Guia de Caxias do Sul RECEBA NOVIDADES OU PROMOÇÕES

22/05/2017

Dia do Vinho: diversidade de atrações marcam calendário do evento

O Dia do Vinho tem por característica operar o milagre da multiplicação de atrações. Só neste ano, são mais de 200 à disposição do público, no período de 19 de maio a 4 de junho. Como o evento é realizado de forma descentralizada e simultânea em dezenas de municípios de três regiões do país (Sul, Sudeste e Nordeste), conta com a vantagem de uma diversidade de lugares e empreendimentos para se aproveitar entre vinícolas, hotéis, pousadas, bares e restaurantes. 

"A combinação de elementos como vitivinicultura, passeios, hotelaria e gastronomia é o nosso enoturismo, que procuramos ofertar com todo brilho na programação do Dia do Vinho. A cada ano, temos novos territórios atentos ao potencial deste segmento econômico. E mais preparados para atrair e receber os turistas da uva e seus derivados em todo o Brasil", sublinha o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) Região Uva e Vinho, João Leidens.

Em Caxias do Sul, vários estabelecimentos promovem atrações que integram a programação. Degustações, café da manhã, almoço e jantar especiais e desconto na compra de produtos, são algumas atividades previstas. Destaque para a Feira do Vinho, na Praça Dante Alighieri, de 2 a 4 de junho. Das 10h às 19h, dez vinícolas associadas a Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul)  comercializam vinhos e sucos com preços promocionais. Além disso, estão previstas palestras e minicursos de degustação. A programação é gratuita e aberta ao público em geral. 

No dia 4 de junho, no Quinta Estação Eventos (Av. Independência, 2.432 – bairro Exposição), será realizada a feira gastronômica, Panela no Pátio, das 11h às 18h. É a terceira edição o evento,que traz 10 chefs com pratos elaborados a preços populares. Os chefs Henrique Neves (HN Gastronomia), Mauro Cingolani (diretor da Escola de Gastronomia da UCS), Lela Zaniol (Destemperados), Vicente Perini (Quinta Estação), Rosana Collato e Carine Ruaro (Mercado do Sanduíche), Rico Vilela (Comida Mineira), Simone Vanin (Doce de Forma), Fabio Centenaro (Nella Pietra Pizza), Daniela Chedid (Libanesa), Marcia Callai e Luciano Almeida (Original Brigaderia) serão os responsáveis pelo menu da iniciativa.

Descubra o que e onde fazer. Confira aqui a programação do Dia do Vinho 2017

Sobre o Dia do Vinho
Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS) e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) - Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski. 

A edição 2017 tem o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP), Vinho VASF – Instituto do Vinho Vale do São Francisco, Associação dos Viticultores do Vale Central Gaúcho, Associação Vinhos da Campanha, Atuaserra, Aenotur, Phoenix Eventos e o patrocínio máster de Verallia. 

Voltar
Compartilhar: