Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
Museu dos Capuchinhos (MUSCAP)

Museu dos Capuchinhos (MUSCAP)

Telefone

MusCap - preservar e divulgar a memória dos Freis Capuchinhos do RS - Objetos, imagens, fotos e documentos. 

Local: Bairro Rio Branco. ao lado da Igreja dos Capuchinhos

Transporte Público: ônibus passam pelo local - Salgado Filho/São Ciro, Nossa Senhora das Graças e Planalto Rio Branco/Madrid

Como chegar
Museu dos Capuchinhos (MUSCAP)
Rua General Mallet, 33a, Rio Branco
Fone: (54) 3220 9577 [email protected]
Horário de Funcionamento
Visita aberta ao público.
Atendimento de segunda a sexta das 8h às 11h e das 13h30min às 17h. Sábados, somente mediante agendamento. Recebe grupos em horários especiais, mediante agendamento

Você sabia que o Museu dos Capuchinhos (MUSCAP), em Caxias do Sul, teve seu início no ano de 1980, por iniciativa de quatro estudantes de Teologia (Arlindo Itacir Battistel, Agemir Bavaresco, Wilson Dallagnol e Celso Bordignon (atual diretor)? O objetivo era criar um museu onde pudessem ser preservados os itens nos acervos da Província, até então armazenados em locais precários, como porões e sótãos.

 

No XVI Capítulo Provincial , em 1993, o Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul foi aprovado. Foi decidido que a sede do seria parte da edificação que abrigou a Editora São Miguel, no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul. Mais tarde, entre 1997 e 1998, iniciaram as reformas da edificação. O projeto arquitetônico do Museu foi feito pelo arquiteto Jaime Boff com apontamentos do Frei Celso Bordignon. Em 06 de dezembro de 2000, o MusCap foi aberto ao público com o objetivo de preservar e divulgar a memória dos Freis Capuchinhos do RS.

 

Conheça mais sobre o Museu dos Capuchinhos clicando no link.

 

Em 2012, o MUSCAP foi reestruturado de forma museológica. A base norteadora do projeto foi a de um Planejamento Plurianual de Atividades. Assim, uma equipe de profissionais com formação específica em diversas áreas de atuação, como a museologia, a história, a conservação e o restauro foi contratada para o trabalho. O Museu também passou a contar com colaboradores externos para assessoramento e atuação em projetos pontuais das áreas de arquitetura, cenografia, jornalismo, educação e artes visuais.

Como chegar