia típica, cantinas e museus.

A Rota ‘Caminho das Colônias’ tem início logo após ao Parque de Eventos da Festa da Uva e segue pelo pela Linha 40, Linha 30, Linha 60, Otavio Rocha e Flores da Cunha. Esta região mescla condomínios residenciais com áreas de plantios de frutas e legumes, especialmente uvas. O trecho, de aproximadamente 35 quilômetros, une Caxias do Sul ao município de Flores da Cunha, tem a paisagem como seu maior atributo, despertando os sentidos para as cores, para os aromas e para locais bucólicos e pitorescos.

Acompanhe abaixo a rota percorrida pelas candidatas, os locais visitados e os demais atrativos do caminho.

  

Passeio com a presença das soberanas e as embaixatrizes da Festa da da Uva 2019.

Igreja Nossa senhora da Saúde e Capitel Nossa Senhora da Salete


O primeiro marco do Caminho das Colônias é a Centenária Igreja Nossa Senhora da Saúde, logo em frente a 650m está o Capitel Nossa Senhora da Salete. 

Vinícola Lovatel

A primeira parada das candidatas foi na Vinícola Lovatel. No local elas puderam conhecer como funciona o processo de elaboração dos produtos.
Na vinícola você pode comprar vinhos, espumantes e sucos de produção própria. A visitação precisa ser agendada. 

A Vinícola atende segunda a sexta das 8h às12h e das 13h30 às 18h, sábado das 9h às 12h.

Capela São José


A história de Caxias do Sul tem a religião em sua base. Nossos imigrantes deixaram a Itália no final do século XIX em busca de novas oportunidades, para recomeçar as vidas em terras tão distantes a fé e a igreja desempenharem um papel importante, unindo os imigrantes e desenvolvendo a região.

 

 

O Caminho


Os roteiros rurais em Caxias do Sul surpreendem pela beleza, deixe seus sentidos viajarem pelas cores, imagens e paisagens. Surpreenda-se, o “Caminho da Colônia” apresenta um trajeto de belas paisagens, riachos, vias sinuosas e casarões centenários que encantam.   

Produção 


A rota está situada em uma região de plantios de frutas e legumes, especialmente uvas.  

Santa Justina

Na igreja de Santa Justina você pode estar em duas cidades ao mesmo tempo! A igreja está localizada na divisa dos municípios de Caxias do Sul e Flores da Cunha. O altar foi erguido em terras que pertencem a Flores da Cunha e a nave central em área de Caxias do Sul, espace um pouquinhos os pés e esteja em duas cidades ao mesmo tempo! O conjunto arquitetônico da igreja é de 1930 e nela há um sino que pesa 300 quilos e foi trazido da Itália em 1908. Além da igreja, nos arredores existe o campanário e um cemitério com capelinhas das famílias moradoras do local.

Casarão Veronese

Em 1898, o imigrante italiano Felice Veronese decidiu inovar na construção de sua casa e ao invés de utilizar a madeira, comum para as casas da época, utilizou pedras. O casarão está no distrito de Otávio Rocha, e é um representante típico da arquitetura da imigração italiana.

O casarão foi tombado 1986 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE. Em dezembro de 2017 foi entregue a comunidade após ter sido totalmente restaurado. Atualmente o casarão pertence à Prefeitura Municipal de Flores da Cunha e está aberto para visitação diariamente. Confira o vídeo.

No casarão você vai conferiram o vídeo, conhecer o local em uma visita guiada  que conta um pouco mais da história e principalmente sobre a importante obra arquitetônica e patrimônio.

Vale muito conferir!

Praça Regional da Uva

É na Praça Regional da Uva, que você encontra a Nossa Senhora da Uva que surpreende os visitantes que muitas vezes não sabem da sua existência. Outro diferencial do local é o túnel verde, formado por parreiras, que ficam evidentes durante a safra da uva verde. A praça foi inaugurada em 1980, quando municípios da região plantaram videira, identificadas com o nome de cada cidade que produz uva na região. Ao lado da praça localiza também a igreja São Marcos.

Dica: Atente-se aos nomes de ruas e avenida do Distrito de Otavio Rocha. Todas recordam variedades de uvas.

Igreja São Marcos

A Igreja de São Marcos leva o nome de seu padroeiro, possui uma arquitetura moderna e foi construída na década de 1960. Ao seu lado, há um campanário de 15 metros de altura, todo em pedra basáltica que data de 1921. A Igreja abre apenas nos horários de missa.

 

Museu Padre Alberto Lamonatto

O Museu Padre Alberto Lamonatto, foi inaugurado em 23 de julho de 1997 e está localizado no distrito de Otávio Rocha. 

O Museu abriga um acervo histórico doado pelo padre, composto por objetos e fotografias. Além do acervo histórico, o museu expõe uma coleção de licores e vinhos produzidos pelo religioso a partir do final da década de 1930. São mais de mil garrafas, dando ao acervo um valor inestimável e sendo um grande atrativo cultural e turístico.

 

Parque da Gruta Otávio Rocha

Que tal passar um dia no parque? O espaço público é administrado pela Associação Amigos de Otávio Rocha. A principal atração é uma gruta em honra a Nossa Senhora das Graças, a imagem foi trazida de Lourdes na França, em 1992. O parque conta com uma vegetação nativa, trilhas pela mata e queda d'água, que não vem de rios mas sim de um conjunto de lagoas. No parque você encontra estrutura para churrasco e área verde para fazer um piquenique.

Em meio a natureza não dá vontade de sair do local, uma dica importante é o repelente.

Restaurante Dª Adélia

 

Hotel e Restaurante Dª Adélia, desde 1968 oferece a tradicional culinária italiana acompanhada de saborosos vinhos coloniais. Atendimento famíliar.

Funciona apenas com reserva, diariamente para almoço, e segunda a sábado para janta. Não aceitam cartão de crédito.

 

 

Vinícola Gazzaro - Casa Gazzaro Espumante e Eventos

A Gazzaro, especializada na elaboração do vinho espumante Brut, Extra-Brut e Moscatel, nos métodos Charmat e Champenoise. Também produz suco de Uva e conta com belíssimo espaço para eventos.

Na Casa Gazzaro elas puderam conhecer melhor os produtos, dialogar e aprender mais sobre os espumantes e suas diferenças.

O Local funciona diariamente e conta com um belo espaço para receber os visitantes para adquirir ou degustar seus produtos, ou até mesmo confraternizar ao ar livre ou em agradável ambiente interno.

 Horário segunda a sexta-feira das 9h às 18h, sábado das 10h às 18h e domingo das 10h às 16h.

Capela São Bartolomeu, Linha 60

 

A comunidade é famosa por realizar anualmente, no mês de julho, o tradicional “Café Colonial da Linha 60”. O café tem a fama de ser um dos maiores cafés coloniais pela grande e farta mesa de comida. Vale conferir.

Também vale a pena conhecer a capela fora da época do Café Colonial pela clássica arquitetura e pelas belas portas altas e maciças e o casario que fica ao entorno da comunidade.

 

 

Nossa Senhora das Neves linha 40 

Cantina Tonet


A família dedica-se à vitivinicultura desde 1897. A família mantém a produção artesanal até os dias de hoje e conserva alguns aspectos rústicos em sua cantina. Além de vinhos, sucos e espumantes. No menu do restaurante você também encontra um cardápio típico italiano para o café da manhã, almoço e jantar mediante agendamento. Na cantina é possível acompanhar a produção e até participar da colheita da uva.

A cantina Tonet abre diariamente para visitação, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. 

Orquidário Tradição

No orquidário, criado por Eduardo e Joana, você encontra uma diversidade de espécies, vindas de diferentes lugares do mundo. Existe um espaço ao ar livre que permite atividades para as crianças.

O orquidário atende das 8h30 às 11h50 e das 13h30 às 17h45. 

Vinhos Zanrosso

Na vinícola você será recebido pela família Zanrosso. Durante a safra é possível acompanhar o processo da produção dos vinhos do início ao fim. Por lá, você pode degustar vinhos e produtos coloniais.

Aberto de segunda a sábado das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Aos domingos e feriados das 9h às 12h. Visitas de grupos em horários especiais podem ser agendadas.

Pizzaria Don Guilherme

As pizzas da Pizzaria Don Guilherme são assadas em forno à lenha. A casa oferece ambiente aconchegante e atendimento personalizado. Uma vasta variedade de pizzas salgadas e doces podem ser encontradas no rodízio ou no menu à la carte.

A pizzaria funciona de terça a domingo das 19h30 às 24h.

Don Claudino Enogastronomia e Eventos

No Don Claudino você desfrutará de uma experiência gastronómica única. O cardápio respeita o tempo da natureza, priorizando ingredientes de cada estação e valorizando a matéria-prima da região. Sua experiência gastronômica será regada a alimentos frescos e a sabores únicos.

Funcionamento, sexta e sábado a partir das 19h30. A casa atende reservas de grupos de segunda a quinta.

 

 

Voltar
Compartilhar: