
Negócio que começou há 20 anos com Gerônimo Dalan segue em frente comandado pela filha e pelo genro
A família lida com plantação de uvas há praticamente 20 anos.. “Temos uva de mesa, niágara e bordô. O negócio da uva começou com o meu pai, Gerônimo Dalan, mas ele mais dava de presente do que vendia”, conta. Com um grande círculo de amigos, Seu Gerônimo distribuía sem pesar e sem um preço definido, pedia apenas um valor simbólico. Depois de a família muito insistir para que ele mudasse o hábito, definiu R$ 1 ao quilo. “O início do negócio foi curioso mesmo, porque o pai lidava dessa forma”.
Com o tempo, tudo foi sendo modernizado. Parreirais velhos foram substituídos e, atualmente, os visitantes podem, além de comprar, visitar as parreiras e colher o fruto. Sirlei e o marido, Feliz Antonio Mazzochi, cuidam de tudo. Chegam pessoas de diversos lugares, querendo ver a fruta no pé, fazer fotos e conhecer mais sobre a vida no interior. Para quem quer apenas comprar, as cestas com a fruta estão prontas para venda.
Hoje, na propriedade, tem uvas e também uma estufa para hortaliças. Paralelamente ao negócio da Uvas Dalan & Mazzochi, surgiu em 2012 a estufa para o cultivo de mudas de frutas e hortaliças. “Eu tinha uma angústia, porque dependíamos apenas da uva e poderíamos perder tudo em uma chuva de granizo. Em 2012, ela veio e as pedras ficaram três dias na grama. Perdemos tudo”, lembra Sirlei. Ela precisou vender um terreno para pagar o financiamento, já que não tinha renda da safra, e sobrou um dinheiro. Com ele, foi feita a estufa. “Nós já estávamos cogitando essa atividade, meu marido então foi se informar melhor sobre o mercado, soube que poderia dar certo e investimos”, completa. Também possuem plantação de ameixa e caqui.
Tudo foi profissionalizado, mas, no fundo, ainda é o negócio do Seu Gerônimo, que aparece por lá de vez em quando e conta histórias aos visitantes. “Nós temos nossos preços e sabemos que é um negócio, mas ainda damos muita uva de graça”, diverte-se Sirlei. Com essa energia boa, não tem como não dar certo.
Telefone: 54 3267 1104 / 54 98132 9383 / 54 38129 2887