Guia de Caxias do Sul

23/07/2019

Dica de Vinho 9

Barbera
O protocolo usado na produção do Barbera da Vinícola Petronius é o mesmo adotado, antigamente, pela sede anterior da cantina e desenvolvido pelo avô do atual proprietário. Ambos se chamam Emilio. A uva barbera foi uma das primeiras utilizadas pelos imigrantes italianos, no entanto, era difícil oferecer um vinho de qualidade, devido às condições adversas de maturação na Serra Gaúcha. “Meu avô fazia o seguinte: depois da mosturação, ele fazia uma sangria e retirava parte do mosto, produzindo então o vinho rosé. Com a segunda parte do mosto, elaborava um vinho tinto”, conta Emilio. Atualmente, a Petronius tem apenas o rosé para venda, o tinto ainda não está no mercado.
 
1. APRESENTAÇÃO
 
* Nome: Barbera
* Vinícola produtora: Petronius
* Variedade(s) de uva: Barbera
* País e região: Caxias do Sul, Brasil
* Safra: 2017
* Teor alcoólico: 12,5º
* Classificações especiais: vinho rosé de barbera
* Enólogo responsável: Emilio Kunz
2. Onde o vinho está à venda: direto na vinícola.  
 
3. INFORMAÇÕES SENSORIAIS
 
* Análise visual: vermelho intenso
 
* Análise olfativa: tem notas de cereja bem nítidas
 
* Análise gustativa: rosé robusto com sabor intenso com boa acidez
 
4. HARMONIZAÇÃO
 
Como o vinho e bastante refrescante, pode ser consumido sozinho nos dias quentes e harmoniza bem tanto com pratos leves quanto condimentados por ser um vinho com uma acidez pronunciado e com corpo robusto.
 
LEMBRANDO

As diferenças existem, mas sempre é importante lembrar que vinho depende muito de paladar. Não há 100% certo ou 100% errado, trata-se do que é agradável para cada consumidor.

O Guia de Caxias do Sul, no período do inverno, vai compartilhar todas as semanas dicas de vinho para diversos gostos e produtos de uvas americanas e uvas viniferas. A grande maioria são vinhos premidos na região, nacional e internacionais. Além de conhecer, você também vai ter a oportunidade de concorrer a diversos produtos e experiências voltadas ao mundo do vinho. Acompanhe

>> A entrega é realizada em mãos pelo enólogo ou responsável com  apresentação do produto na empresa em horário agendado. <<

Caso vencedor não retornar o contato ou não retirar o vinho o produto será sorteado novamente.
 
LEIA TAMBÉM: 
 
 
Voltar
Compartilhar: