Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
Moinho da Estação Centro Cultural, Serviços e Lazer

Moinho da Estação Centro Cultural, Serviços e Lazer

Um passeio pela história de Caxias do Sul

Espaço com diversos ambientes comerciais e culturais

Rua Coronel Flores, 810 - São Pelegrino

Facilidade para chegar tanto a pé como de ônibus - próximo ao Centro


Moinho da Estação, um local com grande peso histórico para Caxias do Sul
Como chegar
Moinho da Estação Centro Cultural, Serviços e Lazer
Rua Coronel Flores, 810 - São Pelegrino

Inaugurado em 1928 nas proximidades da Estação Férrea, o prédio do antigo Moinho Sul-Brasileiro foi um marco importantíssimo para a economia e desenvolvimento de Caxias do Sul, contribuindo de forma direta para o setor tritícola e o processo de industrialização caxiense.

Entre tantos feitos históricos, foi o segundo grande ato de um movimento em defesa do cultivo e industrialização do trigo, orquestrado pelo imigrante italiano Aristides Germani, chegado ao município no ano da colonização, em 1885. Germani comprou as terras no ano de 1891 e fundou ali o Moinho Ítalo-Brasileiro, no mesmo ano. Uma década depois, com a aquisição de uma turbina, seu estabelecimento passou a ser o primeiro na cidade a contar com energia elétrica.

Com o passar do tempo as instalações foram só evoluindo até que, com a chegada do trem em 1910, houve a possibilidade de escoamento da produção direto da produção para os grandes centros consumidores da região e do Estado. Em 1925, Aristides Germani partiu para a Itália em busca de novos e aprimorados equipamentos para otimizar o serviço. Assim, no ano de 1928 ele inaugurou o agora Moinho Sul-Brasileiro, com capacidade para moer até 500 sacos de farinha por dia, um grande marco para a época.

 

Conheça mais sobre os estabelecimentos do Moinho da Estação

 

O estabelecimento da família Germani ficou também conhecido como o responsável pelas marcas Pérola e Mercedes, sendo uma referência de sucesso para a indústria local, recebendo, inclusive, a visita de grandes autoridades, como o próprio Presidente Getúlio Vargas. A empresa se expandiu e na década de 1940, já sob o comando dos filhos do já falecido Aristides Germani, abriu duas unidades na capital gaúcha.O Moinho Sul-Brasileiro funcionou até os anos 1980, quando se tornou vítima de crises financeiras e precisou fechar as portas.

A área, hoje tombada, compreende cerca de 8 mil metros quadrados, com um conjunto de prédios ocupando seu espaço. Atualmente, funcionam no local um centro de lazer, cultura e serviços, também bares, escolas de dança, idiomas, ateliês de fotografia, design e arquitetura, comércio, arte e artesanato. A nova caracterização da região ocorreu a partir de um projeto de rearquitetura, no qual a preservação dos elementos originais foi combinada com um design mais moderno.

Este projeto foi implantado pela família Tondo, que adquiriu a propriedade dos herdeiros de Aristides Germani, em 1997. No local ainda foi construído o Teatro Moinho da Estação, com capacidade para cerca de 300 pessoas.

Como chegar