Inscrições para Torneio de Qu4trilho da Festa da Uva 2019 ABERTAS | Guia de Caxias do Sul 


31/01/2019

Inscrições para Torneio de Qu4trilho da Festa da Uva 2019 ABERTAS

período: 1º 27 a de fevereiro Quem quiser participar pode se inscrever

Quem quiser participar pode se inscrever online. Se inscreva agora!

Preservando a identidade cultural trazida pelos imigrantes italianos para a região da Serra Gaúcha é um dos objetivos do Torneio de Qu4trilho, tradicional jogo de cartas, que integra a programação cultural da Festa da Uva 2019.. As inscrições iniciam na sexta-feira, 1º de fevereiro, e seguem até o dia 27, com vagas limitadas (até 150 competidores).

Para participar do Torneio de Qu4trilho é preciso acessar o formulário online. Confira AQUI. A taxa de inscrição é R$ 130,00, incluindo um ingresso ao Parque de Exposição Mário Bernardino Ramos, o "merendin" (lanche da tarde), ingresso para o Jantar de Confraternização e a medalha de participação.

O quê? Torneio de Qu4drilho;

Quando? 02 de março,

Horário: a partir das 14 horas;

Local: Salão Paroquial, no Bolicho dos Piardi, nos Pavilhões da Festa da Uva .

As rodadas seguem até as 20h30 e a partir das 21h30 inicia a premiação aos 10 primeiros colocados.

Mais informações pelos telefones (54) 9 9949-0650 com Moacir, no (54) 99183-8166 com Juarez ou no (54) 98100-3667 com Rabelão.

Crédito fotos: Moacir Dal Castel

Saiba mais sobre o Qu4trilho:

Jogado com baralho do tipo Espanhol, a característica especial é a de "troca de parceiros", disputado entre quatro competidores. A finalidade é fazer no mínimo 18 figuras das 35 disputadas.

Um dos organizadores do Torneio de Qu4trilho, Moacir S. Dal Castel, afirma que dos jogos de carta a modalidade é considerada uma das que mais exige atenção do jogador, já que o número de combinações é amplo.

O carteado era muito jogado na Itália e chegou ao Brasil nas bagagens dos imigrantes italianos. Tradicional e muito jogado nas comunidades italianas se tornou um exemplo de preservação das tradições em cidade como Caxias do Sul.

Segundo Dal Castel até mesmo as comunidades urbanas mantém o jogo, tanto que na localidade de São Luiz da Sexta Légua, todas as quintas feiras à noite e pelas tardes dos domingos, os apaixonados pelo carteado se reúnem na sede da Confraria do Qu4trilho Colonial para jogar e conversar.

A Confraria realiza em média quatro torneios por ano, sempre em locais diferentes, para integrar as comunidades, e as disputas acabam sempre em festa, cantorias e muita conversa.

Voltar
Compartilhar: