- Degustação
- Estacionamento
- Internet
- Pix
Três irmãos casados com três irmãos. A coincidência logo chama a atenção de quem visita os Tonietto Franco na propriedade das famílias, em São José da Linha Feijó. Além do laço sanguíneo, chama também a atenção a animação e a alegria do sexteto, que convive e trabalha juntos, como uma grande família.
“É bom trabalhar juntos. Um ajuda o outro e isso ajuda a perpetuar a tradição”, afirma a simpática Zaira Tonietto Franco, mãe dos pequenos Lucas e Camila, adiantando que irão incentivar os filhos a seguirem na agricultura.
Na terceira geração, Zaira e os irmãos Valdenir e Pedro Tonietto dão sequência ao ofício do bisavô paterno deles. O trabalho em mais de 5 hectares ganha reforço com o marido de Zaira, Reni, e das esposas de Valdenir e Pedro, Lorena e Loreni. Juntos, eles cultivam, na maior parte da área, uvas Bordô, que utilizam para elaboração de vinho na própria agroindústria. Também produzem mais de mil pés de bergamota Montenegrina orgânica, além de laranja, limão, feijão e milho.
Desde 2013, os produtos são vendidos no Ponto de Safra, nas sextas-feiras, junto à Praça Dante Alighieri, na Rua Moreira César e na Rua Treze de Maio. Os vinhos também são comercializados no Ceasa de Porto Alegre.
“Começamos no Ponto de Safra para complementar a renda. É gostoso de ir, é divertido, é bom ter esse contato com o consumidor. E essa venda direta valoriza o produtor”, conta Zaira. “Para o público, acredito que o preço acessível, produtos frescos e bastante diversidade é o que mais chamam a atenção”, acrescenta.