Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
Maesa

Maesa

MAESA

Gratuito (parque, bosque, lago, praça e ruas internas)

Rua Dom José Barea


Antiga fábrica da metalúrgica Abramo Eberle
Maesa
Rua Dom José Barea

COMPLEXO CULTURAL E TURÍSTICO MAESA

A MAESA – Metalúrgica Abramo Eberle S/A, fábrica 2, foi uma grande indústria de Caxias do Sul, construída a partir de 1945, sendo a maior impulsionadora socioeconômica na história do Município e região entre os anos 1950 e 1990, por onde passaram muitas gerações de colaboradores. Conforme o Livro MAESA: POEMA ARQUITETÔNICO “ali eles se encontravam, tornavam-se amigos e muitas famílias se constituíram”. 

A inauguração da MAESA, em 1948, quando o império de Abramo Eberle completava 52 anos, sinalizou a fase de maior expansão da empresa. Na fábrica 2 concentravam-se os trabalhos de mecânica, fundição, forja e produção de talheres. Lá, foram realizados, entre outros importantes e significativos projetos, o trabalho de fundição das portas da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, no Pará, e das estátuas de bronze do Monumento Nacional ao Imigrante, inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas e hoje símbolo oficial de Caxias do Sul.

O agora denominado Complexo Cultural e Turístico MAESA é um conjunto edificado em estilo industrial manchesteriano, com 53 mil m²de área, aproximadamente 50 mil m² e 15 mil m² de áreas abertas constituídas por bosque, lago, praça e ruas internas. O complexo foi doado ao Município de Caxias do Sul pelo Governo do Estado do RS através de grande mobilização da comunidade.  

Existe uma grande expectativa social de reconversão da MAESA em um espaço cultural, que além do uso por secretarias municipais vai abrigar ainda um Mercado Público, espaço cenotécnico, centro de eventos, multipalco, áreas de lazer em plena área urbana central, promovendo a apropriação da população em um espaço destinado a manifestações culturais e a integração sustentável das atuais e futuras gerações. A MAESA constitui patrimônio histórico e cultural Tombado em nível municipal em 2015.