06/05/2019

'Você é o que você lê' será tema da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Feira do Livro 2019 será na Praça Dante de 27 de setembro a 13 de outubro

Em coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (30/04) na Biblioteca Parque Largo da Estação Férrea, foram apresentadas diversas novidades sobre a estrutura e o funcionamento da 35ª edição da Feira do Libro de Caxias do Sul. O tema central "Você é o que você lê" foi escolhido como referência às emoções e experiências que o leitor vivencia em sua mente ao mergulhar nas leituras e se identificar com personagens e lugares, criando sensações e aprendizados que podem gerar um impacto significativo na vida de cada um.

A novidade  foi anunciada pelo Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), presidido por Maria Cristina Pisoni Tiburi e na ocasião também esteve presente o secretário da Cultura, Joelmir da Silva Neto.

Além de apresentação do tema, também foi revelada a planta da Feira, que será mantida com estrutura semelhante à do ano passado, valorizando o chafariz central da praça Dante Alighieri e com a distribuição das bancas ao redor dele. As bancas de livros infantis ficarão na rua Marquês do Herval, voltadas para a praça, e estuda-se a possibilidade de interrupção do trânsito na Dr. Montaury durante alguns dias da Feira.

Além disso, também haverá menor quantidade de bancas, para abrir espaço e facilitar a circulação dos visitantes. Os lounges e sessões de autógrafos ficarão localizados atrás do palco e o Café da Feira dará lugar a mais bancas de livro, de foma a valorizar o comércio local que já oferece serviços semelhantes.

O período da Feira já está definido, e será de 27 de setembro a 13 de outubro na Praça Dante Alighieri.

 

PATRONO E AMIGA DO LIVRO
    Durante a coletiva, houve apresentação oficial do patrono da 35ª Feira do Livro, Délcio Antônio Agliardi, e da Amiga do Livro, Bernardethe Zardo, escolhidos por votação envolvendo representantes dos principais setores de leitura e cultura do Município.

   Délcio Antônio Agliardi - Escritor e professor, possui três livros publicados e também é autor de contos e poemas premiados em concursos literários. Doutor em Letras, Mestre em Educação e Especialista em Direito da Infância e Juventude.

    Bernardethe Zardo - Poeta nascida em Nova Prata, a ocupante da cadeira 31 da Academia Caxiense de Letras se diz amante das Arter, Letras e Filosofia. Bernardethe é Arte-educadora, pós-graduada em Educação Artística, Desenho e Filosofia e já publicou dois livros, sendo agraciada com diversas premiações literárias.


Fotos: Adriano Chaves

 

Voltar
Compartilhar: