Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
Equocenter - Centro de Atividades

Equocenter - Centro de Atividades

Telefone (54) 9 9902 2500


 

 


EQUOCENTER é um centro que oferece passeios a cavalo, aulas de equitação e atendimentos de equoterapia a pessoas com necessidades especiais. O local é agregado à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil). 
Equocenter - Centro de Atividades
  Travessão São Virgílio, Capela São Martinho, 810,  2ª Légua, Forqueta, Caxias do Sul - RS
Fone: (54) 9 9109 4607 Whats: (54) 9 9902 2500
Horário de Funcionamento
Os atendimentos são realizados mediante agendamento.  Horários: segunda a sábado, das 8h às 17h30.
Serviços Oferecidos
  • Cartão de crédito
  • Estacionamento
  • Internet
  • Pix
  • Sanitários

Equocenter oferece equoterapia, aulas de montaria e passeios a cavalo

A equoterapia chegou por acaso na vida de Fabiana Kintschner e tornou-se a sua principal ocupação. Em 1999, foi oferecida a ela a oportunidade de comandar um negócio cuja proprietária havia falecido. Ela se interessou, fez os cursos necessários e assumiu o Equocenter Centro de Atividades, em Forqueta. Cláudia Comin é a sua parceira nesse projeto que vai além da equoterapia e também oferece aulas de montaria e passeios a cavalo. “A minha ligação com os cavalos começou quando me ofereceram essa oportunidade. Eu fiz todos os cursos, gostei e sigo até hoje”, conta.

Segundo Fabiana, a equoterapia se destina a uma série de patologias, como Síndrome de Down, paralisia cerebral, autismo, sequelas de AVC e muitas outras. “Em todos os casos, precisamos de um atestado médico de que a pessoa é apta a andar a cavalo”, ressalta. Quem sofre de depressão ou ansiedade também pode se beneficiar. “Quando se está cavalgando, os nossos batimentos cardíacos ficam semelhantes à marcha do cavalo, e isso vai deixando a pessoa mais calma e tranquila”, explica.

Porém, os benefícios não se aplicam apenas a quem tem alguma doença. Por ser uma atividade física, a cavalgada faz bem a todas as pessoas. Conforme Fabiana, depois da natação, é a atividade mais completa. “Além de todos os benefícios de estar fazendo um exercício, a pessoa que cavalga ainda tem melhoras no equilíbrio, no controle do tronco e na marcha”, complementa. Quanto à idade, não há limites, a restrição está no peso. O cavalo suporta até 20% do seu peso, o que corresponde a 80 quilos.

Não tendo essa restrição, qualquer pessoa pode fazer aulas de montaria ou participar dos passeios, que acontecem aos sábados à tarde. “Cavalgamos dentro da propriedade e também em uma parte da rua, mas é uma via rural, no meio do mato, sem problemas com trânsito de veículos”, diz Fabiana. Em relação às crianças, há uma determinação: menores de cinco anos só podem andar a cavalo acompanhadas pelo pai ou pela mãe, que vai no chão, ao lado. Não são realizados passeios com montaria dupla, em que o pai vai no cavalo segurando a criança.

Para viver qualquer uma dessas experiências, é preciso agendar. Contate a Fabiana, informe-se e viva bons momentos em meio à natureza no Equocenter Centro de Atividades.

 

Como chegar