Se você já tem cadastro
Se você é novo por aqui
Você é
CLIENTE ANUNCIANTE
Incluir, mostrar e destacar a sua empresa, produtos e serviços. Inclui autorização para cadastrar eventos.
PROMOTOR DE EVENTOS
Cadastro para poder incluir eventos na agenda.
Deve ser no nome do promotor responsável pelo evento.
Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp

Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp

Como chegar
Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp
Horário de Funcionamento
Mediante Agendamento
Anexo 01 - Réplicas 1885 - Parque de Eventos Festa da Uva - Fone 54 3207 1166
Anexo 02 - Paisagens Eventos e Turismo - Forqueta - Fone 54 99841 4551

O Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp foi fundado em 2002, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e a Cooperativa Vitivinícola Forqueta. Inicialmente, o museu estava localizado junto à Vinícola Forqueta, ocupando uma ampla sala na antiga edificação da cooperativa — prédio que, por si só, constitui referência cultural e arquitetônica para a comunidade forquetense e para o município.

A Cooperativa Vitivinícola Forqueta foi fundada em 1929 por um grupo de produtores, juntamente com Joaquim Slomp, tornando-se a primeira cooperativa vitivinícola da América Latina. Sua trajetória está diretamente ligada ao desenvolvimento da vitivinicultura na Serra Gaúcha.  atividade que desempenhou papel fundamental na consolidação econômica e social dos imigrantes italianos. Mesmo diante do terreno acidentado e do solo pedregoso, a cultura da uva prosperou, impulsionando o surgimento das primeiras cantinas e ampliando as perspectivas dos colonos para além da pequena propriedade rural.

O prédio onde estava localizado o museu vou vendido na década de 2020 e o acervo ganhou dois novos endereços. Anexo 01 localizado nas réplicas 1885 no Parque de Eventos onde é realizado a Festa da Uva e Anexo 02 Localizado em Forqueta Junto aos empreendimento Paisagem Eventos e Turismo. Dessa forma, o museu mantém viva a memória da vitivinicultura regional, preservando e difundindo a identidade cultural dos imigrantes italianos e de seus descendentes.

O acervo dos museu foi constituído, principalmente, por doações de famílias da região, e sua expografia foi organizada pela equipe do Museu Municipal de Caxias do Sul. A exposição de longa duração reúne peças relacionadas à produção artesanal do vinho, além de ferramentas utilizadas no cultivo e na colheita da uva. Também estão representados ofícios complementares, como a tanoaria e a cestaria, evidenciando o cuidado e a dedicação na fabricação de cestos, pipas e barris destinados ao armazenamento e maturação do vinho. Faz parte do acervo busto de Primo Slomp, obra da artista Dilva Conte em homenagem ao irmão, que presidiu a cooperativa por muitos anos.

 

Fotos: Ricardo Rech, Marivania Sartoretto e Acervo Paisagens Eventos e Turismo.

Atualização fevereiro de 2026

Como chegar