Na quarentena com crianças! O que fazer ?

Não tem jeito: nesses tempos em que o coronavírus é um perigo real não só para nós mesmos, mas para toda a nossa comunidade, o melhor a fazer é ficar em casa. Mas ficar em casa fazendo o quê? E com crianças? O Plenarinho preparou alguns desafios pra lá de divertidos e estamos compartilhando com vocês! Confira!

 

#DesafioDoDia1:

De manhã – Escolha um livro para ler. Preste atenção aos detalhes: quem são os personagens, como eles são, o que fazem. Fique atento também ao desenrolar da história!

De tarde – Crie fantoches dos personagens do livro! Solte a criatividade: vale usar caixas de papelão, palitos de picolé, lã, tinta e canetinha!

No fim da tarde – Faça um teatro com os fantoches para o público da sua casa. Represente a história toda, se ela for curta, ou a sua parte preferida, caso seja uma história longa!

#DesafioDoDia2:

De manhã – Você tem um esporte preferido? Qual é? Você sabe a história dele, as suas regras? Que tal pesquisar sobre isso na Internet?

De tarde – Praticar esportes sem poder ir para a rua é difícil. Mas será que você pode adaptá-lo para dentro de casa? Se for um esporte que exija uma quadra grande, como futebol ou vôlei, que tal desenhar uma mini quadra e brincar com bolas de papel? Se for ginástica artística, será que um boneco não pode representar você, como ginasta? Use a criatividade na hora de criar os aparelhos!

No fim da tarde – Chame quem está com você para uma partida ou, no caso dos esportes individuais, para assistir a uma apresentação!

 

#DesafioDoDia3:

De manhã – Vamos aprender mais sobre os bichos? Escolha um animal preferido – pode estar extinto ou não – e pesquise  na internet tudo sobre ele: quanto mede, quanto pesa, o que come, se dorme de dia ou de noite, se é mamífero… tudo, tudo mesmo.

De tarde – Agora que você já sabe tudo sobre esse bicho, é hora de ilustrá-lo. A técnica, você escolhe: pode ser colagem, pintura, giz de cera, lápis de cor, o que a imaginação mandar. Faça numa folha grande, para sobrar espaço para você incluir uma ficha técnica do bicho, contando tudo que você pesquisou sobre ele.

No fim da tarde – Apresente sua obra a quem estiver na casa! Com certeza, todo mundo vai adorar!

 

#DesafioDoDia4:

De manhã – De onde vem a sua família? O que você sabe sobre o seu estado de origem? É hora de pesquisar na internet! Quais são as festas típicas, as lendas locais, os pontos turísticos, as falas e expressões engraçadas? Nesse lugar há algum prato típico, um bolo ou petisco?

De tarde – Que tal preparar um prato típico da sua terra para o lanche da tarde? Peça ajuda a um adulto, separe os ingredientes e mão na massa!

No fim da tarde – Compartilhe seu lanche delicioso com seus pais! Aproveite para contar sobre as suas pesquisas. Será que você descobriu algo sobre a sua terra que ninguém mais sabe?

 

#DesafioDoDia5:

De manhã – Vamos brincar de rimar? Lançamos três palavras para você: brincadeira, cidadão, respeito. Agora, anote todas as palavras que rimam com essas três que você conseguir lembrar. Peça ajuda a quem estiver com você para se lembrar de mais palavras!

De tarde – Agora que está sabendo de um monte de palavras que rimam, que tal criar uma canção com elas? Escreva a letra, escolha um ritmo e crie a melodia (vale fazer uma paródia de uma música que já existe). É muito divertido!

No fim da tarde – Arrume um figurino caprichado e faça uma apresentação da sua música para o público da sua casa!

#DesafioDoDia6:

De manhã – A Visita Institucional ao Congresso Nacional está suspensa, mas sabia que você pode tal visitar a Câmara virtualmente? É muito legal! Você pode fazer a visita 360º ou, se preferir, pode saber mais sobre todas as obras de arte espalhadas na Casa.

De tarde – De qual parte da visita você mais gostou? Houve uma obra de arte preferida? Então é hora de mostrar todo o seu talento! Usando massinha de modelar, sucata ou o material que você preferir, faça a sua releitura dessa obra!

No fim da tarde – Apresente o seu trabalho às pessoas da sua casa! Vale até dar uma de guia e explicar tudo que você lembrar sobre a obra de arte original!

 

#DesafioDoDia7:

De manhã – Veja na sua casa se você tem um caderno com páginas em branco sobrando. Se não tiver, junte algumas folhas em branco, um pedaço de cartolina e grampeie juntos, fazendo um caderno. Com colagem, faça uma capa bem criativa para o seu caderno.

De tarde – Registre no caderno a sua experiência com os desafios que a Turma propôs – o que você aprendeu de novo? Qual desafio mais gostou? Registre também como tem sido para você passar esse tempo em casa.

No fim da tarde – Converse com sua família sobre como tem sido atravessar esse momento. O que cada um tem feito para se cuidar? Se quiser, mostre o seu caderno para eles.

 

Desafiamos você a chegar até o fim dessa lista, cumprindo todas as atividades propostas! Se quiser, crie seus próprios desafios!

 

 

Fonte: plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" 

Fotos: Fotos: https://br.freepik.com

O que tem para fazer em Caxias do Sul?
Deixa teu celular ai em baixo e recebas varias dicas de eventos que aacontecem na sua cidade ;)