Guia de Caxias do Sul
Guia de Caxias do Sul RECEBA NOVIDADES OU PROMOÇÕES

28/09/2015

6ª Semana Municipal do Turismo encerra com palestra de Toni Sando

A programação da 6ª Semana Municipal do Turismo se encerrou na segunda-feira, dia 28, com a palestra do presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando. Durante reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), o palestrante afirmou que o desafio de um destino é mobilizar pessoas para trabalharem pelo bem-estar comum, e que o setor de turismo, viagens e eventos deve fazer parte da estratégia das políticas públicas para o seu desenvolvimento, de forma integrada.

Toni Sando elogiou a campanha "Curta Caxias", lançada na semana passada e que busca despertar o sentimento de pertencimento do cidadão caxiense. A ação é fruto de uma articulação entre a Secretaria Municipal do Turismo, Caxias do Sul Convention & Vistors Bureau e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) com o objetivo de sensibilizar o morador local, tornando-o agente indutor do turismo. “A melhor pratica regional é trabalhar juntos em beneficio de todos”, salientou. Segundo ele, a ideia é tão boa que pode ser usada com os mesmos objetivos pelo Rio Grande do Sul e até pelo Brasil.

Ele destacou a necessidade de os eventos estarem em harmonia com o destino, para que o viajante seja também um visitante. Essa integração, em sua opinião, gera ações de hospitalidade, fazendo com que os turistas sejam recebidos como convidados. “Quando o evento não foi bom, é a cidade quem paga o preço. Nem todo destino é encantador, mas pode ser hospitaleiro. A cidade é exatamente como a nossa casa, onde fazemos de tudo para bem receber as pessoas que nos visitam. A cidade é a nossa grande casa”, argumentou Sando, que é também vice-presidente da União Nacional das Entidades de Destinos (Unidestinos). 

Toni Sando acredita que a crise ajuda a sair da zona de conforto, e que é preciso investir na qualidade do atendimento, até que ele seja percebido como acolhimento. O dólar hoje, segundo ele, joga a favor do turismo doméstico, basta saber explorar com criatividade e inteligência as potencialidades de cada região. “Os empresários de turismo, organizadores de eventos, promotores de feira, hoteleiros, comerciantes e de serviços também precisam ser mais criativos”, ponderou.
 
Semana Municipal do Turismo ocorreu de 21 a 28 de setembro e abordou o tema "Crise versus Oportunidade".

Foto: Tiago Fernandes

Saiba mais sobre o evento
Semana Municipal do Turismo em Caxias do Sul debate oportunidades do setor

 
Voltar
Compartilhar: