Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
Festa do Vinho Novo

Festa do Vinho Novo

Realizada a cada dois anos, no mês de julho, tem na programação atividades culturais, gastrônomicas e mostra de produtos. O vinho da safra está sempre presente. Destaque para o desfile de carros alegóricos. Para realização de passeio em todo o roteiro Vale Trentino, sugere-se acompanhamento de guia de turismo.

Festa do Vinho Novo
Forqueta, Roteiro Vale Trentino

Festa do Vinho Novo foi um marco na história de Forqueta 

O vinho está diretamente misturado à história e ao desenvolvimento de Forqueta. Os imigrantes italianos que se fixaram nesse território tinham o cultivo da uva e a produção da bebida como a principal atividade, por isso, foi natural surgir a ideia de fazer uma festa para celebrá-lo. Conforme Jacira Dulce Onzi, a primeira edição da Festa do Vinho Novo foi realizada no ano de 2000, e um padre foi o responsável por buscar o engajamento das comunidades. “Desde a primeira festa, as capelas se uniram e fizeram um trabalho muito legal”, conta ela.

A escolha da rainha, por exemplo, foi um evento paralelo que esteve presente em todas as edições. E duas delas acabaram sendo rainha da Festa da Uva. Tatiane Frizzo foi a rainha da Festa do Vinho Novo de 2008 e, dois anos depois, em 2010, foi eleita soberana da Festa da Uva. Já Maiara Perottoni foi eleita para representar a festa de Forqueta em 2015, atuando como rainha na última edição da Festa do Vinho Novo, em 2016. Desde lá, a celebração não aconteceu mais. Ela foi eleita rainha da Festa da Uva em 2019.

Essas duas coroações deram ainda mais visibilidade para o evento de Forqueta. Já receosa que a festa não tivesse continuidade lá no início, Jacira conta que a opção foi realizar dois anos seguidos, em 2000 e 2001. “Fizemos logo duas seguidas para que não caísse no esquecimento”, reforça. Por vários anos, a comunidade seguiu se envolvendo, promovendo o seu produto e recebendo muitos visitantes. A participação era intensa. Os moradores atuavam como figurantes dos desfiles, atores da peça teatral e voluntários na recepção dos visitantes. Conforme Jacira, a cada ano, era escolhida uma temática diferente, e as comunidades se uniam para estudar e organizar a sua participação. Nessa etapa, estavam incluídas palestras sobre a festa e o seu significado, o que resultava em conhecimento e aprendizado para quem vivia em Forqueta.

O ponto alto era o vinho, mas a festa oferecia muito mais. “O nosso objetivo era celebrar o vinho daquele ano, daquela safra, seguindo a tradição que diz que, na primeira geada, o vinho está pronto para ser servido”, relata. Paralelamente à oportunidade de provar o vinho novo, os visitantes ainda podiam visitar a exposição de produtos, assistir ao desfile, acompanhar a programação cultural e saborear a gastronomia típica. Conforme Jacira, a festa foi muito importante para unir os moradores de Forqueta. O envolvimento era tanto, que todas as comunidades que faziam parte da paróquia participavam. “Nós convidávamos todas as capelas que faziam parte de Forqueta pela divisão religiosa, que é diferente da administrativa. E era muito bom ver a participação de todos”, acrescenta.

Porém, o temor dos idealizadores, lá no início da história, acabou se confirmando e a festa parou de ser realizada. Porém, ficou marcada como mais um capítulo da história de Forqueta e do vinho produzido ali. E, quem sabe, o futuro não nos reserve o retorno da alegria e da valorização que ela representa.

Este conteúdo integra o projeto Patrimônios, lendas e marcos de Caxias do Sul, financiado pela Lei Paulo Gustavo de Caxias do Sul.

Produção, organização e Curadoria: Marivania L. Sartoretto

Texto: Paula Valduga

Fotos: Marivania L. Sartoretto

Ano: 2025

Para citar ou creditar

SARTORETTO, Marivania L.; VALDUGA, Paula. Festa do Vinho Novo foi um marco na história de Forqueta .Caxias do Sul: Patrimônio, Marcos e Lendas / Lei Paulo Gustavo, 2025. Disponível em:  https://www.guiadecaxiasdosul.com/empresa/festa-do-vinho-novo-2633

Referências

FERNADES, Alana. Festa do Vinho Novo de Forqueta começa nesta sexta-feira, em Caxias. Caxias do Sul: Jornal Pioneiro, 2016. Disponívem em: Festa do Vinho Novo de Forqueta começa nesta sexta-feira, em Caxias | Pioneiro acessado em 02 mar 2025.

Depoimento de Jacira Dulce Onzi