Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.

Família Longo Vinhos Finos

Telefone (54) 9 9955 0831
Família Longo Vinhos Finos
Fone: (54) 9 9955 0831 Whats: (54) 9 9955 0831
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 17h30
Serviços Oferecidos
  • Degustação
  • Estacionamento
  • Internet
  • Pix

Família Longo Vinhos Finos segue o legado dos antepassados

A Família Longo acredita que a qualidade de um vinho começa no parreiral. Por isso, faz questão de manter o controle de toda a cadeia, produzindo 95% das uvas usadas na elaboração da bebida. Essa visão existe desde que essa história começou, no início da colonização italiana, quando Antônio Longo se estabeleceu na localidade de São Virgílio da 2ª Légua, interior de Caxias do Sul, e começou a plantar uva.

Daniel Longo, representante da quarta geração e enólogo responsável, conta que seu avô, Alberto Longo, foi quem deu início à produção da bebida. “A uva é plantada nessa propriedade desde a colonização, o vinho passou a ser comercializado na segunda geração, quando meu avô decidiu vender para a cooperativa”, explica. Um tempo depois, surgiu a decisão de parar com o negócio e elaborar a bebida apenas para consumo próprio. A retomada nas vendas aconteceu em 2006, já com o seu pai, Alcides, e a chegada dele no negócio. “Eu fui estudar enologia e quis retomar a produção da bebida”, relata.

Com essa virada, houve também uma adaptação ao perfil do consumidor, que já vinha se transformando e começando a optar por um produto melhor. Para entregar um vinho com maior valor agregado, opção foi por uvas viníferas e, atualmente, a Família Longo Vinhos Finos produz cabernet sauvignon, merlot, tannat e um rosé de cabernet sauvignon com merlot. “Estamos para lançar o chardonnay”, antecipa Daniel. A produção está em torno de 25 mil litros por ano e a elaboração une o artesanal com técnicas da enologia vanguardista, além dos ensinamentos passados de geração em geração. Há um cuidado especial desde o cultivo da uva na propriedade até o momento em que o produto chega ao consumidor final. “Dependendo o resultado que você quer, vai fazer um manejo diferente na videira, por isso costumo dizer que o vinho nasce no parreiral”, reforça.

O objetivo é extrair todos os componentes essenciais da uva para obter máxima qualidade ao vinho, e a família faz questão de seguir os preceitos da sustentabilidade e trabalhar em harmonia com a natureza. “Atuando dessa forma, conseguimos garantir que cada garrafa contenha o reflexo do nosso terroir”, acrescenta. Aliados a isso, estão a paixão pelo que fazem e a dedicação a cada etapa. “Nossa missão é elaborar vinhos de qualidade, elegantes e ricos em sabor”.

A receita vem dando certo, e os produtos estão à venda na propriedade mesmo. Ao ir até lá, você ainda tem a possibilidade de caminhar por um lugar lindo, experimentar os produtos e curtir um pouco da paz do interior. Porém, Daniel afirma que é melhor ligar antes e combinar. “Em horário comercial, costumamos ter pessoas para atender, mas mandar uma mensagem ajuda”, completa. Faça contato, pegue a estrada e conheça esse lugar onde as uvas são cultivadas desde o final do século 19.

 

 

Como chegar