UCS | Observatório do Trabalho lança estudo sobre economia caxiense em tempos de pandemia

Publicação aborda o cenário econômico que se desenhava para 2020 e a mudança ocasionada pelo avanço da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus

Neste mês de maio, em que é celebrado o Dia do Trabalho, o Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul lança uma publicação especial que visa identificar quais as alterações na economia caxiense, especialmente no mercado formal de trabalho, considerando os efeitos gerados pela atual pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O estudo, intitulado ‘O Trabalho em Caxias do Sul em Tempos de Pandemia’, aborda o cenário que estava se desenhando para o ano e a radical mudança ocasionada pela pandemia no âmbito econômico. 

Como não houve a divulgação, pelo governo federal, dos dados das movimentações do emprego formal dos meses de 2020, recorreu-se, para o estudo, a outras fontes de dados sobre o segmento, e também à plataforma DataSebrae para a identificação das flutuações na abertura e encerramento de empresas em Caxias do Sul, já que mais de 90% dos empregos formais do município correspondem a vagas criadas pelas empresas.

A partir dos dados apurados, o estudo demonstra que, apesar das perspectivas positivas em relação ao mercado de trabalho para o início deste ano, o cenário foi modificado pela pandemia, que atingiu fortemente o segmento econômico. Primeiramente, o setor do Turismo foi prejudicado, seguido dos setores da Indústria, do Comércio e dos Serviços, causando impactos na economia da cidade. O informativo avalia que os setores mais afetados foram os Serviços e o Comércio, que representam cerca de 50,7% dos postos de trabalho de Caxias do Sul.


Confira as informações completas na publicação do Observatório do Trabalho, no arquivo anexo, que também poderá ser acessada no site ucs.br, na página do Observatório.

O que tem para fazer em Caxias do Sul?
Deixa teu celular ai em baixo e recebas varias dicas de eventos que aacontecem na sua cidade ;)