Guia de Caxias do Sul
Guia de Caxias do Sul RECEBA NOVIDADES OU PROMOÇÕES

18/06/2019

O vinho é um aliado da sua saúde

Consumida de forma moderada, regular e durante as refeições, a bebida ajuda a evitar diversas doenças

Uma taça diariamente para as mulheres; duas para os homens. O vinho, consumido moderadamente, faz um muito bem para a saúde, isso é comprovado. Mesmo contendo uma quantidade relativamente alta de álcool, a bebida oferece benefícios como redução do risco de contrair doenças cardiovasculares e até mesmo HIV. O controle do peso também tem no vinho um grande aliado.

Tudo isso se deve aos polifenóis, originados principalmente das cascas e das sementes das uvas. Por isso, o aconselhamento é pelo consumo de vinhos tintos, já que a cor vem da casca das uvas tintas. O principal papel dos polifenóis no aumento da nossa saúde está a capacidade deles de matar uma grande quantidade de bactérias e de inibir o crescimento de diversos vírus, entre eles o do herpes, o da gripe e o da poliomielite. 

Além disso, as pessoas que consomem vinho moderadamente durante as refeições podem reduzir as suas chances de ter câncer em até 20%. Quem já enfrenta a doença, tende a ter uma sobrevida maior se consumir a bebida. Da mesma forma, ele ajuda na tolerância ao pesado tratamento com quimioterapia. Em relação às doenças cardiovasculares, diversos estudos usaram como público-alvo os franceses. Eles têm uma alimentação com muita gordura saturada, fumam e não fazem atividade física. Esse comportamento de risco, no entanto, é amenizado pelo fato de tomarem vinho regularmente e em quantidade moderada. Estudos apontam que os franceses têm 40% menos doenças cardiovasculares e poucos morrem em decorrência delas.
 
Na casca da uva também foi encontrada uma substância que é capaz de baixar a pressão arterial. Devido a isso, pesquisadores acreditam que, num futuro próximo, será possível produzir um remédio para hipertensão arterial a partir da casca da fruta.

 As conclusões relacionadas às doenças cardiovasculares são de instituições extremamente sérias, como a Food and Drug Administration (FDA), a American Hart Association (AHA), a European Society of Cardiology (ESC), a Soceidade Brasileira de Cardiologia (SBC), a Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial (SBH) e a National Stroke Association (NSA). 


Tratando de outra doença bastante grave, o HIV, pesquisas apontam um retardo de até 80% no crescimento do vírus quando ele está em estágio inicial. O período de latência - em que a doença está no corpo, mas não se manifesta - é outra conclusão dos benefícios de se consumir a bebida. 

E a lista de vantagens não termina. O vinho ainda melhora a consistência, a elasticidade e a hidratação da pele, além de aperfeiçoar a comunicação, o QI e a capacidade de atenção de quem o consome de forma moderada e regular. Redução de cáries e de osteoporose para mulheres também fazem parte dos benefícios dessa bebida para a saúde. Os polifenóis ainda servem como barreira para doenças alérgicas.

Porém, o fundamental é que o consumo seja sempre moderado, regular e durante as refeições. O vinho é uma bebida alcoólica e, se consumido em excesso, tem os prejuízos decorrentes do álcool. O objetivo é obter os benefícios oferecidos pelos polifenóis, que são potentes antioxidantes, ou seja, neutralizam, varrem e eliminam os radicais livres, responsáveis por inúmeras doenças.
Muito importante: sempre que você não se sentir bem, deve procurar um médico. O vinho tem seus benefícios para a saúde, mas não dispensa os cuidados básicos e os check ups frequentes. Cuide-se!

LEIA TAMBÉM

Para encontrar um vinhos que correspondam  às suas expectativas é fundamental conhecer as diferenças entre as variedades de uva. Confira.

Confira ebook : "O que devo saber para entender de vinho!" Entender da bebida pode ser mais simples do que você imagina.

Participe da nossa promoção do "Vinho"  além da oportunidade de degustar vários produtos estará concorrendo três experiências diferente, envolvendo vinho!

 

 
 
 
Voltar
Compartilhar: