Anunciado mascote da Surdolimpíadas de Verão 2021.

Vencedor do concurso, o estudante Ezequiel Becchi, de Flores da Cunha, desenhou o Quati para representar os jogos

O Comitê Plural de organização da 24ª Surdolimpíadas de Verão, que ocorre em 2021 e terá a Universidade de Caxias do Sul como sede prioritária, anunciou nesta sexta-feira (11) o vencedor do concurso que definiu a mascote do evento. A mascote Quati, criada pelo estudante Ezequiel Becchi, 17 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, de Flores da Cunha, representará as Surdolimpíadas.

A escolha foi inspirada no quati-de-cauda-anelada, ambientado a diversos habitats, desde a Colômbia até o sul do Brasil, e considerado um animal com alta capacidade de adaptação. O chapéu que acompanha o desenho representa a cultura agrícola da região da Serra gaúcha, e é um símbolo dos produtores de uva. Já o lenço vermelho faz referência à cultura gaúcha.

O desenho vencedor cumpriu todas as exigências para a participação, apontadas em edital. Uma delas era que fosse criado à mão livre, com originalidade, criatividade, alto reconhecimento e fácil memorização, representando, em formato de boneco, a união de culturas pelo esporte. Outro regramento determinava que a mascote proposta fosse colorida, tendo, obrigatoriamente, as cores vermelho, azul, amarelo e verde. Também era necessário que o desenho fosse inédito, sem publicação anterior em veículos de comunicação ou inscrição em outros concursos.

Como prêmio, Ezequiel receberá um Tablet Samsung Galaxy Tab S5e SM-T725L 64GB 4G 10,5″ Android – Octa-Core 2.0GHz – Câmera 13MP – Frontal 8MP- Wi-Fi/4G de cor prata, além de uma bolsa de estudos correspondente a 30% de desconto em algum dos cursos de graduação oferecidos pela UCS (exceto Medicina). E, se matriculado regularmente na Instituição, o estudante também poderá participar das cerimônias de abertura e de encerramento do evento, que ocorre entre 5 e 21 de dezembro de 2021.

A mascote será utilizada na divulgação dos jogos internacionais, realizados pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD). Esta edição, a primeira em um país da América Latina, terá a participação de mais de 100 países e 4 mil surdoatletas, para disputa em 21 modalidades esportivas. Evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos, as Surdolimpíadas de Verão ocorrem a cada quatro anos.

A participação foi voltada para todos os alunos do Ensino Médio de escolas de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha (cidades que receberão as modalidades esportivas) e também estudantes surdos de Ensino Médio de Bento Gonçalves, Vila Maria, Torres, Vacaria, Canela, São Sebastião do Caí, Nova Prata, Guaporé, Bom Princípio, Antônio Prado e São Marcos (municípios de abrangência da UCS).

O que tem para fazer em Caxias do Sul?
Deixa teu celular ai em baixo e recebas varias dicas de eventos que aacontecem na sua cidade ;)